Investir em um curso de pós-graduação é um passo importante na trajetória em busca de uma carreira de sucesso. No entanto, não basta fazer qualquer curso; é preciso escolher aquele que realmente pode fortalecer o seu currículo, além, é claro, de optar por uma instituição de ensino de qualidade. Por isso criamos este guia da pós-graduação, apresentando alguns dos principais cursos disponíveis.

Neste post completo, você vai descobrir as principais características de 11 diferentes especializações e as vantagens que cada uma delas pode trazer para sua carreira. Além disso, também vai entender melhor a importância da pós-graduação. Quer encontrar o curso ideal para você? Então, continue lendo!

11 cursos de pós-graduação

Existem incontáveis opções de pós-graduação, abordando diversos assuntos em diferentes áreas. Escolher uma delas pode ser difícil se você não tiver as informações básicas sobre como é o curso, o mercado de trabalho e as aplicações práticas. Para ajudá-lo nessa missão, selecionamos 11 pós-graduações que estão em alta. Confira!

1. Controladoria e Finanças Corporativas

Nessa pós-graduação, o foco é em contabilidade e finanças. A controladoria contábil é uma atividade que visa oferecer aos gestores de empresas as informações necessárias para tomar boas decisões financeiras. O profissional de controladoria é chamado de controller.

Durante o curso, portanto, você receberá a preparação necessária para liderar o processo de coleta, organização e análise de dados sobre um negócio, produzindo informações relevantes para a gestão dos seus recursos financeiros. Também estará apto a assumir o planejamento financeiro do negócio.

No mercado de trabalho, os profissionais com uma pós-graduação em Controladoria e Finanças Corporativas são muito valorizados, pois eles são capazes de otimizar a maneira como uma organização emprega seus recursos financeiros. Alguns controllers trabalham como funcionários dentro de empresas de maior porte, enquanto outros apostam em empreender como consultores.

2. Engenharia de Estruturas

A Engenharia de Estruturas é uma subárea da Engenharia Civil dedicada a projetar e analisar estruturas para avaliar sua capacidade de suportar grandes cargas. Para isso, é necessário realizar vários cálculos, tanto matemáticos quanto físicos.

Existe uma grande demanda por especialistas em Engenharia de Estruturas, já que os espaços urbanos necessitam da construção de estruturas capazes de aguentar alto estresse sem o comprometimento de sua integridade, como é o caso de pontes e viadutos.

Quem aposta nessa pós-graduação vai encontrar excelentes oportunidades de trabalho tanto no setor privado, em construtoras, quanto no setor público. Vale a pena dizer que você não precisa atuar apenas criando os projetos das obras, mas também analisando projetos para verificar se eles atendem aos requisitos para o peso que terão de suportar.

3. Lean Manufacturing 4.0

Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta, é uma filosofia de gestão da produção focada em eliminar desperdícios para aumentar a eficiência e a produtividade. Na pós-graduação em Lean Manufacturing 4.0, você vai se especializar na aplicação dessa filosofia, em conjunto com as evoluções tecnológicas mais recentes.

Como você deve imaginar, uma especialização em Lean Manufacturing 4.0 é uma grande vantagem para profissionais que atuam na indústria, especificamente na linha de produção. E não é preciso ser gestor para fazer essa pós. Qualquer colaborador pode aplicar os conhecimentos adquiridos para identificar maneiras de otimizar seu próprio trabalho e, assim, se destacar na equipe.

Essa pós-graduação ensinará a você as melhores práticas para produzir mais, em menos tempo, aproveitando melhor os recursos disponíveis. Além disso, também vai apresentá-lo ao conceito de just in time, para que a produção seja ajustada à demanda, havendo menos desperdício de espaço e produtos devido à formação de estoque.

4. Engenharia de Segurança do Trabalho

A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é um curso voltado a formar profissionais especializados em assegurar que os colaboradores de uma empresa não estejam expostos a situações de risco.

Existem setores em que essa preocupação é particularmente importante, como na mineração, na indústria pesada e na construção civil. Nesses setores, os acidentes de trabalho têm maior probabilidade de acontecer se não forem tomadas medidas de prevenção — e também incluem consequências de maior gravidade.

O que o especialista em Segurança do Trabalho faz, então, é observar o ambiente da empresa, identificar os riscos e apontar medidas para eliminá-los. Também é o responsável por lidar com os casos de acidentes do trabalho. Em muitas situações, vai atuar em conjunto com profissionais especializados em Saúde do Trabalho.

A busca por profissionais com essa pós-graduação tem crescido nas empresas, conforme a questão do bem-estar dos colaboradores ganha importância, especialmente considerando a tendência de humanização das organizações.

