Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

A faculdade de Administração forma profissionais capazes de utilizar seus conhecimentos organizacionais para gerenciar pessoas, recursos e negócios. O mercado de trabalho nessa profissão é muito amplo e apresenta várias oportunidades no setor público e privado.

O administrador pode atuar na gestão de empresas privadas, bancos e financeiras, instituições públicas, organizações não governamentais e no mercado de capital de risco, além de poder exercer a profissão de forma autônoma.

As funções mais comuns nessa carreira estão ligadas à logística, marketing, finanças e gerenciamento de equipes.

Tudo isso faz com que o curso seja versátil e tenha uma grande demanda no mercado. Algumas áreas dessa formação estão, inclusive, entre as profissões em alta em Santa Catarina.

Conheça, agora, 11 especializações em Administração, descubra essas rotas profissionais e as razões certeiras para você começar logo a sua pós-graduação!

1. Gestão de pessoas

As últimas décadas estão sendo muito promissoras para quem trabalha com gerenciamento de recursos humanos.

A ideia de que uma empresa é formada apenas por equipamentos e materiais foi superada e os empreendedores se conscientizam, cada vez mais, sobre a relevância do material humano para uma organização.

Com isso, os profissionais que acompanham as tendências e apresentam formação sólida na área ganham valorização no mercado. Uma especialização em Gestão de Pessoas agrega valor ao currículo do administrador, deixando claro o seu interesse por enxergar a empresa para além das finanças e dos processos burocráticos.

Os recursos humanos são, hoje, um fator estratégico para muitas companhias. Os empreendimentos passaram a se preocupar com questões relevantes, como a rotatividade e a desmotivação dos colaboradores.

Saber selecionar e reter talentos para trabalhar com um time inovador e comprometido é uma vantagem competitiva no mercado atual. Em muitas organizações, a gestão de pessoas é realizada por profissionais com formação em psicologia ou com uma pós em recursos humanos.

Um administrador especializado nessa área se torna um profissional completo, que pode atuar em funções de gerenciamento de recursos materiais e humanos, gerando economia para quem o contrata.

Por esses motivos, essa é uma especialização bastante vantajosa. No curso, o profissional tem acesso a conhecimentos sobre desenvolvimento de pessoas, coordenação de equipes de trabalho e ações de gestão de recursos humanos (como remuneração estratégica, marketing pessoal e identificação de talentos).

2. Comunicação empresarial e marketing

marketing é outro forte campo de atuação do administrador, por isso está entre as principais especializações em Administração.

Essa pós-graduação capacita o profissional a compreender mais profundamente a relação do marketing com todos os outros processos da empresa, percebendo-o como um fator estratégico na gestão.

Como as ações de marketing são fundamentais para as empresas que desejam enfrentar a competitividade do mercado, essa é uma área que se destaca nas oportunidades de emprego.

Isso porque a especialização em Marketing oferece conhecimentos que podem alavancar a imagem da organização e a sua relação com os clientes. Atualmente, esse é um setor estratégico e os empreendimentos investem cada vez mais na capacitação dos profissionais que atuam na área.

Para os administradores que buscam uma formação completa, englobando um novo entendimento de mercado, relacionamentos mais efetivos com clientes e aperfeiçoamento das ações da empresa, cursar essa especialização tem tudo para ser vantajoso.

3. Controladoria e finanças corporativas

Entre as diversas áreas da Administração, muitos profissionais têm maior interesse no campo financeiro.

Esse é um nicho bastante promissor, com muitas oportunidades no mercado, mas a graduação pode não ser suficiente no preparo para posições mais altas na hierarquia corporativa. Por isso, a especialização é um bom caminho.

O profissional que lida com finanças vive constantemente a pressão de otimizar processos e economizar recursos, criando soluções para a área financeira da empresa. Para isso, o conhecimento teórico das ciências contábeis e as atualizações frequentes são fundamentais.

especialização em Controladoria e Finanças Corporativas é indicada para os administradores que precisam aprofundar seus estudos na área contábil, com o objetivo de atuar na gestão de finanças. No curso, o profissional aprende a avaliar empresas e oportunidades de negócios e gerir ações de controle de gastos e maximização de lucros.

