Faculdade de Administração: saiba mais sobre a carreira e o curso

Faculdade de Administração: saiba mais sobre a carreira e o curso

Faculdade de Administração: saiba mais sobre a carreira e o curso

A Administração é uma das carreiras mais dinâmicas do mercado de trabalho. Isso porque a formação é flexível e permite que o profissional atue em praticamente todos os setores econômicos públicos e privados.

Além disso, a quantidade de posições que o bacharel em Administração pode ocupar é imensa, uma vez que os cargos vão desde assistente administrativo até diretor executivo de multinacionais.

Contudo, é importante ressaltar que a versatilidade da profissão tem, como consequência, a alta concorrência pelos cargos que fornecem as melhores remunerações. Isso acaba exigindo que o administrador invista em formação, ou seja, em capacitação profissional.

Pensando na importância desse profissional para o mercado de trabalho, decidimos reunir neste post tudo o que você precisa saber sobre faculdade de Administração e a carreira como administrador. Ficou interessado no assunto? Então confira a seguir!

A carreira na área da Administração

Ainda que se trate de apenas uma organização, existe uma série de possibilidades para o profissional formado em Administração, uma vez que o administrador pode atuar em inúmeros setores.

No entanto, é interessante salientar que a sua principal atribuição continua sendo gerenciar e elaborar estratégias para atingir os objetivos da corporação. Isso significa que esse profissional é responsável por conduzir a empresa ao sucesso.

Vale lembrar que, por conta da formação generalista, esse profissional tem liberdade para atuar em diferentes departamentos de uma firma. Entre eles, é possível destacar os setores de:

  • finanças;

  • logística;

  • produção;

  • recursos humanos (RH);

  • marketing;

  • vendas.

No que se refere à gestão de pessoas, ele pode administrar contratações e demissões, enquanto aperfeiçoa benefícios e planos de carreira.

Na área de compras, fica responsável por negociar com fornecedores e controlar a necessidade de adquirir insumos e matérias-primas, garantindo que a firma esteja abastecida.

Quando se trata de vendas e marketing, gerencia equipes, formula metas e cria estratégias de comunicação. Já no setor financeiro, o administrador é primordial no gerenciamento de investimentos e dívidas e nas políticas de aplicação de fundos.

Desse modo, as atribuições diárias desse profissional podem ser resumidas da seguinte maneira:

  • planejar: traçando metas;

  • organizar: arrumando recursos materiais, financeiros e de pessoal;

  • coordenar: acompanhando cronogramas, atividades e a qualidade do serviço ou produto fornecido pela firma;

  • liderar: orientando os colaboradores;

  • solucionar: resolvendo os eventuais problemas que surgirem.

Isso significa que é trabalho do administrador cuidar de cada processo empresarial — escolha de materiais, elaboração de estratégias, cálculo de despesas, negociação com fornecedores e acompanhamento do trabalho dos colaboradores — a fim de assegurar que o serviço ou produto da corporação seja entregue com qualidade ao cliente, evitando problemas futuros.

Sendo assim, podemos afirmar que, de maneira geral, as duas principais obrigações desse profissional são:

  • evitar o desperdício, reduzindo custos;

  • maximizar os lucros, melhorando a performance da organização.


O perfil ideal do profissional formado em Administração

Diante de um cenário econômico favorável, com grandes oportunidades para os administradores, é importantíssimo estar atento ao perfil ideal do profissional graduado no curso.

Portanto, se você escolheu cursar a faculdade de Administração, fique atento às características que podem e, provavelmente, farão toda a diferença na hora de conquistar aquele cargo dos sonhos após a formatura. Confira:

Ser bom com números

Pode parecer óbvio, mas não é. Quem se forma em Administração não deve só gostar de números, precisa compreendê-los e dominá-los muito bem, pois precisarão lidar com eles durante toda a trajetória profissional.

Saber liderar e trabalhar em equipe

Quase sempre o administrador fica responsável por liderar uma equipe de colaboradores. Por isso, é importante que ele aceite ideias e saiba escutar opiniões, mesmo que elas sejam diferentes das suas. Dessa forma, a comunicação fluirá facilmente, e o trabalho em equipe terá um excelente desenvolvimento.