5. Comunicação Empresarial e Marketing

Uma das grandes preocupações das organizações contemporâneas é passar a mensagem e a imagem certas, tanto para a comunidade interna (colaboradores, acionistas, investidores, parceiros) quanto para a externa (clientes, fornecedores, mídia). E quem pode ajudar nessa missão é o profissional especializado em Comunicação Empresarial e Marketing.

Ao mesmo tempo, a pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing vai muito além de aprender a fazer campanhas. Boa parte do curso consiste em adquirir as ferramentas necessárias para coletar e analisar informações sobre o seu público-alvo, especialmente sobre os clientes. Afinal, saber com quem você está falando é indispensável para construir uma mensagem correta.

O profissional com essa formação encontra oportunidades em todos os tipos de organização, tanto na iniciativa privada quanto no setor público. Pode atuar dentro de uma organização ou, ainda, desenvolver seu próprio negócio oferecendo consultoria.

6. Gestão Comercial e Relacionamento

O setor de vendas é considerado o coração de qualquer empresa, pois é ele que gera a receita necessária para a sobrevivência do negócio. É claro que esse setor precisa de excelentes colaboradores para alavancar os resultados, como é o caso do profissional com pós-graduação em Gestão Comercial e Relacionamento.

Entre as muitas coisas que se aprende nesse curso, podemos destacar:

  • fidelização de clientes;

  • recuperação de clientes insatisfeitos;

  • controle da carteira de clientes ativos;

  • análise das vendas por produto, por segmento de cliente, por período, entre outras;

  • elaboração de estratégias para promover cross-sales e up-sales.

Também vale a pena destacar que a pós-graduação em Gestão Comercial e Relacionamento é uma boa escolha para a grande maioria dos ramos de atuação em que você possa trabalhar, incluindo indústria, comércio e serviços.

7. Gestão de Pessoas

Uma característica das organizações no século 21 é a valorização dos recursos humanos, que são vistos como seu principal ativo, já que são as pessoas que geram inovação. Portanto, é preciso contar com profissionais que saibam gerenciar esses recursos da melhor maneira possível.

Na pós-graduação em Gestão de Pessoas, aborda-se temas como a atração e retenção de talentos, a elaboração de planos de carreira, a criação de estratégias para promover motivação e engajamento, a avaliação do desempenho dos colaboradores e assim por diante.

À primeira vista, pode parecer que a pós em Gestão de Pessoas é um curso para quem trabalha no setor de RH. Porém, na realidade, os conhecimentos adquiridos nela são úteis para qualquer profissional em posição de liderança. O que você aprende nessa especialização vai permitir que você forme uma equipe de alto desempenho, muito comprometida e, ao mesmo tempo, satisfeita e realizada.

8. Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento

Grande parte do sucesso de um negócio está relacionada à aplicação de boas práticas para inovar. Ao contrário da imagem que muitas pessoas formam sobre inovação, não se trata de uma pessoa tendo ideias geniais repentinamente. Em vez disso, trata-se do resultado de um processo colaborativo e consistente. Então, é importante que as organizações contem com profissionais que estejam preparados para conduzir esse processo.

Além da inovação, a distribuição adequada do conhecimento também é um elemento importante para garantir a longevidade do negócio. Quando apenas algumas pessoas compreendem a estratégia ou as operações da empresa, a saída dessas pessoas coloca em risco a continuidade dos processos. Para evitar que isso aconteça, as organizações buscam profissionais capacitados para promover a troca e a transmissão de conhecimentos.

Finalmente, a estratégia é o que está por trás de todas as decisões tomadas em qualquer negócio. Desenvolver uma estratégia consiste em definir objetivos de curto, médio e longo prazo e, então, traçar os passos essenciais para levar a organização a alcançar esses objetivos. Tudo que não ajuda a empresa em sua estratégia, ou que a afasta de suas metas, deve ser evitado.

Como você pode imaginar, ao reunir esses três elementos em uma pós-graduação, temos um curso que forma profissionais de alta relevância, porque podem contribuir significativamente para o crescimento, a longevidade e o sucesso das organizações.

9. Urgência e Emergência

Quando falamos em pós-graduação, muitas pessoas a associam imediatamente a cursos voltados para a administração. Porém, não é exatamente assim. Existem especializações em todas as áreas, inclusive na Saúde. É o caso dessa pós, que prepara o profissional para planejar, organizar e executar melhor os atendimentos de urgência e emergência.

No curso, você aprende como é o atendimento de urgência e emergência em várias especialidades, como cardiologia, neurologia, obstetrícia e pediatria. Também explora questões como a classificação e o gerenciamento de riscos no atendimento em saúde e as políticas públicas para atendimento de urgência e emergência.

