6 técnicas de gestão de tempo nos estudos para adotar hoje

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Fazer uma boa gestão de tempo nos estudos é uma das maiores dificuldades encontradas por estudantes que estão no Ensino Médio e se preparando para o vestibular ao mesmo tempo. Para evitar que as disciplinas se acumulem, tarefas atrasem e conteúdos importantes sejam ignorados, é preciso investir em estratégias de organização e produtividade.

No post, a seguir, reunimos 6 técnicas que podem melhorar (e muito!) a sua rotina de estudos daqui para frente. Continue a leitura para descobrir quais são elas!

1. Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é uma das mais indicadas para estudantes quando se trata gestão de tempo nos estudos. Isso porque sua metodologia é simples e demanda que o estudante se concentre em uma única tarefa por 25 minutos. E só depois desse tempo é que pode fazer uma pausa, de apenas 5 minutos.

Manter a concentração sem ceder às distrações do dia a dia é uma das principais dificuldades de quem está se preparando para provas. A metodologia Pomodoro foi criada nos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que sentia dificuldades em manter a produtividade e se concentrar por um longo período de tempo.

Desde então, ela tem sido adotada por pessoas do mundo inteiro, que precisam realmente se focar em algo, evitando distrações e acúmulo de tarefas.

2. Técnica Kanban

Os japoneses são conhecidos pela disciplina e pela pontualidade. E desse senso de organização nasceu uma infinidade de metodologias que podem ser aprendidas e aplicadas por qualquer pessoa. Uma delas é a técnica Kanban. Essa estratégia foi baseada na rotina de fábricas automotivas e adaptada para o gerenciamento do tempo. Seu funcionamento é completamente visual e utiliza cartões ou post-its para separar as tarefas.

Nos estudos, você deve utilizar cores diferentes para identificar cada estágio das suas atividades e criar um mapa em local visível com tudo aquilo que precisa ser feito ou já foi realizado.

Por exemplo: post-its vermelhos para disciplinas pendentes, amarelos para as que estão sendo estudadas e rosas para as que foram finalizadas. Essa é uma maneira simples — mas eficaz — de otimizar as suas atividades e fazer a gestão de tempo nos estudos.

3. Getting Things Done (GTD)

David Allen é considerado um guru na gestão de tempo — e esse título possui como resultado uma das metodologias mais utilizadas pelos profissionais em seu ambiente de trabalho e organização pessoal. Mas calma, o Getting Things Done — ou Fazer as Coisas Acontecerem (que dá nome ao livro mais famoso de Allen) — também pode ser utilizado para gerir o tempo dos estudos.

Para isso, é preciso seguir 5 etapas, que consistem em:

  • coletar: fazer uma lista de tudo o que precisa ser feito;
  • processar: analisar todas essas tarefas e definir prioridades e o que é necessário para cumpri-las;
  • organizar: definir prazos para cada uma das ações e avaliar se algumas delas podem ser descartadas ou deixadas para depois;
  • executar: como o nome já diz, a fase de execução consiste em colocar as tarefas em prática, sem interrupções. Aqui você pode utilizar outra técnica, como a Pomodoro;
  • revisar: e por fim, rever se o método tem dado certo e o que precisa ser alterado, de acordo com as suas necessidades.

4. 5W2H

O 5W2H é uma ferramenta que ajuda a organizar as disciplinas mais relevantes, identificar os prazos que estão mais apertados e onde estão os seus pontos fracos nos estudos. Para quem está se preparando para o vestibular é essencial fazer essa análise e entender aquilo que atrapalha a sua produtividade e motivação para estudar.

Na prática, a sua metodologia consiste em responder perguntas em inglês que compõem a sigla 5W2H. As mais importantes são:

  • what: o que será feito?
  • when: quando será feito?
  • why: por que precisa ser feito?
  • how: como será feito?

Há ainda as perguntas “who: quem fará?”, “where: onde será feito?” e “how much: quanto custará?”. Mas na sua preparação para o vestibular elas não serão tão relevantes quanto as anteriores.

5. Aplicativos para gestão de tarefas

Computadores, celulares e tablets não podem ser ferramentas usadas apenas para diversão. A tecnologia também facilita a busca por qualquer tipo informação e melhora a organização do dia a dia. Portanto use-a como sua aliada!

Confira algumas plataformas e aplicativos para usar na sua gestão de tempo nos estudos:

Todoist

O Todoist é uma plataforma disponível para diversos tipos de dispositivos e sistemas operacionais, e permite a divisão de tarefas por categorias, a programação de horários e o compartilhamento com outras pessoas.

Por essa razão, o app se tornou um das mais utilizados quando se fala em organização e gestão do tempo. A aplicação ainda traz a opção de criar lembretes, para que você não perca nenhum prazo importante! 

Remember the milk

Para quem está se desdobrando para dar conta das matérias e exercícios da escola e tenta organizar uma rotina produtiva de estudos para o vestibular, é inevitável acontecer de esquecer tarefas, perder prazos e viver atolado em coisas para fazer.

Assim como o Todoist, o aplicativo gratuito Remember the Milk é um gerenciador de tarefas que pode ser usado tanto no celular quanto no computador. O melhor é que ele permite a sincronização com a sua conta de e-mail e outras ferramentas, para que você tenha sua lista de coisas para fazer completa e sempre em mãos!

Wunderlist

Para quem vive perdendo a sua lista de tarefas no papel, o Wunderlist é uma excelente alternativa. Com ele, é possível criar listas de tarefas rápidas e de maneira organizada por meio de pastas. Em vez de colocar tudo o que precisa ser feito em um mesmo diretório, você pode reunir os afazeres da escola, o que precisa ser estudado para o vestibular e assim por diante.

StayFocusd

O StayFocusd é uma extensão para o navegador Google Chrome que permite o bloqueio de páginas da internet, aplicativos e redes sociais. Mesmo não tendo uma função diretamente ligada à gestão de tarefas, com ele, o estudante evita distrações durante o seu tempo de estudos de maneira simples e gratuita. Assim, você pode gerenciar melhor a sua rotina e ganha em produtividade.

6. Listas

E, por último, se nenhuma dessas técnicas funcionar com você, vá pelo caminho mais simples: faça uma lista de tarefas! Essa técnica ajuda a organizar a vida e a evitar que tudo fique guardado somente na sua cabeça. Ela é útil também para auxiliar na tomada de decisões e até mesmo para organizar o tempo.

Os métodos mais indicados para a sua lista são a agenda, que pode ser organizada com todo o planejamento anual ou listas individuais: de coisas para fazer, disciplinas que precisam ser estudadas, textos ainda não lidos, além de atividades de cunho pessoal.

Uma ferramenta recente, mas que tem feito sucesso, é o bullet journal, completamente baseado em listas. O método, além de facilitar a divisão de tarefas, estimula a criatividade e a visualização de tudo o que precisa ser feito. Basta ter um caderno e uma caneta para criar o seu.

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