Ser organizado

Quem fica encarregado pelo planejamento e controle financeiro de uma instituição não pode ser alguém desorganizado, porque a sistematização e o ordenamento no gerenciamento de dados é essencial para o bom curso das atividades empresariais cotidianas.

Ser empreendedor

O administrador deve ter, em sua essência, espírito e mentalidade de empreendedor. Isso porque, antes de trabalhar para uma empresa, é preciso aprender a gerenciar si mesmo.

Ter uma visão sistematizada

Tendo em vista que é possível atuar em diversos setores, é importante que esse profissional mantenha uma visão ampla e estruturada do todo, já que ele geralmente fica com a obrigação de realizar a comunicação entre os departamentos da instituição, conectando-os.

Saber se reciclar sempre

Em um mercado de trabalho competitivo, é fundamental possuir algum diferencial para se destacar. Por isso, fazer especializações e cursos é a melhor forma de se manter interessante para os empregadores.

As principais características do curso de graduação

Assim como a maior parte dos cursos de graduação de nível superior, a faculdade de Administração é um curso de bacharelado, com duração média de oito semestres (4 anos). Isso significa que esse é um curso focado no mercado de trabalho.

Esse campo faz parte das Ciências Humanas, que analisa e procura sistematizar as práticas que são usadas para administrar — ou seja, dirigir, gerenciar, liderar e controlar. Desse modo, é possível afirmar que essa área prepara o educando para conduzir negócios, processos e pessoas a fim de atingir metas e resultados.

Apesar de ser um campo considerado saturado, uma vez que a cada dez estudantes universitários, um cursa Administração, a grande versatilidade dessa profissão faz com que sempre existam vagas para quem procura se qualificar com frequência.

É interessante salientar que não existe um piso salarial para quem atua na Administração de Empresas. No entanto, há uma remuneração média que varia entre R$ 2.680,00 e R$ 6.520,00 para aqueles que entraram no mercado de trabalho há pouco tempo, de acordo com o Conselho Federal de Administração. Por outro lado, a renda mensal de um profissional que já se consolidou no mercado pode chegar a ser 30 vezes o valor estipulado para os iniciantes.

As matérias estudadas durante o curso

A graduação em Administração tem como principal propósito formar profissionais com uma perspectiva organizacional abrangente, espírito empreendedor e responsabilidade social.

O curso oferece uma formação multidisciplinar, com enfoque em:

  • Finanças;

  • Marketing;

  • Recursos Humanos;

  • Teoria Organizacional;

  • Produção.

Nos semestres iniciais, a graduação apresenta disciplinas básicas, como Matemática, Contabilidade, Direito e Sociologia. Nos semestres seguintes são ministradas matérias mais específicas, como Finanças, Logística e Marketing.

As diferentes possibilidades de atuação

De acordo com dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as principais causas de falência são resultantes da má administração de capital e das análises precárias de mercado. Por isso, mesmo que a economia não esteja em um momento crítico, é imprescindível que uma organização possua boas estratégias de gestão.

Nesse sentido, vale lembrar que a Gestão Financeira, o Recursos Humanos, a Logística e o Marketing são os principais campos de atuação da Administração e os pilares que mantém qualquer instituição em perfeito funcionamento, fazendo com que o profissional formado nesse ramo seja essencial no ambiente corporativo.

Outro aspecto que valoriza o administrador é sua capacidade de adaptar-se. Essa é, inclusive, uma vantagem para os jovens profissionais que são absorvidos rapidamente pelo mercado de trabalho devido à sua perspectiva atualizada que permite a criação de estratégias e o uso de instrumentos inovadores durante o cotidiano.

Assim, a Administração apresenta um ciclo de tarefas básicas e modernas que fomenta um mercado flexível e impulsiona uma evolução constante para aqueles que se mantém habilitados para o exercício da profissão.

As especializações em alta na área da Administração

Conforme apontado, a faculdade de Administração forma profissionais capazes de usar seus conhecimentos organizacionais para administrar recursos, negócios e pessoas. O mercado de trabalho nessa área é abrangente e apresenta inúmeras oportunidades no setor público e privado.

