Apesar de sentirem a necessidade de melhorar sua formação, muitas pessoas se veem sem tempo para pós-graduação. A rotina de trabalho e os compromissos pessoais já ocupam tanto espaço que tomar a decisão de voltar a estudar parece cada dia mais distante.

Ao mesmo tempo, as oportunidades profissionais também ficam um pouco estagnadas. Afinal, é preciso adquirir diferentes competências para ganhar destaque no mercado de trabalho e dar novos passos na carreira, certo?

Então, o que fazer para equilibrar essa situação e encontrar tempo para dedicar a um novo curso? A seguir, confira nossas dicas valiosas para aumentar a sua produtividade!

1. Defina metas para você mesmo

Organizar o seu tempo é uma missão fundamental se você deseja ser mais produtivo e começar uma nova etapa. Fazer uma pós-graduação realmente exige muita dedicação, até porque de nada adianta se matricular e não levar a sério, não é mesmo?

Portanto, a primeira dica é olhar para sua agenda com atenção e estabelecer suas prioridades no momento — ou seja, o que você não pode deixar de lado.

Tente encontrar algumas brechas para encaixar as aulas previstas no curso. Talvez você tenha que comprometer algumas noites depois do trabalho ou sábados que eram de descanso, mas lembre-se de que isso é um investimento para a sua carreira.

Depois de conseguir visualizar seus afazeres de forma mais clara, procure definir metas para que não fique procrastinando o que precisa ser feito. Por exemplo, todo mundo sabe que fazer um curso não é só assistir às aulas; você deve fazer trabalhos, pesquisas e estudar para as provas.

Logo, tente reservar um tempo para cada coisa e crie um cronograma (que pode ser semanal ou mensal) com todos os seus compromissos. A partir disso, trabalhe diariamente para cumprir com os objetivos — existem pessoas que simulam um jogo de metas e recompensas consigo mesmas para aumentar a motivação. É uma boa ideia!

2. Baixe aplicativos úteis

Embora a internet e os equipamentos eletrônicos possam consumir muitos minutos — ou até horas — do nosso dia, não dá para negar que existem diversos recursos que são capazes de ajudar na nossa produtividade.

Um ótimo exemplo disso são os aplicativos que contribuem para melhorar a nossa performance, facilitando a organização no dia a dia. Para quem está querendo mais foco e eficiência, essas alternativas costumam ser bem interessantes.

O Trello é um deles, pois faz um gerenciamento de tarefas de forma prática e fácil. Com ele é possível criar quadros de assuntos diferentes, descrever dados importantes, determinar prazos, entre outras funções. Ele possibilita, inclusive, compartilhar as informações com algum familiar ou colega de trabalho que esteja no mesmo projeto que você.

Outra opção é o Forest, que também apresenta uma interface moderna e simples de mexer. Sua utilidade está em medir quanto tempo gastamos em cada atividade realizada no dia. O aplicativo deve ficar aberto e acionado enquanto você se dedica a cada tarefa. Depois, é possível analisar como o seu tempo está sendo gasto.

3. Desligue as notificações do celular

Não há dúvidas de que a internet traz grandes benefícios para a nossa rotina. Mas, por outro lado, ela oferece milhares de distrações. Provavelmente, você já passou pela experiência de fazer uma breve pesquisa e acabar ficando quase uma hora entre um site e outro.

E as redes sociais? Quanto tempo elas consomem do seu dia? Com a diversidade de opções, informações e funções que temos atualmente, é difícil encontrar alguém que não tenha um perfil para se relacionar. Não que isso seja um problema. A questão é que muitas pessoas perdem a concentração ao ficarem sempre atentas às notificações e novidades das redes.

Consequentemente, o rendimento é prejudicado e o resultado do trabalho também tende a ser pior — um e-mail acaba sendo mal redigido, uma tarefa sai incompleta, o conteúdo lido não consegue ser absorvido etc.

Sendo assim, a melhor indicação para aquelas que não conseguem ficar longe das tentações do mundo online é: desligue as notificações ou desative a internet quando for preciso. Deixe para dar uma rápida olhada apenas nos intervalos de estudo, por exemplo. Logo em seguida, volte para o seu foco!

4. Encontre a sua melhor rotina de estudo

Não existe uma regra de ouro para fazer a sua rotina de estudo render mais. Cada um tem suas preferências, facilidades e dificuldades na hora de estudar. Nesse aspecto, diversos fatores devem ser levados em consideração, como ambiente favorável, horário mais produtivo, divisão das disciplinas, método de memorização mais eficiente, entre outros.

Para se ter uma ideia, existem os estudantes da madrugada e aqueles que preferem acordar bem cedo para começar. Alguns rendem bem estudando em locais públicos ou em grupos, enquanto outros precisam ficar sozinhos. Há pessoas que preferem lidar com as matérias mais complexas primeiro e outras que as deixam para o final.

Enfim, aos poucos você será capaz de identificar o que funciona melhor no seu caso até adotar de vez essa estratégia. Isso faz toda a diferença para aumentar a sua produtividade e gastar menos tempo do seu dia. Por isso, teste várias táticas e encontre a ideal para você.

5. Mantenha sua agenda atualizada

Uma das coisas que mais faz os estudantes perderem prazos e datas importantes é a falta de memória. Na maioria das vezes, eles até sabem que têm um compromisso para tal dia, mas simplesmente esquecem.

Quando é preciso conciliar trabalho com estudos, esse tipo de situação fica ainda mais recorrente. São tantas informações que precisamos mesmo de ajuda para lembrar de cada uma delas. Diante disso, ter uma agenda atualizada é essencial para evitar perdas, desencontros e outros prejuízos.

Basta você escolher qual a maneira mais fácil de fazer isso: seja descrevendo a sua programação no próprio celular ou em um aplicativo especial ou comprando a boa e velha agenda de papel — que agora são mais conhecidas como planners. Independentemente da forma, o importante é se manter sempre atualizado e não deixar nada para trás.

6. Busque o equilíbrio

Para finalizar, vale reforçar um ponto que diversas vezes é esquecido pelas pessoas que têm uma rotina corrida: o equilíbrio do seu tempo é imprescindível para que tudo dê certo e funcione como você deseja.

Isso significa que sua vida profissional, acadêmica e pessoal precisam estar em ordem — o que, às vezes, pode parecer impossível, mas não é tanto assim. É claro que existem dias em que o trabalho demanda mais ou os estudos exigem muito esforço (quem já passou por uma semana de provas sabe disso).

Contudo, o balanço geral deve ser positivo, principalmente lembrando que você é um ser humano e tem outras necessidades além de trabalhar e estudar. Sua saúde mental e física precisam de um espaço na sua agenda, assim como o convívio com amigos e familiares.

Não adianta estudar até tarde e ficar sem dormir, trabalhar o dia inteiro e adoecer, ter milhares de diplomas e se sentir infeliz. Ser produtivo não é fazer hora extra, mas sim conseguir lidar com todos os seus compromissos de forma saudável e responsável.

Viu só como estar sem tempo para pós-graduação é uma condição que pode ser resolvida? Para isso, você só precisa se organizar melhor. Aproveitando a oportunidade, não deixe de ler nosso post com dicas para ler mais rápido e melhorar sua produtividade nos estudos. Boa leitura!

Facebook Comments