4. Gestão estratégica e de negócios

Ainda na área financeira, a especialização que aprofunda o gerenciamento de custos e negócios por meio de uma visão estratégica é muito interessante para profissionais da Administração.

Com essa formação, o administrador tem uma compreensão global da interação entre os diversos setores que compõem a organização, sendo capaz de analisar aspectos internos e externos.

A gestão dos negócios e dos custos é central para as empresas — e elas buscam um profissional capaz de fazer análises e utilizar softwares gerenciais que subsidiam decisões efetivas.

A atuação nessa área fundamenta o crescimento e a longevidade da companhia, garantindo a otimização dos processos e o aumento dos lucros.

5. Inteligência de mercado

Esse é um campo que vem crescendo muito e que se apresenta como uma formação bastante promissora para administradores.

Com a crescente competitividade entre as empresas, o profissional precisa se manter atualizado e capaz de antecipar problemas e oportunidades. Esse é o objetivo da especialização em Inteligência de Mercado.

Nesse curso, o administrador aprende diversas técnicas para levantar dados — qualitativos e quantitativos — sobre a área de atuação da companhia e analisar o contexto com eficiência. O aluno também tem contato com ferramentas que realizam o processamento e a análise de informações, facilitando a gestão de processos, estratégias, políticas, produtos e serviços.

Para quem busca uma formação complementar para enriquecer o currículo e obter conhecimentos atualizados, essa certamente é uma ótima opção.

As empresas valorizam administradores que sabem analisar os cenários econômicos e entender os movimentos do mercado, tomando decisões que coloquem a organização em uma posição mais competitiva e vantajosa.

6. Lean manufacturing

Essa é outra grande oportunidade para profissionais que desejam contribuir com o crescimento das empresas em que atuam.

especialização em Lean Manufacturing trata da teoria da produção enxuta, desenvolvida pela Toyota Motor, que busca melhorar os índices de qualidade e produtividade por meio da redução de nove desperdícios na administração dos recursos:

  • superprodução;

  • espera;

  • transporte desnecessário;

  • processamento excessivo;

  • inventário;

  • movimento desnecessário;

  • defeitos;

  • criatividade;

  • excesso de informação.

Profissionais capazes de gerenciar essas reduções podem aperfeiçoar a gestão do tempo e dos custos em uma empresa, alavancando seu potencial competitivo e garantido um ótimo retorno financeiro.

7. Liderança executiva empresarial

As habilidades que permitem exercer uma liderança de impacto no ambiente organizacional são cada vez mais desejáveis. É exatamente esse o foco do MBA em Liderança Executiva Empresarial, curso que aprimora as capacitações dos líderes, agregando subsídios para atuarem na gestão estratégica empresarial.

Entre os conhecimentos que você vai adquirir estão os ligados a estratégias de coaching, design, criação de negócios inovadores (startups), gestão de projetos de impacto e inteligência empresarial competitiva.

8. Comércio exterior e logística

Esse curso está entre as especializações em Administração que mais têm se destacado na atualidade. Seu foco é especializar os profissionais de nível superior para atuar na área do comércio exterior e com logística internacional a partir da construção de saberes científicos e fundamentados na ética. Essa soma de conhecimento permite exercer práticas relacionadas à exportação, importação e logística.

Dessa forma, habilita o administrador a assumir cargos em comissárias de despacho, agências de cargas e trading companies — além de outras empresas com semelhante atuação.

Durante o MBA em Comércio Exterior e Logística, as matérias são direcionadas aos cenários internacionais de negócios, direito internacional, gestão de negócios internacionais e consultoria em comércio exterior — entre outras igualmente relevantes.

9. Gestão de crise e recuperação judicial

Aqui, a formação dos profissionais de Administração e carreiras afins será na área de recuperação judicial e gestão de crise (gestão de turnaround). Para isso, a pós-graduação promove conhecimentos acerca do processo de recuperação judicial nas suas diferentes etapas.

Com esse objetivo, são apresentadas as estratégias jurídicas, econômicas e financeiras sobre as quais é promovida a recuperação das empresas.

No percurso formativo, o pós-graduando em Gestão de Crise e Recuperação Judicial adquire competências indispensáveis para atuar com eficiência nos trâmites que visam à reestruturação dos negócios.