Dessa forma, o administrador pode trabalhar no mercado de capital de risco, como autônomo ou na gestão de bancos; financeiras; empresas privadas; ONGs (organizações não governamentais); e instituições públicas.

Os cargos mais comuns nessa carreira estão relacionados à logística, finanças, gerenciamento de equipes e marketing, fazendo com que o curso seja flexível e tenha uma alta demanda.

Diante disso, reunimos algumas das especializações que o administrador pode fazer para se destacar no mercado. Acompanhe:

Gestão de Pessoas

Nas últimas décadas, a ideia de que uma corporação é formada exclusivamente por equipamentos e materiais foi deixada para trás. Isso porque empreendedores se conscientizaram sobre a relevância do capital humano para o sucesso de uma corporação.

Com isso, a especialização em Gestão de Pessoas passou a agregar valor ao currículo do administrador, evidenciando o seu interesse por enxergar a organização para além das finanças e processos burocráticos.

Nessa pós-graduação, o profissional acessa conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de pessoas, coordenação de equipes e ações de gestão de recursos humanos, como identificação de talentos e marketing pessoal, por exemplo.

Comunicação Empresarial e Marketing

O marketing é um forte campo de atuação para o administrador. Essa pós-graduação capacita o profissional a entender mais profundamente a relação do marketing com os outros processos empresariais, mostrando-o como um aspecto estratégico na gestão.

As ações de marketing são importantíssimas para as empresas que desejam enfrentar a alta competitividade do mercado. Por esse motivo, a especialização em Comunicação Empresarial e Marketing fornece os conhecimentos necessários para alavancar a imagem da companhia.

Essa é a especialização ideal para os profissionais que procuram uma formação completa e que engloba uma nova compreensão de mercado e o aperfeiçoamento das ações da organização.

Controladoria e Finanças Corporativas

O setor financeiro é extremamente promissor para o administrador e tem muitas oportunidades de trabalho. Porém, a graduação não basta para alcançar as posições mais altas na hierarquia corporativa, visto que o profissional que lida com o financeiro vive sendo pressionado para economizar recursos, otimizar processos e criar soluções para a área financeira da companhia.

Por isso, a especialização em Controladoria e Finanças Corporativas é um ótimo caminho para quem deseja seguir nessa área. Nessa pós-graduação, o profissional aprende a maximizar os lucros, gerir ações de controle de gastos e avaliar oportunidades de negócios e empresas.

Lean Manufacturing

A pós-graduação em Lean Manufacturing trata da teoria da produção enxuta, ou seja, que não é excessiva e que busca melhorar os índices de qualidade e produtividade, reduzindo 9 desperdícios no gerenciamento de recursos:

  1. movimento desnecessário;

  2. processamento excessivo;

  3. superprodução;

  4. inventário;

  5. defeitos;

  6. espera;

  7. criatividade;

  8. excesso de informação;

  9. transporte desnecessário.

Profissionais que conseguem administrar satisfatoriamente essas reduções podem aperfeiçoar a gestão do tempo e dos custos, impulsionando o empreendimento e garantido um bom retorno financeiro.

Como você deve ter percebido, os caminhos para o administrador são inúmeros e agregam muito valor ao profissional, auxiliando na consolidação de uma carreira bem-sucedida.

A importância de fazer estágio durante a graduação

Muito utilizado pelas faculdades e empresas atualmente, o estágio é um processo de aprendizagem que permite aos alunos vivenciar experiências profissionais fundamentais para o desenvolvimento pleno de sua trajetória profissional.

No exercício de estágio, o estudante encontrará o conteúdo teórico lecionado na faculdade, aplicado na prática e poderá fazer a conexão entre eles. É interessante salientar que, durante esse período de experimentação, o discente terá a oportunidade de:

  • participar de atividades rotineiras da profissão escolhida;

  • conviver com profissionais experientes;

  • criar uma rede de contatos;

  • perceber como será seu futuro profissional na área;

  • identificar com que campo de atuação mais se identifica.

