Muitas pessoas param de estudar depois de conquistar o diploma do ensino superior. A correria da rotina profissional por vezes inviabiliza a educação continuada. Entretanto, conhecer bons motivos para fazer uma pós-graduação é um bom caminho para relembrar a importância de dar esse passo.

Ainda que o tempo seja curto, o mercado de trabalho é exigente e competitivo. Isso pode afastar as pessoas que não se atualizam e não buscam se preparar cada vez mais para os desafios que estão por vir.

Pensando nisso, separamos a seguir algumas das principais razões que você deve considerar para tomar essa decisão. Confira!

1. Garantir um currículo melhor

Se você formou na faculdade há algum tempo e desde então não agregou nenhuma outra linha ao seu currículo, saiba que isso não é um bom sinal. Inclusive, muitas vezes pode até parecer acomodação ou desinteresse da sua parte.

O mercado busca pessoas ativas e que estão em constante aprendizado. É claro que a experiência profissional também conta muito, mas acrescentar um novo curso ao seu currículo é capaz de ser um diferencial — principalmente em algumas disputas por vagas.

2. Conseguir melhores oportunidades profissionais

Além do conhecimento adquirido, fazer uma pós-graduação pode abrir muitas portas para qualquer pessoa. É até complexo falar sobre isso, mas existem pós-graduados que ocupam posições mais altas justamente por terem esse título — sendo que, em alguns casos, nem fazem por merecer tal privilégio.

Logo, não há dúvidas de que se trata de um fator competitivo, que gera maior interesse dos recrutadores. Aliás, alguns processos seletivos exigem esse tipo de qualificação, ou seja, quem não tem uma pós pode ficar de fora de várias oportunidades.

Sem contar que um currículo mais valorizado tende a atrair salários maiores. Segundo pesquisa da Catho, estima-se que, no Brasil, o pós-graduado consiga elevar sua remuneração em até 50%.

3. Conhecer novas pessoas

Uma das grandes vantagens de fazer cursos é formar uma nova turma, conhecer pessoas e criar uma rede de contatos com profissionais da sua área ou de segmentos diferentes — o que é conhecido como “fazer networking”.

Isso funciona como uma espécie de bônus de voltar a estudar, conviver em sala de aula e ter que interagir com tanta gente que, até então, era desconhecida. Por mais que às vezes seja um sacrifício conciliar toda a rotina, essa troca de experiências pode ser muito prazerosa.

Existem até grandes ideias de negócios que surgem entre colegas de pós-graduação. Como os interesses agora são mais próximos do que na época do colégio, fica mais fácil empreender.

Além disso, devemos considerar ainda que ser conhecido e ter essa rede de relacionamentos é capaz de melhorar as suas perspectivas profissionais. Quando surgir uma boa vaga ou uma oportunidade de parceria, você terá mais chance de ser lembrado.

4. Ganhar um novo título

Não dá para negar que ter o título de especialista é uma grande conquista, não é? Para algumas pessoas, pode ser que o certificado seja apenas mais um quadro na parede ou um papel no armário. Contudo, você deve lembrar que para o mercado de trabalho nem sempre funciona assim.

Além de ajudá-lo a alavancar sua carreira, faz bem para a autoestima receber o reconhecimento de um período de dedicação. Ter uma especialização significa que você investiu seu tempo e dinheiro em algo que acredita que poderá fazê-lo um profissional melhor e mais completo.

Isso, sem dúvidas, contribui para sua autoconfiança em entrevistas de emprego e na disputa por melhores oportunidades. Pode ser que seja até a realização de um desejo pessoal — isso basta e já faz valer todo o esforço, certo?

5. Ser um profissional mais atualizado

A velocidade com que os mercados mudam hoje em dia é consideravelmente maior que há alguns anos. Não por acaso, tantas empresas antigas e que não procuram se renovar acabam perdendo espaço.

Da mesma forma acontece com os profissionais; aqueles que não investem em reciclagem e que não buscam atualizar seus conhecimentos dificilmente se mantêm competitivos. Na verdade, essa necessidade é constante e não se resume em ter uma pós-graduação ou não.

Seja qual for a área de atuação, certamente há muito o que ser aprendido. Novas tecnologias, métodos, conceitos, enfim, novidades e tendências são lançadas a todo o momento. E, se você não está por dentro disso tudo, talvez não consiga fazer a diferença no seu ambiente de trabalho.

6. Dar novas possibilidades para sua carreira

Enquanto que para alguns o desejo é exatamente crescer na mesma carreira, para outros fazer uma pós-graduação é a chance de mudar o foco profissional. Pode ser que o mercado não esteja tão bom ou que você esteja cansado do mesmo ofício — fato é que especializar-se em uma área de interesse permite novas possibilidades.

Trata-se de um meio de desenvolver novas habilidades, aprender a desempenhar funções diferentes, conhecer outros tipos de negócios e entender de assuntos que antes não faziam parte da sua rotina.

Isto é, nem sempre é necessário fazer um curso superior novamente para mudar o rumo da sua carreira. Basta encontrar uma especialização que ajudará a prepará-lo para outros desafios.

7. Aprender

Para finalizar, lembre-se que o seu intuito pode ser simplesmente aprender — afinal, poucas coisas são tão valiosas quanto isso. Há pessoas que naturalmente sentem essa necessidade contínua de aprendizado. Outras, nem tanto.

Em todo caso, o mais importante é reconhecer que o tempo dedicado a adquirir conhecimento é um investimento para a vida toda, pois é um bem que ninguém pode tirar de você.

Por isso, mesmo que você esteja em um grande momento da carreira ou que até já tenha cursado uma especialização, não desconsidere boas oportunidades. O bom profissional é aquele que tem consciência de que esse é um compromisso para a vida toda.

Sejam quais forem os motivos para fazer uma pós-graduação mais relevantes para você, realize isso com seriedade. Pesquise um campo interessante para estudar e escolha uma instituição que esteja preocupada em oferecer um ensino de qualidade. Reunindo todos esses fatores, com certeza você dará um passo significativo rumo ao sucesso.

E aí, gostou deste post? Tomara que ele seja útil para você refletir um pouco sobre o assunto. Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos semelhantes!

 

Facebook Comments