Devido à alta complexidade dos casos de urgência e emergência, os hospitais, unidades de saúde pública e clínicas médicas precisam contar com profissionais de saúde especializados no assunto.

10. Psicopedagogia Clínica e Institucional

Unir os campos da Psicologia e da Pedagogia é a proposta dessa especialização. Ela forma profissionais preparados para colaborar para o desenvolvimento pessoal e o aprendizado de outros indivíduos.

Basicamente, a pós-graduação em Psicopedagogia traz o olhar da Psicologia para abordar problemas da Pedagogia, que afetam a capacidade de aprender em condições normais. Entre os muitos temas que são abordados no curso, estão a expressão corporal, a relação intra e interpessoal, a inclusão e a diversidade e a resolução de conflitos.

Quem busca essa especialização vai trabalhar principalmente com crianças e adolescentes, seja dentro de uma escola, seja atendendo em uma clínica. Um exemplo de suas atividades é ajudar alunos que estão tendo dificuldade para tirar boas notas devido a problemas de integração com o restante da turma.

No entanto, também existe uma tendência à contratação de profissionais com pós-graduação em Psicopedagogia nas empresas. Eles atuam como parte da equipe de RH na elaboração e execução de estratégias para o desenvolvimento dos colaboradores.

11. Produção Vegetal

É interessante incluir nessa lista uma pós-graduação que está ligada ao campo da Agronomia, porque os agronegócios têm uma força muito grande no mercado brasileiro. Segundo dados recentes, o PIB do agronegócio atualmente corresponde a 20% do total do país e tem expectativa de crescimento de 3,4%.

Uma pós em Produção Vegetal, que pode ter ênfase em certos produtos (por exemplo, ênfase em milho, soja e trigo), vai ensiná-lo as melhores práticas para garantir produtos de alta qualidade e maior quantidade na colheita. Isso inclui, entre outras, técnicas para seleção das sementes, preparação do solo e irrigação.

O profissional com especialização em Produção Vegetal está bem posicionado para uma carreira de sucesso. As necessidades cada vez maiores de produção agrícola para alimentar a população e sustentar a indústria geram uma grande demanda por agrônomos capacitados para otimizar a produtividade das lavouras.

A diferença entre MBA e Especialização

Agora, este guia da pós-graduação vai responder a uma pergunta que confunde muitas pessoas: qual é a diferença entre MBA e Especialização?

Antes de mais nada, é preciso saber quais são os tipos de pós-graduação existentes. São dois tipos básicos: stricto sensu, que inclui mestrado e doutorado, e lato sensu.

Tecnicamente, tanto a especialização quanto o MBA são pós-graduações do tipo lato sensu. Embora o termo MBA signifique “Master of Business Administration”, isto é, Mestre em Administração de Negócios, ele não é considerado de fato um mestrado ou mestrado profissional.

Em vez disso, na maioria dos casos, o MBA é um curso da área de administração de empresas voltado à preparação para a gestão, em vez de ser focado em atividades operacionais. Assim, ele é considerado um curso de aperfeiçoamento, em vez de especialização.

Algumas instituições de ensino incluem o MBA em um programa mais amplo de pós-graduação, no qual ele está um nível acima da especialização. Porém, não existe nenhum requerimento legal que exija uma especialização antes de ingressar no curso de MBA.

5 razões para fazer uma pós-graduação

Existem vários motivos para fazer uma pós-graduação. Confira as 5 principais razões para investir em um dos cursos que você viu neste guia da pós-graduação.

1. Para aumentar sua competitividade no mercado de trabalho

Quando você estiver concorrendo a uma vaga de emprego, um dos fatores que os recrutadores vão considerar é a sua formação. Se todos os candidatos à vaga tiverem graduação, aquele que tiver pós-graduação vai se destacar.

Além disso, aos olhos dos empregadores, quem tem uma especialização na área em que está se candidatando deve ser capaz de desenvolver um trabalho superior ao de um profissional que só estudou o assunto de maneira geral.

Assim, a pós-graduação aumenta suas chances de conquistar a vaga de emprego. Isso quer dizer que, considerando a realidade da Geração Y e o mercado de trabalho — com todos sempre competindo pelas melhores vagas —, a pós-graduação é uma vantagem importante.

2. Para fortalecer seu networking

A pós-graduação é uma ocasião muito propícia para networking, ou seja, para estabelecer contatos profissionais relevantes. Você poderá conhecer outros alunos que também estão interessados em alavancar a própria carreira, além dos professores, que têm formação e experiência de destaque.

Cada um dos contatos que você inclui na sua rede profissional tem o potencial para aproximá-lo de grandes oportunidades. Essas oportunidades podem ser vagas de emprego às quais você normalmente não teria acesso, por exemplo. Um bom contato também pode se tornar, no futuro, seu sócio, cliente ou fornecedor.

