O mercado de trabalho tem uma estrutura cada vez mais dinâmica, que requer do profissional tanto agilidade para obter vantagem competitiva quanto interesse em continuar a se desenvolver. Com o auxílio de um coaching de carreira, é possível ter orientação rumo a um caminho de sucesso.

Recomendado a quem deseja orientação para melhorar e obter novos resultados em sua trajetória profissional, o coaching de carreira é responsável por dar auxílio individualizado para cada caso, buscando facilitar descobertas e desenvolver as capacidades do indivíduo.

Se deseja se preparar para se tornar líder, está em busca de recolocação no mercado de trabalho, quer melhorar seu networking, precisa ampliar suas capacidades emocionais ou simplesmente procura auxílio ao traçar um novo planejamento estratégico, um coaching de carreira pode ser uma ótima opção para você. Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre o tema!

Tipos de coaching

Nos Estados Unidos, estima-se que o mercado de coaching movimente cerca de 2,3 bilhões de dólares ao ano, segundo o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). 

Além do coaching de carreira, há diferentes linhas de atuação, como o personal coaching e o life coaching. No primeiro caso, o trabalho se relaciona mais à personalidade e a aspectos emocionais do coachee — a pessoa que receberá apoio. Melhorar a autoestima, aumentar a confiança, superar episódios difíceis e alcançar metas individuais são alguns dos temas mais abordados.

O life coaching, por outro lado, é amplo e abrange tanto as esferas pessoais quanto aquelas relacionadas ao trabalho. Sua abordagem se baseia na premissa de que há uma conexão entre as áreas e de que ambas podem ser desenvolvidas a fim de obter mais resultados.

O coaching de carreira, enfim, ajuda a seguir um caminho profissional até chegar à liderança ou a se destacar na execução de um projeto, agregando valor a quem orienta.

Coaching de carreira para liderança

A gestão empresarial é repleta de desafios, e o treinamento personalizado ajuda a desenvolver o indivíduo por meio da percepção de suas forças e fraquezas. Assim, o papel do coach é auxiliar na compreensão de cada etapa pela qual seu cliente necessita passar para evoluir.

Aos profissionais que almejam chegar a um cargo de liderança, como ser gestor e trabalhar em uma multinacional, o coaching de carreira é uma boa oportunidade de receber críticas construtivas e detectar bloqueios que atrapalham os avanços. Com isso, são desenvolvidas as habilidades de líder, a fim de aprimorar as ações de pessoas capazes de agregar grupos com seu carisma.

Uma visão externa auxilia a melhorar competências, dá mais poder ao indivíduo e possibilita a adoção de uma postura positiva diante do que pode ser melhorado. Dessa forma, evitam-se atitudes como a acomodação, e cria-se um cenário favorável para a obtenção de mais resultados.

Recolocação no mercado de trabalho e coaching de carreira

Encontrar uma nova oportunidade na profissão pode ser um momento transitório difícil. Seja por demissão involuntária, desejo de mudar de área de atuação ou de ingressar em uma nova vaga, a recolocação no mercado de trabalho requer preparação e competências, tanto emocionais quanto financeiras.

Com o auxílio de coaching, é possível aumentar sua produtividade a fim de colocar novos projetos em execução. Após definir metas a curto, médio e longo prazo, o treinamento trabalha para melhorar o currículo e a apresentação do indivíduo, além de ajudá-lo a ampliar e a melhorar os seus relacionamentos de networking.

Outro aspecto bastante requisitado por quem está em recolocação no mercado e busca um coaching de carreira é o aconselhamento para entrevistas de emprego. Menos ansiedade e mais confiança colaboram a favor da oratória e dão respaldo diante de um novo possível empregador.

A fase de mudança, orientada pelo coaching de carreira, também pode representar a oportunidade de iniciar uma pós-graduação, como MBA e especialização, excelente ferramenta para aprimorar habilidades de gestão.

Orientação para carreira estagnada

Após longos anos no mesmo setor de mercado ou até na mesma empresa, vivendo diariamente uma rotina igual, é comum que alguns profissionais se sintam estagnados e, portanto, desmotivados com seu trabalho.

Para tanto, o coaching de carreira, como incentivo ao autoconhecimento e à autodescoberta, alia habilidades, valores e opções pessoais a novos métodos de pensar e de executar o trabalho. Por meio de redirecionamento dos rumos profissionais e superação de entraves que limitam o indivíduo, como estresse e falta de motivação, ajuda a ampliar habilidades e a tomar decisões importantes, tais quais pedir um aumento de salário.

De forma equilibrada e com base nas competências comportamentais de cada indivíduo, é possível evoluir e até alavancar a carreira.

Quando optar por um coaching de carreira e como fazer a escolha

Como comentado, diferentes motivações profissionais, como a evolução para um cargo de liderança, recolocação no mercado de trabalho e estagnação no emprego levam à procura por um coaching de carreira. Além delas, projetos isolados na rotina e novos desafios podem ser pensados em conjunto com esse profissional qualificado.

Por exemplo, se tiver recebido uma nova proposta e ainda estiver com dúvidas do impacto dessa decisão na sua vida, considere a contratação do serviço.

Para fazer a escolha, o essencial é conhecer bem as referências profissionais do coach, o que envolve informar-se sobre seu histórico para saber quão efetivo o auxílio será.

Além disso, vale tomar cuidado com promessas milagrosas, como garantias de felicidade e facilidade extrema de ganhar dinheiro em pouco tempo. Nenhum resultado surge da noite para o dia, e um trabalho bem feito passa por diferentes etapas até atingir sua evolução.

Por que investir na contratação do serviço

Um coaching de carreira permite que um profissional ajude você a trilhar caminhos mais assertivos no futuro. Com auxílio de alguém que tenha uma visão qualificada sobre suas iniciativas, além de uma percepção diferenciada, é possível enxergar erros que vinham sendo cometidos antes e, assim, direcionar suas ações a um caminho bem-sucedido.

A cada sessão, o coachee recebe um novo plano de metas e se mantém motivado, fortalecendo sua autoestima e confiança profissional. Além disso, o acesso a novos insights e a um planejamento estratégico, aliados a um trabalho de priorização de habilidades, edição de currículos, aprimoramento de comunicação em entrevistas de emprego e networking levam a um rumo de evolução em que se pode pensar além.

O coaching de carreira deve ser avaliado individualmente por cada pessoa, mas representa um apoio bastante positivo a quem deseja se desenvolver — não somente no âmbito profissional, como também no pessoal, a partir de um aprendizado capaz de refletir em mais aspectos de sua vida.

Está pensando em se desenvolver profissionalmente e, além do coaching de carreira, considera a alternativa de começar uma pós-graduação? Então leia nosso artigo com um checklist completo do que é importante considerar antes de tomar sua decisão!

Facebook Comments