Desse modo, fica claro que esse ofício funciona como um complemento ao aprendizado da sala de aula. A atividade propicia uma nova abordagem do conteúdo que foi passado pelo professor durante as aulas, provas, seminários, trabalhos etc.

Como você viu, as vantagens e benefícios de fazer um estágio profissional no decorrer da graduação são diversos e indiscutíveis. Por isso, é importante que o educando seja responsável, cumpra suas funções com comprometimento e se dedique ao máximo durante a realização da atividade.

Assim, ao final do contrato, o estudante terá grandes chances de ser efetivado pela companhia ou de conseguir uma indicação do empregador. Além disso, também estará bem preparado para ingressar no mercado de trabalho.

A possibilidade de fazer um curso de Administração Premium

O curso de Administração Premium difere bastante da graduação tradicional em Administração. Enquanto a graduação tradicional foca na teoria, a premium se direciona para a prática.

A proposta pedagógica dessa modalidade permite que o estudante resolva problemas gerenciais, simulando o dia a dia em uma corporação. Além disso, esse tipo de graduação, capacita o aluno para:

  • empreender;

  • buscar soluções eficazes a fim de ultrapassar obstáculos;

  • liderar colaboradores;

  • gerenciar recursos, informações e processos;

  • ter uma perspectiva estratégica;

  • participar de negociações com clientes, fornecedores, empregadores etc;

  • dominar a tecnologia da informação.

Dessa forma, a graduação em Administração Premium habilita o aluno de maneira mais eficaz para o mercado de trabalho, garantindo a melhor performance que ele pode ter como um recém-formado.

A alta demanda do mercado por esse profissional

Atualmente, a crise econômica e o alto índice de desemprego são uma realidade no Brasil. Todavia, o administrador não foi tão afetado por essa realidade como outros profissionais.

Isso aconteceu porque esses profissionais trabalham em qualquer atividade em que a organização e o gerenciamento são necessários dentro de uma empresa. Desse modo, fica claro que enquanto existirem empresas, existirá emprego para esses profissionais.

Contudo, é importante destacar que, para continuar ileso, é imprescindível ter visão estratégica, ambição e capacidade de execução. Isso porque as companhias precisarão dessas habilidades para driblar a crise econômica e voltar a crescer.

Veja os cargos com boas perspectivas para os administradores:

Analista de desenvolvimento humano e organizacional

O analista de desenvolvimento humano e organizacional é responsável pelo mapeamento de profissionais com alta performance e pela estruturação da avaliação de desempenho por habilidades. A remuneração para esse cargo pode chegar a mais de RS 4 mil.

Analista de investimentos

Esse profissional atua em bancos ou empresas da área de serviços financeiros. Ele tem como função selecionar ou dar recomendações relacionadas a alocação do dinheiro da instituição. O salário médio está em torno de R$ 3.500,00.

Business partner de RH

O business partner é responsável por desenvolver e elaborar estratégias de recursos humanos a fim de agregar valor ao negócio. Além disso, ele também define os valores e padrões culturais da organização. O rendimento médio no Brasil para esse profissional pode chegar a mais de R$ 10 mil.

Comprador

O comprador é responsável por toda a rotina de compras de uma empresa. Para trabalhar nessa área, o profissional deve saber negociar e ter capacidade de se comunicar bem para trazer lucro por meio do bom relacionamento com clientes internos e fornecedores. A remuneração média é de R$ 3.200,00 e pode chegar a quase R$ 5 mil.

Diretor financeiro administrativo

O diretor financeiro de uma organização é responsável pelo departamento tributário, planejamento financeiro, tesouraria e controladoria. O salário desse cargo chama a atenção, podendo ultrapassar a faixa dos R$ 20 mil.

Conselheiro/conselho consultivo

O conselheiro representa os acionistas nas decisões estratégias, na seleção e avaliação dos diretores e resultados e no cumprimento de obrigações empresariais.

Essa posição exige uma alta influência e, geralmente, é preenchida por ex-CFOs e ex-CEOs com conhecimentos amplos em finanças, estratégias e avaliação de executivos. A remuneração considera uma reunião mensal e vai de 12 mil a 25 mil reais.

