Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Se você quer passar no vestibular, aumentar suas notas, obter mais sucesso na carreira ou conquistar aquela tão sonhada vaga em um concurso público, é preciso muito foco e disciplina nos estudos. O problema é que seguir uma rotina de estudos nem sempre é tarefa fácil, não é verdade?

Se você sente que seu aprendizado não está sendo tão eficaz como poderia e enfrenta dificuldades para se organizar, talvez seja hora de rever a maneira como anda realizando suas atividades. No post de hoje daremos 8 dicas para manter o foco nos estudos, gerenciar melhor seu tempo, aumentar a concentração e até reter melhor o conteúdo. Acompanhe!

1. Monte um cronograma de estudos

Essa é sem sombra de dúvidas uma das dicas mais importantes quando o assunto é manter o foco nos estudos. Isso porque ao montar um cronograma, você consegue se organizar melhor e visualizar de uma maneira mais clara como sua rotina ajudará você a alcançar suas metas e objetivos.

Para montar o próprio cronograma você precisa analisar seu dia a dia e anotar todas as suas atividades, desde as profissionais até as pessoais. Depois intercalar o conteúdo a ser estudando entre elas. Um método simples é montar um calendário usando papel e caneta, mas você também pode usar um smartphone ou tablet. Com esse cronograma, você ficará muito mais disciplinado.

2. Escolha um bom espaço para estudar

Escolher o espaço de estudos é algo bem pessoal. Enquanto alguns preferem ambientes silenciosos e calmos, outros preferem lugares mais movimentados e agitados. Mas, independentemente da sua preferência, algumas características são comuns em locais que propiciam o maior rendimento possível.

Procure um lugar bem iluminado, arejado, com uma mesa suficientemente grande para que você disponha seus materiais, e livre de grandes distrações como aparelhos eletrônicos e pessoas interrompendo. O ideal é que você tenha de dois a três locais de estudo, assim você pode variar caso sua zona principal esteja indisponível.

3. Faça pausas

Você pode até pensar que estudar por horas a fio sem fazer nenhuma pausa é muito benéfico para o seu aprendizado. Mas, na verdade, além de ser desgastante, isso pode causar o efeito contrário e impedir que você tenha a produtividade desejada.

Com base no seu cronograma, veja quanto tempo disponível você tem. Depois, faça pausas de 5 a 10 minutos a cada 40 minutos de concentração. Após quatro pausas, você pode ter um intervalo maior, de 15 a 20 minutos.

Isso garante uma fixação melhor do que está sendo estudado. Vale lembrar que essas pausas devem ser feitas com cautela, portanto, nem pense em entrar nas suas redes sociais para não correr o risco de perder a noção do tempo.

4. Tenha uma alimentação saudável

Talvez pareça banal, mas seguir uma alimentação equilibrada pode gerar ganhos no seu aprendizado. Além de fornecer nutrientes importantes e, consequentemente, maior disposição para a rotina de estudos, alguns alimentos dão um força extra na memorização.

Tente evitar os alimentos calóricos, com altos níveis de açúcares, grandes quantidades de gordura, pobres em nutrientes e os processados. E inclua mais frutos, vegetais, peixes, laticínios e carnes magras. Mirtilo, espinafre, abacate, linhaça, beterraba e brócolis são ótimos exemplos de comidas que vão dar um “up” no seu cérebro, vale a pena dar um pulinho na feira!

5. Alterne o modo de estudar

Vamos supor que você tenha lido 15 páginas de uma matéria e vai dar continuidade aos estudos, a última coisa que você deve fazer é ler outras 15. Isso além de cansativo pode fazer com que você não absorva o conteúdo. Em vez disso, alterne o modo de estudar.

Faça exercícios sobre os tópicos estudados, crie cartões de memorização, pratique a leitura dinâmica, escreva um pequeno resumo para revisar depois, monte quadros para guardar aquelas fórmulas ou itens importantes ou ainda escute algumas gravações do conteúdo. Dessa forma, você não terá apenas um estudo mais dinâmico, mas também muito mais proveitoso.

6. Durma o suficiente

Os benefícios de uma noite bem dormida são incontáveis. O sono permite que seu corpo funcione adequadamente, ajuda a fixar as novas informações adquiridas e garante energia total para as tarefas do dia seguinte. Assim, dormir o suficiente é mandatório quando se deseja ter mais foco nos estudos.

A maioria das pessoas precisa de 7 a 9 horas de sono por noite. Isso é chave para que você não tenha grandes problemas para se concentrar. Procure avaliar seu sono e estabelecer quanto tempo de descanso você precisa. Depois é só ajustar sua rotina para alcançar esse período, seja indo para cama mais cedo seja acordando um pouquinho mais tarde.

7. Crie um ritual

Já percebeu que toda vez que você estabelece um método ou passo a passo para fazer algo, você consegue realizar as coisas com mais concentração? O mesmo vale para os estudos. Assim, criar um ritual antes de mergulhar nos livros é uma forma de dizer ao seu cérebro que chegou a hora de estudar e permanecer focado.

Você pode fazer atitudes simples como colocar um copo de água na mesa, fazer um pequeno alongamento, colocar algum incenso ou essência no ar, etc. Não importa a escolha, mas o interessante é fazer isso por aproximadamente 60 dias seguidos. Assim, você cria um hábito e acostuma seu corpo.

8. Avalie seu progresso

Por fim, certifique-se de acompanhar seus resultados e avaliar seu progresso. Eles são o seu feedback, ou seja, um meio de saber se toda a dedicação e esforço estão gerando bons resultados. Desse modo, se você achar que as coisas não estão indo como o planejado, reveja a programação e procure o que você está fazendo de errado.

Pode ser alguma distração que está passando despercebida, o modo de estudo que você está seguindo, a falta de prioridade que está dando para determinadas matérias ou, até mesmo, alguma situação com a saúde que não foi notada.

Manter o foco nos estudos não é algo que acontece de uma hora para outra, é preciso paciência e persistência para que você descubra seu ritmo e encontre os métodos que mais funcionam para você.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e ajudem você a alcançar todos os seus objetivos. Se gostou, não deixe de comentar como você se organiza em seus estudos! Dessa forma, você pode motivar outras pessoas também!

Facebook Comments
50% de desconto na matrícula usando nota do ENEMPowered by Rock Convert