A vida de quem trabalha e estuda nunca foi fácil. Tantas coisas a fazer, muitos sonhos e poucas chances. Um desses sonhos — o sucesso profissional — é conquistado por meio de muito esforço e dedicação, mas existe um quesito que determinará a velocidade em que o sucesso chegará: o planejamento da carreira.

Todos temos objetivos a alcançar e queremos que eles se realizem o quanto antes. Para isso, investir o seu tempo em planejamento é a maneira mais eficaz.

Quanto menos recursos disponíveis, maiores as necessidades de planejamento. Quando planejamos, poupamos tempo e dinheiro, que seriam gastos em situações imprevistas, e o melhor — vamos nos preparando para os desafios que virão. E não serão poucos.

Neste post relacionamos 5 aspectos entre os estudos e o sucesso profissional. Você entenderá porque pessoas que constroem uma carreira baseada no aprendizado constante são mais felizes, vivem mais, tem um círculo de amizades imenso, e melhores salários. Confira:

1. Desenvolvimento do cérebro

Você sabia que pessoas que estudam mais podem viver mais?

Um estudo da OCDE — Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico — demonstrou que pessoas com ensino superior vivem até 17 anos a mais que aqueles que pararam de estudar após concluir o ensino médio.

É fácil entender o resultado desse estudo, pois pessoas que estudam mais, desenvolvem melhor o cérebro e a memória. Você sabe que o sistema nervoso central é o centro de comando de todo nosso corpo, certo?

Se esse centro de comando estiver bem desenvolvido, maior sua capacidade de realização.

Nossa memória tem propriedades impressionantes. Ela não é um espaço físico, como a de um computador ou celular. Nossa memória é uma função e, como tal, não existem limites para armazenamento e raciocínio.

Portanto, quanto mais estudo, mais você desenvolve sua capacidade de memorizar e raciocinar sobre as informações recebidas.

2. Desenvolvimento de habilidades

Outra grande vantagem de frequentar uma faculdade é a possibilidade de desenvolver habilidades que serão muito úteis em sua carreira — independentemente da empresa onde você for trabalhar.

De microempresas a multinacionais, todas procuram funcionários com habilidades de liderança, trabalho em equipe e aqueles que sabem lidar com a diversidade.

O sucesso profissional só virá quando você estiver capacitado a liderar equipes, treinar pessoas e extrair delas o melhor.

A diversidade de ideias é consequência da variedade de culturas. Pessoas pensam de formas diferentes e enxergam o mundo com uma visão diferente da sua. Para alcançar o sucesso profissional, será necessário aproveitar ao máximo as diversas habilidades e ideias de seus liderados.

Frequentar a faculdade vai auxiliá-lo no planejamento da carreira. Seus horizontes vão se expandir de tal forma que, em pouco tempo, você se transformará em uma pessoa melhor. Mais antenado, com visão estratégica, com maior facilidade para se relacionar e, obviamente, com capacidade de raciocínio treinada e capaz de alcançar a satisfação profissional.

3. Criação de networking

A faculdade dará a você a oportunidade de conhecer e se relacionar com pessoas de todos os tipos de cultura e ambientes sociais — com diferentes sonhos e estradas a percorrer.

Aproveite esse tempo e construa relacionamentos. Alguns de seus colegas seguirão com você ao longo da carreira, outros você não mais encontrará e muitos você terá a chance de encontrar em momentos diferentes.

Alguns deles poderão ser seus liderados amanhã, seus superiores, sócios ou concorrentes. Independentemente disso, é muito importante conhecê-los desde já.

Uma rede de contatos pode ajudá-lo a encontrar um emprego ao sair da faculdade — ou mesmo durante o período de estudos — e a realizar uma parceria de negócios — que pode se tornar bastante promissora.

Lembre-se de que muitas grandes empresas de hoje começaram em garagens de casa, com base nas ideias de estudantes universitários que se uniram para começar um negócio.

As pequenas ideias de hoje poderão se tornar empresas de sucesso amanhã.

Vale lembrar também que o networking aumentará constantemente, pois você e seus colegas conhecerão outras pessoas que possuem outros colegas — e assim aumenta a diversidade e a riqueza das ideias, de experiências e possibilidades para o seu futuro. Portanto, valorize bastante esse período.

4. Preparo técnico para tarefas do dia a dia

A experiência vivida na faculdade trará muitas novidades. Logo de imediato, você conhecerá ferramentas úteis para o uso diário no trabalho, nos estudos ou em casa.

Ferramentas de gestão de tempo ou mesmo dicas financeiras que ajudam no planejamento e no desenvolvimento da carreira são compartilhadas frequentemente em uma sala de aula.

Essas ferramentas e métodos o levarão a outro nível de estudos e trabalho. E não é exatamente esse o propósito ao entrar na faculdade? A evolução tecnológica proporcionará a sua evolução pessoal e profissional.

Claro que existem mais vantagens, como as habilidades com tecnologia que você aprenderá no convívio com seus colegas.

As inúmeras possibilidades de compartilhamento de arquivos e imagens, os trabalhos remotos, o desenvolvimento de apresentações e a capacidade de se comunicar serão essenciais para seu reconhecimento como um profissional de sucesso.

Ao dar o primeiro passo, o caminho se abrirá e os desafios começarão. Então, você deve estar preparado para aprender e desenvolver as competências necessárias para ter êxito na faculdade e no emprego.

5. Especialização para o sucesso profissional

Excelentes profissionais somente conseguem se especializar em alguma matéria depois de passar pela faculdade. Claro, de nada adiantaria uma especialização sem os fundamentos que compõem o alicerce da carreira. Seria como uma construção erguida sobre a areia.

Uma base sólida permite uma especialização de alto nível. Sem contar que conhecimento básico servirá de direção para escolher a especialização com maior acerto — para se tornar um profissional ainda mais competente.

Depois de se formar, os horizontes sem limites farão parte de sua rotina. Sua experiência e maturidade serão fundamentais para as importantes decisões que você — como executivo ou como funcionário — deverá tomar.

Alcançar o sucesso profissional não é fácil. Por isso, exige planejamento, esforço, dedicação, renúncia e muita disciplina! Portanto, considere essas dicas e planeje bem sua trajetória desde a faculdade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post com seus amigos e comece agora a fazer o networking!

Facebook Comments