A geração Y, também chamada por alguns de geração dos Millenials, faz referência às pessoas nascidas entre o fim da década de 80 e início dos anos 90. Contudo, diferentemente do que se possa imaginar, o termo não é usado para classificar as pessoas de determinada faixa etária, mas para descrever o perfil comportamental delas.

Os perfis dos jovens que nasceram nessa época estão marcando cada dia mais as relações sociais e o mercado de trabalho. Ambiciosos, comprometidos com a carreira e extremamente exigentes quanto ao mercado de trabalho, eles se frustram quando não recebem boas oportunidades onde trabalham, fator que os leva a trocar de emprego constantemente.

Diante dessas informações, fica claro que os jovens pertencentes a essa geração — apesar de serem rebeldes e questionadores — anseiam por crescimento profissional e levam a carreira profissional muito a sério. Pensando nisso, decidimos reunir neste post 7 motivos que explicam por que os jovens da geração Y devem investir em uma graduação. Para conferir, continue a leitura!

Estudar o que você gosta

É provável que durante o seu percurso escolar no ensino básico você tenha ficado frustrado ao estudar diversas matérias, não é mesmo? No entanto, no ensino superior, isso acontece com uma frequência bem menor, já que você estuda assuntos do seu interesse.

Assim, é possível afirmar que o curso de graduação fornece ao estudante a oportunidade de estudar e especializar-se em áreas com as quais se identifica, o que torna a trajetória acadêmica mais fácil, divertida e, sobretudo, motivadora.

Estabelecer uma rede de contatos

A ideia que te levará a uma promoção ou ao seu emprego dos sonhos pode surgir da indicação de um professor, daquele contato que você teve com um palestrante ou até mesmo de um café rotineiro com alguém com quem você estuda, mas que trabalha em outra área ou empresa.

Logo, fica evidente que realizar um curso superior é uma das melhores formas de aumentar a rede de contatos profissionais, algo imprescindível para quem precisa se colocar no mercado de trabalho, especialmente em situações de crise econômica.

Diante disso, é importante frisar que causar uma boa impressão nos seus futuros colegas de profissão é fundamental. Lembre-se de que um único bom momento pode impulsionar o seu começo de carreira e fazer toda a diferença no seu futuro como profissional.

Aumentar as chances de conseguir um bom emprego

É notório que o mercado de trabalho está cada dia mais exigente. Por isso, as pessoas que desejam se destacar precisam se qualificar, ou seja, adquirir mais conhecimento e habilidades, a fim de se tornarem indispensáveis para as empresas.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é fazer uma faculdade, pois ela aumenta as chances de conquistar um emprego com bons salários e benefícios. É importante manter em mente que profissões estáveis são, em sua maioria, aquelas que usam o ensino superior completo como pré-requisito para a contratação.

Ampliar a visão de mundo

O curso de graduação não só apresenta e garante boas oportunidades no mercado de trabalho, como também amplia a visão do estudante sobre o mundo. Isso porque, além de aprender teorias e técnicas relacionadas à sua profissão, o aluno também adquire mais senso crítico sobre as situações cotidianas e maturidade para lidar com elas, especialmente no ambiente profissional.

Construir uma carreira de sucesso

Como dissemos, o primeiro passo para construir uma carreira sólida de sucesso é cursar o ensino superior. Após concluí-lo, você pode ingressar em cursos de especialização, mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado, o que torna o currículo ainda mais atraente para qualquer empregador. Afinal, quanto maior for a qualificação, mais vantajosa é a contratação do profissional.

Alcançar a estabilidade financeira

O curso universitário não só permite que o aluno adquira habilidades, amplie seus conhecimentos, conheça diversos setores e tenha uma ampla perspectiva do seu ramo de atuação, como também é a chave para a conquista da tão almejada estabilidade financeira, já que a maior parte dos concursos públicos e cargos com bons salários e plano de carreira exigem um diploma de nível superior.

Portanto, se você ainda se pergunta por que é indispensável investir em uma faculdade, lembre-se de que a qualificação para conquistar um bom emprego e a estabilidade financeira dependem do seu diploma.

Investir no crescimento pessoal

Durante o curso é possível aprender coisas novas, conhecer pessoas de diferentes lugares e origens e tomar decisões que, muitas vezes, impactam toda a nossa vida. Por isso, é comum ouvirmos por aí que é na faculdade que moldamos a nossa personalidade e nossa percepção de mundo.

Além disso, é interessante salientar que os anos dedicados à faculdade proporcionam experiências únicas, que tiram os estudantes das suas zonas de conforto. Não é à toa que o período universitário é considerado — por muitas pessoas — a melhor época da vida de cada profissional com formação de nível superior.

Fazer intercâmbio

Na graduação, é provável que você se depare com a oportunidade de fazer um intercâmbio, o que pode fazer toda a diferença na sua carreira, uma vez que nesse tipo de experiência é possível melhorar o inglês e adquirir conhecimento e diferencial competitivo.

Sendo assim, podemos afirmar que estudar no exterior é uma atividade enriquecedora e que acrescenta um enorme valor ao currículo, colocando o aluno em destaque no mercado de trabalho. Sabe-se que o que os empregadores mais procuram atualmente são profissionais engajados, com fluência em outra língua e experiências diversificadas.

Como você deve ter percebido, a faculdade é uma etapa importantíssima na vida de qualquer profissional. Todas as habilidades e conhecimento adquiridos durante o percurso acadêmico são fundamentais para quem deseja construir uma carreira de sucesso e alcançar tranquilidade financeira e profissional.

Por fim, é importante ressaltar que quem não investe na própria educação, provavelmente será deixado para trás pelo mercado de trabalho, ou seja, não terá a mínima chance em uma competição pelo emprego dos sonhos. Portanto, não deixe de se qualificar!

E aí, entendeu por que fazer uma faculdade é tão importante? Conhece algum motivo para a geração Y investir na graduação que não listamos? Compartilhe nos comentários!

 

Facebook Comments