10. Gestão pública

Essa é mais uma possibilidade para quem está com a clássica dúvida “qual pós-graduação posso fazer em Administração”. Trata-se de uma especialização que forma o profissional para implementar ações nas instituições governamentais e privadas voltadas ao atendimento das demandas sociais.

Nesse curso são estudadas matérias relacionadas à gestão de projetos públicos, marketing institucional e suas regulamentações — além de muitas mais.

A meta dessa pós é, sobretudo, aprimorar conhecimentos acerca das tecnologias e técnicas alinhadas com as diferentes instituições. Isso, de maneira a promover eficiência ao relacionamento de tais órgãos com os seus públicos. 

11. Turismo e hospitalidade

A proposta dessa especialização em Administração é favorecer a construção de saberes na área de hospitalidade e lazer. Para tal, articula conteúdos que servirão de base para exercer atividades em hotéis, complexos turísticos e no planejamento e execução de eventos.

O curso abarca as relações humanas em diferentes contextos, todos relacionados às melhores práticas de gestão das operações em turismo e hospitalidade.

Essas são as principais especializações em Administração. Como você viu, o administrador tem muitos caminhos disponíveis. Todas as opções agregam valor à formação e à prática do profissional, sendo mais um passo para consolidar uma carreira de sucesso.

Vantagens de cursar uma especialização

Os muitos benefícios de cursar uma das 11 especializações em Administração elencadas neste post abrangem desde somar novos conhecimentos à formação até obter ganhos salariais mais altos.

Continue com a leitura e descubra esses ótimos motivos para “turbinar” sua carreira com a pós-graduação!

Amplia os conhecimentos na área

Cursar uma das especializações em Administração significa aprimorar conhecimentos, construir saberes específicos e passar a ter uma visão ainda mais aprofundada do mundo corporativo.

Tais cursos são, portanto, essenciais para valorizar o currículo profissional e agregar capacitação. Eles possibilitam a aprendizagem de estratégias e métodos úteis no exercício administrativo, com isso, aumentam as chances de o profissional tomar decisões acertadas e entregar resultados à altura das suas funções.

No curso de especialização são apresentados saberes que vão consolidar seus atuais conhecimentos e fornecer subsídios para elevar seu desempenho e se qualificar a cargos mais elevados.

Esse verdadeiro “upgrade” na profissão vai gerar maior autoconfiança e aumentar o seu grau de autoridade no assunto em que você decidiu se aperfeiçoar.

Aumenta o networking

A saída da faculdade e o ingresso na área escolhida é momento decisivo, em que se deixa de ser aluno para atuar no mercado de trabalho. Nessa etapa, o universo de relacionamentos aumenta, pois outros profissionais passam a fazer parte dele.

Mas, com o passar do tempo, principalmente quando se permanece na mesma empresa, esse círculo de contatos costuma se manter sem significativas ampliações. A pós-graduação, então, propicia condição de conhecer pessoas com experiências profissionais semelhantes à sua, que atuam na mesma área ou nas correlacionadas.

Tal fato pode render relevantes acréscimos à rede de contatos profissionais a partir da interação com pessoas inseridas em culturas organizacionais diferentes da que integra a sua rotina.

Além disso, estar em um ambiente acadêmico, na sua área de formação, cria excelentes oportunidades para intercâmbio de ideias. Essa troca, fruto da convivência com professores e outros alunos, além de funcionar como networking, serve ainda para mostrar diferentes pontos de vista e renovar a visão de mundo.

Possibilita atualização sobre o mercado e recentes tecnologias

As frequentes inovações no mercado e as constantes mudanças tecnológicas exigem que o profissional se mantenha antenado. Essa necessidade é atendida pela especialização, pois possibilita perceber e acompanhar os avanços tecnológicos.

Veja que os métodos, sistemas e softwares surgem e são renovados, o que torna essencial acompanhar as evoluções.

Conquista de um diferencial competitivo

Em um mercado de trabalho em que as melhores posições são destinadas aos profissionais com alto nível de qualificação, ter uma pós-graduação é importante diferencial.

Assim, na disputa por uma vaga de trabalho, quanto maior for a sua formação acadêmica, mais valorizado será o seu currículo. Consequentemente, maiores serão as suas chances de se destacar e alavancar definitivamente sua carreira.

