Imagine você nos próximos quatro ou cinco anos, enfrentando uma rotina puxada que concilia estudos e trabalho e investindo uma boa parte da sua renda na mensalidade de um curso superior. Falando assim, parece um sacrifício daqueles, não é? Por que você encararia um desafio assim?

De fato, o percurso não é fácil, mas aqui está um raciocínio que pode mudar sua perspectiva: pense, agora, em seu futuro daqui a seis ou sete anos: onde pretende estar e o que pretende ter conquistado?

Se você pensou em sucesso e satisfação profissional, independência financeira e reconhecimento — a graduação é o caminho. Afinal, para ter uma carreira bem-sucedida, passar pelo ensino superior é, mais do que nunca, um passo obrigatório.

Ter o diploma em mãos é mais do que uma formalidade. É um diferencial competitivo que pode ajudá-lo na obtenção de uma boa vaga de trabalho ou, ainda, uma promoção no atual emprego.

Ainda não se convenceu da importância de encarar a faculdade para aproveitar todos os benefícios?

Listamos 7 motivos comprovando que cursar o ensino superior é a melhor maneira de investir em si mesmo. Quer ver o que a graduação pode fazer por você? Acompanhe:

1. Coloca seu currículo em destaque nas seleções

Cursar o ensino superior torna seu currículo muito mais atrativo para as empresas na hora da contratação, já que ele é a primeira prova de que você se encontra apto para realizar determinada atividade ou função.

Em vários cargos de emprego, ter cursado a graduação — ou estar matriculado em uma faculdade — é um item indispensável até mesmo para que você se candidate. Durante a faculdade, as oportunidades de estágio podem abrir portas para uma carreira profissional exitosa.

Há, ainda, os programas de trainee, nos quais ingressam talentos recém-formados que se tornarão futuros profissionais respeitados e bem-sucedidos.

2. Melhora sua remuneração

Sonha em ter seu próprio carro, um apê pra chamar de seu, viajar quando tem vontade, conhecer outro país?

Mais um motivo para investir no ensino superior. No Brasil, a diferença de salário entre quem possui ensino médio e quem concluiu o superior é (pasme!) de 156%. Portanto, esse é o trajeto mais seguro para quem quer ver os planos saírem do papel.

Estima-se que o retorno financeiro do investimento feito na faculdade acontece, em média, em 25 meses. Ou seja: em pouco mais de dois anos, você vai agradecer a si mesmo por ter apertado as contas por um período e tomado a decisão de investir em sua qualificação.

3. Desenvolve sua visão estratégica

Uma das habilidades mais valorizadas em um profissional nos dias de hoje, a visão estratégica, não é adquirida em uma palestra ou da noite para o dia. Ao contrário: ela precisa ser trabalhada, desenvolvida. A graduação é o local em que isso acontece.

Pensar estrategicamente significa ir além do óbvio e de uma ordem mecânica das coisas, conseguindo prever verdadeiros desastres e agindo antecipadamente.

Dá pra entender o motivo pelo qual uma visão ampla dos cenários é uma característica tão procurada, não é? Portanto, se você quer ser um profissional disputado pelas empresas — e não aquele que vive disputando vagas sem sucesso — invista no ensino superior.

4. Oferece conhecimento aprofundado (e reconhecido!)

Como você já percebeu, não importa somente o título, mas todo o conhecimento que você consegue adquirir na faculdade, resultando no desenvolvimento de habilidades.

Com aulas, experimentações práticas e grupos de estudo, você vai aprender, de forma aprofundada o que precisa para executar da melhor forma possível a sua função.

Mais do que isso, graduar-se é ser reconhecido pelas suas habilidades e conhecimentos. Não adianta gritar aos quatro cantos do mundo que você sabe fazer isso ou que é bom naquilo se você não consegue provar e nem tem essa capacidade validada.

Assim, o diploma é quase uma carta de recomendação. Com ele, as portas vão se abrir e você vai ser reconhecido profissionalmente.

5. Prepara você para liderar

Outra habilidade que é chamariz de boas oportunidades, a capacidade de gerir e liderar é desenvolvida no curso superior — e anda de mãos dadas com a visão estratégica.

As empresas buscam profissionais que são bons líderes para vários graus hierárquicos — uma vez que liderar também é conseguir inspirar e agregar valor aos processos e à equipe.

Se você se imagina em um cargo de gerência — ou já tem planos para isso no lugar em que trabalha — saiba que fazer a graduação é a maneira mais certa de ter crédito para aquela promoção dos sonhos.

6. Ajuda na formação de redes de relacionamento

Você, com certeza, já ouviu falar de networking. Essa rede de relacionamentos proporciona mais oportunidades de emprego por meio de indicações e formação de parcerias de sucesso. O melhor: você vai desenvolvê-la na faculdade de um jeito natural e duradouro.

Em sala de aula, você terá contato com colegas que trabalham naquela empresa que você sempre sonhou. Além disso, sendo um estudante aplicado, você pode despertar a atenção de um professor que vive sendo procurado pelas organizações para indicar bons alunos.

Ou ainda, quem sabe você faz um amigo que pode se tornar seu sócio em um negócio de sucesso? São muitas as oportunidades e possibilidades.

7. Abre caminhos para você se tornar um expert

Se sua intenção é ser um especialista daqueles reconhecidos, referência em um assunto ou atividade, a graduação é o primeiro passo.

O ensino superior, em suas várias modalidades — Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura —, é requisito básico para que você faça uma pós-graduação e alavanque a carreira de vez.

As habilidades adquiridas com a experiência, somadas à titulação, poderão validá-lo como um expert. Não vale colocar a mão na massa com afinco e não se preocupar com a qualificação formal, certo?

E agora? Você se convenceu da importância do ensino superior como um diferencial competitivo para sua carreira? A maior vantagem é que a graduação é um investimento seguro: com tantos benefícios proporcionados, não tem como dar errado — e todo cansaço vai valer à pena.

Quer ficar por dentro de assuntos como este e receber dicas de carreira e estudos? Curta nossa página no Facebook e veja em primeira mão os posts preparados especialmente para você!

Facebook Comments