Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

O caminho entre você e seu trabalho dos sonhos pode estar separado apenas por uma entrevista de emprego. Já pensou nisso? Ela é um momento crucial tanto para o candidato quanto para a empresa. Esse primeiro contato é determinante para o sucesso de uma carreira.

Que tal saber como se preparar para a entrevista e conquistar a vaga? É claro que não é possível acabar com toda a tensão e nem antecipar todas as perguntas que o entrevistador vai fazer. Ainda assim, podemos ajudar você a se sair bem nas respostas e mostrar todo o seu potencial. Vamos lá?

Estude a empresa antes de ir

A primeira dica para se destacar em uma entrevista de emprego é mostrar conhecimento sobre a organização. Certamente o entrevistador vai fazer um pequeno resumo antes de conversar com você, mas o ideal é que você já tenha feito essa tarefa de casa.

Mostre que você pesquisou sobre o local e sabe, por exemplo, com o que eles trabalham, quais são seus valores e quais são os detalhes da vaga para a qual você se candidatou. Estude também sobre as tendências do mercado de trabalho na área de atuação da empresa.

Um bom momento para isso é quando fizerem o clássico questionamento sobre os motivos pelos quais você quer trabalhar na empresa. Aproveite para comentar sobre seu interesse no que ela faz e em como a missão e os valores da organização são compatíveis com os seus.

Você pode encontrar essas informações na internet, em propagandas da empresa ou conversando com colegas que trabalham nela. Durante a pesquisa, pense também em algumas perguntas interessantes que você pode fazer para o entrevistador. Assim, você demonstrará interesse e capacidade de análise.

Tente antecipar os questionamentos da entrevista

As perguntas em uma seleção de estágio ou emprego podem ser muito surpreendentes. Ainda que existam questões básicas que quase sempre são feitas, cada empresa tem formas diferentes de questionar os candidatos. Se o encontro for com algum gestor, e não com a equipe de recursos humanos, as perguntas podem fugir ainda mais do padrão.

Por isso, a dica é se preparar para ser surpreendido. Esteja tranquilo e saiba lidar bem com situações de pressão. Algumas vezes, o entrevistador tem o objetivo de testar o seu equilíbrio. Nesses momentos, manter a calma é mais importante do que responder de forma correta.

Muitas entrevistas atualmente são baseadas em situações reais que você já viveu. Isso significa que, quando perguntarem sobre como você lida com conflitos, por exemplo, não será suficiente responder teoricamente. O entrevistador quer ouvir exemplos práticos. Assim, prepare-se para elencar momentos importantes da sua carreira.

É importante lembrar, também, que uma entrevista de emprego não aborda apenas seus pontos fortes. Geralmente, aparecem questões sobre seus defeitos, as dificuldades que você tem para trabalhar em grupo e as frustrações que já teve na carreira. Mostrar-se despreparado para listar esses fatos não causa uma boa impressão.

Tenha atenção a sua postura

Saiba que não é apenas a sua resposta que vai ser avaliada durante a entrevista. Na verdade, você será observado desde o envio do currículo — a estrutura e organização, a foto escolhida e o texto que você envia no e-mail fornecem informações importantes sobre você.

A linguagem não verbal também é essencial para o entrevistador, desde o momento que você chega à empresa. Por isso, cumpra o horário e seja simpático na recepção. Evite conversas informais com outros candidatos e não faça reclamações. Lembre-se também de escolher a roupa adequada para a situação.

Ao encontrar o entrevistador, tenha um aperto de mão firme e mostre simpatia na medida certa. Mesmo que ele deixe você muito à vontade, mantenha a seriedade que o momento exige. Evite usar gírias, fazer piadas ou comentar sobre eventos da sua vida pessoal.

Além disso, olhe sempre nos olhos e ouça as perguntas com atenção. Caso não tenha a certeza de ter entendido um questionamento, peça para que ele seja repetido. Assim, você evita interpretar errado e responder algo fora de contexto.

Não fale mentiras

Essa dica deveria ser dispensada, mas, infelizmente, muitas pessoas insistem em faltar com a verdade em entrevistas de emprego. É normal que você se sinta ansioso e queira passar a melhor imagem possível, mas lembre-se de que contar mentiras não vai ajudar nisso.

A maioria dos entrevistadores é muito bem treinada para perceber esses fatos. Ao contar mentiras você corre o risco de se confundir e se contradizer durante a entrevista. Além disso, como você vai lidar com elas caso seja contratado?

Esse tipo de coisa pode fechar muitas portas na sua carreira. Por isso, reconheça suas limitações e fale apenas a verdade na entrevista. A empresa tem diversas formas de comprovar as informações que você passa. Parece clichê, mas ser você mesmo é sempre a melhor opção.

Não é preciso forçar um perfil profissional para conquistar boas vagas de emprego. Geralmente, as empresas trabalham com diversas vagas abertas anualmente. Assim, os candidatos que mostram boa desenvoltura em uma entrevista podem ser lembrados na hora de ocupar outros cargos.

Conheça bem o seu currículo e saiba se vender

Você foi chamado para a entrevista de emprego pelas competências que expressou no seu currículo. O primeiro contato entre candidato e empresa se dá por ele. Logo, o currículo é sua carta de apresentação. É indispensável que você saiba vendê-lo da melhor forma.

O entrevistador vai explorar bastante as informações que você colocou ali. Assim, não deixe de ler atentamente seu currículo antes da entrevista. Reflita sobre cada experiência profissional e saiba valorizar a sua história. Prepare-se para mostrar como seus trabalhos anteriores podem agregar valor à empresa.

Faça o mesmo exercício com os seus cursos e atividades extracurriculares. Elas podem ser diferenciais importantes na entrevista. Se você souber fazer um bom marketing pessoal, mesmo eventos que não tenham relação direta com o trabalho na empresa podem render destaque para você.

Participar de uma entrevista de emprego mobiliza nervosismo e ansiedade. Entretanto, com preparação é possível canalizar esses sentimentos e se sair muito bem. As nossas dicas vão ajudar você a antecipar diversas situações e diminuir as surpresas. Com isso, você se sentirá mais tranquilo para passar uma boa impressão.

E então, o que achou do post? Já está animado para conseguir um bom emprego? Continue no blog e leia nossas 7 dicas práticas de organização financeira para universitários!

 

Facebook Comments