Os cursos de graduação abrem inúmeras possibilidades para os recém-formados. Será que você já explorou todas elas? Além das diversas áreas no mercado de trabalho, há uma opção que poucos conhecem de fato: a carreira acadêmica.

Ao optar por esse caminho, você se torna professor em cursos superiores. Para chegar até lá, o diploma da faculdade não é suficiente. É preciso investir em pós-graduação, como especialização, mestrado e doutorado.

O trabalho com ensino e pesquisa é uma área em expansão e tem vários benefícios para os profissionais. Quer conhecê-los? Acompanhe as informações que trouxemos neste post!

Quais são as vantagens da carreira acadêmica?

Valorização do mercado

Embora a profissão de professor não seja muito valorizada no Brasil, a realidade do ensino superior é bem diferente. Os profissionais que seguem a carreira acadêmica encontram um mercado bastante receptivo, principalmente para aqueles que enriquecem seus currículos — é possível começar a dar aula apenas com especialização, mas professores doutores conquistam mais sucesso profissional.

O salário inicial para professores do ensino superior em início de carreira ultrapassa os três mil reais. Para profissionais mais qualificados, ele pode ser três vezes maior.

Em concursos de universidades públicas — que exigem o título de doutor — é possível receber um salário acima de quinze mil reais. Os rendimentos podem ser ainda maiores, dependendo da participação em pesquisas, do tempo de serviço e da produtividade acadêmica.

Alta demanda

O ensino superior é uma das áreas mais valorizadas atualmente no Brasil, mesmo diante da crise econômica. Nos últimos anos, vimos uma grande expansão dos centros de ensino técnico, das faculdades particulares e das universidades públicas. O número de matrículas se multiplicou rapidamente e, com isso, o mercado de trabalho para professores se aqueceu.

Com a abertura de tantas faculdades e a expansão de seus currículos, as oportunidades para a carreira acadêmica não param de crescer. Em muitas áreas, esse é o campo mais vantajoso do mercado. Para cursos de exatas, por exemplo, sempre existe procura das faculdades, já que ainda é pequeno o número de profissionais que buscam vagas no ensino superior.

Estabilidade na carreira

O mercado de trabalho sofre constantes mudanças, o que pode ser muito angustiante para os profissionais. Em cenários de crise, isso fica ainda mais evidente. Nos últimos anos, muitas empresas estagnaram o seu crescimento ou passaram por dificuldades financeiras — assim, o desemprego cresceu.

Mas essa não é a realidade de todas as áreas. Com as dificuldades de empregabilidade, as pessoas veem o ensino superior como um diferencial competitivo. Assim, muitos profissionais estão retomando seus planos de fazer faculdade e mudar de profissão. É isso que faz com que a educação esteja em expansão mesmo durante a crise.

Por esse motivo, a carreira acadêmica oferece maior estabilidade do que outras áreas. Os professores do ensino superior podem respirar mais aliviados diante das mudanças do mercado de trabalho. E essa ideia não é válida apenas para quem passar em um concurso público — mesmo os professores das instituições privadas conseguem aproveitar uma situação mais estável.

Flexibilidade de horários

As vantagens se estendem quando falamos das condições de trabalho do professor de graduação. Que profissional não sonha com um horário flexível? Na maioria das vagas no ensino superior, o professor tem liberdade para formular seu horário.

As faculdades trabalham com aulas nos três turnos, assim, o profissional consegue adequar sua carga horária da maneira que for mais confortável. E os benefícios vão além: entre os dois semestres do ano existem as férias escolares para os alunos, portanto, a intensidade do trabalho diminui muito nesses períodos. Assim, além de horários flexíveis, o professor conta com mais dias de férias por ano.

Atualizações constantes

Para quem gosta da sua área de formação e quer manter seu conhecimento sempre atualizado, não há campo melhor do que a carreira acadêmica. Quem trabalha no ensino superior está sempre em contato com os estudos mais recentes. Muitos professores são pesquisadores e estão eles mesmos liderando a atualização do conhecimento na área.

Nas faculdades, a relação com outros profissionais impulsiona o desenvolvimento, pois há estímulos para que os professores se tornem especialistas nos assuntos que estudam. O mercado valoriza quem se empenha em fortalecer o próprio nome na área. Afinal, o corpo docente de uma instituição diz muito sobre a sua credibilidade.

Faz parte do cargo de professor a participação em congressos, seminários e outros eventos, assim como a publicação de artigos e a organização de cursos e simpósios. As faculdades têm investido muito ao oferecer oportunidades diversas para os alunos. Por isso, os professores estão sempre encabeçando momentos de troca de experiências na graduação.

Por todos esses motivos, ser professor e pesquisador é uma ótima oportunidade para quem procura atualização e crescimento. É impossível ficar estagnado quando se atua na carreira acadêmica. Atualmente, o conhecimento está cada vez mais fluido e as mudanças acontecem de maneira rápida — e acompanhar os movimentos da ciência é fundamental.

O professor do ensino superior precisa se dedicar também a outro tipo de atualização: a dos métodos de ensino utilizados em sala. Como as informações estão disponíveis mais facilmente — e os alunos podem pesquisar um assunto rapidamente em um computador ou celular —, é necessário que o professor se capacite e busque estratégias cada vez mais interessantes para compartilhar o conhecimento.

Oportunidade de contribuir para consolidação da sua área profissional

Outra vantagem da profissão de professor é ter a certeza de que está fazendo história na sua área de estudos. Afinal, você vai ser o responsável por formar as novas gerações de profissionais. Muito do que se constrói no mercado de trabalho sai das faculdades, assim, os professores são peças-chave no crescimento da profissão.

Além disso, a carreira docente permite ganhar reconhecimento — já imaginou seu nome em importantes publicações e livros da área? É uma forma de se eternizar, deixando um legado muito mais amplo do que se você atuasse apenas na área técnica. Conquistar a admiração dos alunos também é um benefício que dá sentido à prática do professor.

Essas são as maiores vantagens de quem opta pela carreira acadêmica. Aproveite a valorização dessa profissão e desenvolva o seu campo de trabalho, não só compartilhando o conhecimento, mas ajudando a produzir o saber e se renovando constantemente.

Quer impulsionar a sua vida acadêmica? Leia este artigo sobre a importância do networking para os estudos!

Facebook Comments