A recolocação no mercado de trabalho é uma condição que pode ser agravada pela busca de novos desafios na carreira a problemas com salário e com a própria situação em que se apresenta a empresa. Seu retorno, entretanto, tem grandes chances de ser facilitado por uma pós-graduação.

As demissões, impulsionadas pela instabilidade financeira vivida pelo Brasil, estão entre os principais motivos responsáveis pela necessidade de um profissional se recolocar. A partir delas, porém, é possível buscar o crescimento e o equilíbrio emocional que dão a cada indivíduo as forças para aprender mais e se qualificar.

Encontrar uma nova vaga que se adapte às suas expectativas pode soar desafiador, ao início, mas há recursos capazes de auxiliar você, como a pós. Quer saber quais são as principais vantagens de investir nela para sua recolocação no mercado? Então continue a ler nosso artigo a seguir!

Avalie seus objetivos e trace um novo planejamento

Para decidir se é, de fato, o momento de investir em uma pós-graduação, experimente fazer um checklist com seus objetivos, prioridades e condições. Se após avaliá-lo tiver certeza de que é um passo importante para sua carreira, não hesite!

Uma forma de reconhecer a relevância da obtenção desse novo grau é considerar que ele pode ampliar e aprofundar seus conhecimentos na área a qual se dedicou durante a graduação. Quanto mais especializações tiver, mais ações pode realizar na nova empresa em que for contratado.

Depois disso, planeje-se para incluir o curso e as horas de estudo necessárias em sua nova rotina. Busque também informações específicas sobre instituições nas quais tenha confiança e procure conhecer a grade curricular da pós para ter certeza de que é uma boa alternativa.

Escolha o curso que melhor se adapta a você

Presencial, semipresencial ou a distância? Em qual período do dia? Com que dinâmica de aulas? Pós-graduação acadêmica ou profissional, como um MBA?

Todas as escolhas variam de acordo com seu perfil. Entre elas, vale a pena selecionar aquela em que as atividades sejam incluídas com mais facilidade em seu dia a dia, a fim de promover o aprendizado fundamental para se especializar.

Considere a disponibilidade para assistir às aulas, as horas de estudos, leituras e, naturalmente, o diálogo com sua turma e com o corpo docente do curso, o qual pode ser enriquecedor para seu posicionamento profissional.

Avalie as necessidades e carências do mercado

Independentemente da área de sua atuação, seja em humanas, exatas ou biológicas, é válido fazer uma pesquisa e identificar quais são as maiores demandas e carências que o mercado apresenta para se decidir sobre sua pós-graduação.

No setor de agronomia, por exemplo, profissionais que atuam com tecnologia e sustentabilidade têm sido mais cobiçados por grandes empresas que investem em inovação.

Que tal se aprofundar e obter os requisitos fundamentais para uma recolocação de sucesso?

Encare a pós-graduação como um diferencial no currículo

Para uma empresa que analisa sua candidatura pelo currículo, a pós-graduação demonstra a preocupação que apresenta com o aprimoramento de competências. Além disso, dá maior credibilidade ao diferencial que você pode agregar com seu conhecimento e experiências de estudos.

Um candidato pós-graduado é um candidato apto a sempre aprender mais e a investir em sua qualificação para retornar à empresa em que trabalha com inovação e soluções.

Ademais, o profissional vem de um ambiente em que o corpo acadêmico conta com pessoas experientes no mercado, capazes de agregar conhecimento para aprimoramento da prática.

Invista em seu aprendizado para a recolocação no mercado

Além de dar início a uma pós-graduação, vale a pena apostar em cursos complementares e na participação de palestras na área, responsáveis por incrementar seu conhecimento e reforçar a sua especialização.

Busque cursos online, webinários, participe de eventos em sua região e mantenha sempre seu networking ativo, a fim de aumentar a chance de ter contatos que possam auxiliar em sua recolocação profissional com boas indicações.

No mercado de trabalho, ter bons relacionamentos é uma ótima porta de entrada para mostrar a mais gente quanto conhecimento e potencial você é capaz de entregar.

Aprenda a ser um profissional mais produtivo

Use seu conhecimento para aperfeiçoar sua produtividade. Faça cronogramas, estipule metas para seus estudos e se beneficie do apoio de aplicativos, como Trello e Evernote, que organizam tarefas e fazem uma distribuição otimizada do tempo.

Para tanto, também é fundamental evitar distrações e praticar a atenção plena, como forma de se conectar com seus estudos e com os novos desafios de aprendizado aos quais se propõe.

Organize bem suas finanças

Em um momento de recolocação profissional, todo cuidado financeiro é necessário. Ainda que você já tenha se planejado anteriormente para viver essa fase de transição, vale a pena buscar alternativas de financiamento e poupar bastante, eliminando gastos superficiais de sua rotina.

Para melhorar a situação e garantir que você conclua a pós-graduação com sucesso, procure também investimentos de baixo risco e avalie se é válido encontrar um trabalho temporário ou uma forma de obter renda extra para ajudar a pagar pelo curso.

Ao pós-graduando, há oportunidades de dar aulas particulares, fazer a revisão de trabalhos acadêmicos ou atuar como redator freelancer, o que também aperfeiçoa a técnica de escrita para aplicá-la aos projetos do curso.

Mostre que você deseja crescer

Quando se vive um momento de recolocação profissional, é imprescindível mostrar que você não é um indivíduo estagnado e dispõe dos conhecimentos teóricos e tecnológicos necessários para avançar em sua carreira.

A pós-graduação, além de posicionar o profissional em uma vaga melhor, pode abrir as portas para quem deseja iniciar um novo negócio. Não à toa, a experiência e o conhecimento que proporciona geram novas oportunidades e perspectivas.

Considerada um período de experiências e de reflexão, a recolocação no mercado pode ser encarada como o impulso necessário para dar início a uma pós-graduação e se especializar em sua área. A partir daí, com dedicação, é possível obter sucesso em uma nova jornada profissional, repleta de desafios e conquistas.

Está em um momento de recolocação e ainda tem dúvidas se é a hora certa para investir em uma pós-graduação? Quer compartilhar sua experiência conosco? Então deixe um comentário abaixo!

 

Facebook Comments