E não se esqueça de que, no processo de desenvolver o networking, você também pratica suas habilidades sociais. Para indivíduos que têm dificuldades para se comunicar ou falar em público, a pós-graduação é um bom ambiente para superar esses obstáculos.

3. Para garantir um salário melhor

Profissionais com pós-graduação podem ganhar mais do que profissionais que fizeram apenas a graduação, no mesmo cargo. Segundo uma pesquisa recente da Catho Educação, a diferença pode variar de 10% a mais, em cargos técnicos, até cerca de 53% a mais, em cargos de coordenação e supervisão. Portanto, se você quiser garantir um salário melhor, o caminho mais direto é investir em um curso de pós-graduação.

E não se trata apenas dos salários. Em muitas empresas, fazer cursos é um dos critérios usados para decidir se um funcionário será promovido. Por isso, quando você ingressa em uma pós-graduação, suas chances de avançar para o próximo nível no plano de carreira aumentam.

4. Para mudar de área

Quando você quer mudar de área em sua carreira, fazer uma segunda graduação não é a única opção. Outra alternativa é a pós-graduação.

Existem cursos de pós-graduação que exigem algum pré-requisito de graduação. Por exemplo, para fazer uma especialização em Controladoria e Finanças Corporativas, é necessário ter graduação em Ciências Contábeis, Economia ou Administração.

Porém, existem cursos que não têm pré-requisito e que, portanto, admitem profissionais formados em qualquer área. Em uma especialização em Comunicação Empresarial e Marketing, por exemplo, você pode encontrar estudantes com as mais variadas graduações, de Letras a Engenharia.

Outro ponto importante é que, ao combinar os conhecimentos que você adquiriu na graduação com o aprendizado da pós-graduação, você pode explorar nichos de trabalho que não estão saturados de profissionais, ou até criar outros.

5. Para ampliar suas perspectivas

No curso de pós-graduação, você pode descobrir outras maneiras de alcançar o sucesso, além de conseguir um bom emprego dentro de uma organização.

Em um ambiente onde as ideias fervilham, você pode ter sua própria ideia para um negócio e decidir explorar seu perfil de empreendedor. Ou, ainda, talvez você descubra que a carreira acadêmica — dedicada ao estudo e à pesquisa — é a que se encaixa melhor no seu perfil. Assim, a pós-graduação coloca à sua frente um novo horizonte de perspectivas que podem mudar totalmente sua vida profissional.

Mesmo que suas intenções não mudem com a pós-graduação, você certamente vai mudar, em um nível que vai além do profissional. A convivência com outras pessoas, que têm uma formação e um conjunto de experiências diferente dos seus, é enriquecedora.

Como escolher uma instituição para a pós-graduação

Chegamos ao último tópico do nosso guia da pós-graduação. Após descobrir quais são as principais pós-graduações e entender por que vale a pena fazer esse investimento, é hora de aprender como você deve escolher a instituição certa para os seus estudos.

Os critérios são muito parecidos com aqueles que você provavelmente usou para escolher uma instituição de ensino para a graduação. É preciso avaliar a reputação da instituição, seu corpo docente e sua infraestrutura. Além disso, o Ministério da Educação também realiza uma avaliação dos cursos de especialização.

Outro fator que pode pesar na sua decisão são os comentários de alunos e ex-alunos, que podem ajudá-lo a entender melhor como é a dinâmica das aulas e quais são os pontos positivos e negativos do curso. Para completar, consulte a secretaria e a coordenação da pós-graduação para tirar suas dúvidas mais específicas.

Seja cuidadoso na escolha da instituição de ensino. A pós-graduação dura, em média, dois anos, além de exigir investimento de tempo e de dinheiro. Só faz sentido assumir esse compromisso se você tiver a certeza de um bom retorno, o qual depende da qualidade do curso e do reconhecimento da instituição no mercado.

Neste post, você conheceu alguns cursos de pós-graduação que estão em alta, viu os motivos para fazer uma especialização e aprendeu os critérios básicos para escolher uma instituição de ensino.

A principal informação que você deve levar da leitura é que fazer uma pós está deixando de ser opcional. A graduação está se tornando mais acessível a todos e o número de cursos de especialização e MBA no país já ultrapassa 41 mil. Nesse cenário, a pós-graduação logo será um pré-requisito na disputa pelas melhores oportunidades de trabalho.

Este é o fim do nosso guia da pós-graduação, mas você ainda pode conferir outras dicas para escolher o curso ideal de especialização. Quer saber como? É só assinar a newsletter da UCEFF, que os nossos melhores conteúdos serão enviados diretamente para a sua caixa de entrada. Inscreva-se e fique por dentro de todas as novidades!

 

Facebook Comments