Vale ressaltar que as organizações buscam profissionais completos, por isso, investir em formação é o ponto de partida para se alcançar elevados patamares na profissão.

A empregabilidade também aumenta, com uma pós no histórico, podendo ser até mesmo ser fundamental a quem almeja manter uma posição no meio corporativo.

Para quem está cara a cara com novas realidades na carreira, buscar um dos tipos de especialização é a melhor maneira de adquirir novas competências e poder enfrentar os desafios da rotina profissional.

Subir na carreira, muitas vezes, está atrelado a fazer cursos que originem novos saberes e habilidades. Nesse sentido, cursar pós-graduação contribui — quando não é decisivo — para conseguir promoções e maior reconhecimento dentro de uma organização.

Potencializa o crescimento pessoal

A pós-graduação é uma jornada formativa relativamente rápida, que leva alguns meses, durante os quais é necessário cumprir uma série de requisitos. Dentre eles, submeter-se a provas, exercícios e fazer trabalhos, etapas integrantes das especializações em Administração.

Completar essas tarefas e atingir a meta de se pós-graduar vai depender da articulação de esforços, persistência, dedicação à sua meta e demonstração da capacidade de superar obstáculos.

Ter sucesso nesse projeto vai fazer você se sentir mais bem preparado para os demais desafios cotidianos, bem como aumentará a sua autoconfiança. Em termos de crescimento pessoal, os ganhos não param aí: cursar uma pós serve de estímulo a outras realizações, tanto pessoais quanto na carreira.

Com essa atitude você cria condições de se reinventar, tem acesso a ideias para fazer decolar a sua carreira e pode até dar um novo rumo a ela. Esse saudável movimento equivale a abandonar a zona de conforto, que nem sempre é ruim, mas, com certeza, não traz nada de inovador.

Além disso, demonstrar maturidade e é a rota mais segura para sua atualização profissional, benefícios que vão refletir na sua trajetória como ser humano. Prosseguir os estudos superiores em nível de pós-graduação é escolher crescer na carreira e abrir espaço a novas oportunidades.

Qualifica a aumentos salariais e promoções

Investir em uma especialização é caminho indicado para elevar a média salarial, pois competências específicas e complexas são bastante valorizadas no mercado de trabalho atual.

Essa é a conclusão de uma pesquisa produzida a partir dos dados de 2 milhões de profissionais, que ocupam cargos em 25 mil empresas.

De acordo com o levantamento, executivos em cargos de diretoria, quando possuem pós-graduação, têm remuneração em torno de 47% acima da recebida pelos profissionais com menor formação acadêmica.

Ainda segundo esse estudo, a porcentagem a favor de quem tem pós sobe consideravelmente, quando estabelecida uma comparação entre esses profissionais e os que não contam com formação superior. Nesse caso, foi percebida diferença salarial de até 110% separando ambos os perfis.

Fazer pós-graduação também é um modo de colocar a carreira no rumo pretendido, ou seja, dar a direção desejada à vida profissional. Para quem tem em vista uma promoção na empresa, por exemplo, cursar uma especialização pode ser indispensável.

Isso porque essa modalidade de estudo acrescenta uma experiência de peso ao currículo, que permite ao formado ser reconhecido como especialista em sua área. Desse modo, é comum que cargos que demandam competências específicas somente sejam preenchidos por pós-graduados.

Veja que, ao definir qual curso é ideal para você, torna-se preciso ter clareza quanto ao que cada um tem a oferecer. Só assim é possível investir certo e aumentar o desempenho no trabalho, incrementar os ganhos e potencializar as chances de subir na carreira.

Por isso, reflita sobre como anda a sua vida profissional, qual rumo você quer dar a ela e em que posição deseja estar daqui a alguns anos. Responder a essas questões vai contribuir para escolher a melhor das especializações em Administração para você.

Decidir por uma faculdade gabaritada, com professores experientes e cursos bem estruturados, é mais um ponto que vai fazer toda a diferença nessa fase dos seus estudos. Por isso, opte por uma instituição séria e renomada, apta a conduzir sua jornada rumo à plena formação.

Confira, agora, o checklist da pós-graduação e aprenda como escolher o melhor curso!

 

Facebook Comments