Controller

O controller trabalha liderando as áreas de contabilidade e controladoria das corporações. O profissional com esse cargo deve ter domínio completo das rotinas de controladoria, contabilidade e tesouraria, além de conhecimento técnico financeiro. O rendimento médio dessa profissão é de R$ 9 mil.

Gerente comercial

Esse profissional fica encarregado de procurar novas oportunidades de negócio e aplicações, especialmente nos mercados que não sofreram impacto com a crise econômica, como o de cosméticos, por exemplo. O salário médio é de pouco menos de R$ 5 mil mensais.

Gerente de compras (supply chain)

O gerente de compras lidera o departamento de compras e tem a função de manter uma boa relação com fornecedores, garantindo boas condições de pagamentos e assegurando que o público estratégico tenha sua demanda atendida no momento certo. O salário desse cargo pode chegar a mais de R$ 11 mil.

Gerente de facilities

O gerente de facilities integra pessoas, processos, propriedades e tecnologias a fim de fornecer suporte para as operações empresariais de forma multidisciplinar, garantindo a funcionalidade e assegurando a produtividade da organização.

O profissional desse setor precisa ser multitarefa e ter experiência com administração de contratos, negociação e gestão de equipes. Além disso, é interessante que ele tenha capacidade para gerenciar e implantar indicadores de desempenho. O salário médio é de R$ 7 mil.

Gerente de franquias

O gerente de franquias é responsável pela expansão de franquias nacionais ou internacionais. Ele deve manter contato com grupos de shopping centers, associações de franquias e contatos comerciais com franqueados para realizar negócios sólidos. A remuneração do gerente costuma ser de quase R$ 6 mil.

Gerente nacional de vendas

O gerente nacional de vendas fica encarregado de gerenciar a equipe de propagandistas e consultores de vendas. O profissional que optar por essa área deve ser estratégico e ter uma perspectiva do todo. Os rendimentos podem chegar a mais de R$ 19 mil nesse cargo.

Secretária executiva bilíngue sênior

A secretária executiva bilíngue atende demandas estratégicas e operacionais dos profissionais que ficam na liderança da empresa, assegurando um bom fluxo de trabalho para a diretoria.

Além disso, é comum essa profissional coordenar o time de serviços — facilities, recepção, limpeza e copa — da companhia. Diferentemente do que muita gente possa imaginar, o salário desse cargo não é baixo, e pode passar dos R$ 6 mil.

Muitos jovens buscam a carreira como administrador para ter acesso a grandes oportunidades, ter autonomia na vida profissional e fácil inserção no mercado de trabalho.

Como você pôde perceber ao longo deste post, o curso de Administração traz inúmeros benefícios para o estudante, um deles é o desenvolvimento de competências estratégicas que são fundamentais em qualquer atividade desse ramo.

No entanto, é importantíssimo estar atento para não estacionar depois de formado. Pois, para ser realmente bem remunerado nessa área, é essencial estar à frente no mercado. Isso significa que é indispensável se especializar para continuar evoluindo e alcançar uma carreira de sucesso!

Agora que já conhece tudo sobre a faculdade de Administração e a carreira como administrador, descubra agora mesmo por que você deve investir em um curso de Administração Premium e saiba mais sobre essa formação!

 

Facebook Comments

About The Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ainda mais dicas?

Cadastre-se agora para receber gratuitamente por e-mail.

Manual do Financiamento Estudantil

Faculdade de Psicologia: o curso e suas oportunidades

Guia de carreiras em alta no Sul do país

UNIDADE CENTRAL

Rua Lauro Müller, 767 Bairro Santa Maria Chapecó - SC | Contato: (49) 3319-3838 / 89812-214

CENTRO UNIVERSITÁRIO

Rua Carlos Kummer, 100 Bairro Universitário Itapiranga - SC | Contato: (49) 3678-8700 / 89896-000

UCEFF Palmital

Av. Irineu Bornhausen, 2045 Bairro Quedas do Palmital Chapecó - SC | Contato: (49) 3319-3800 / 89814-650

Share This