Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

A pós-graduação é um investimento que tem como principal objetivo ajudar a alcançar novos patamares na sua carreira. No entanto, não basta fazer qualquer curso; é preciso escolher bem o direcionamento. Essa decisão afeta os caminhos profissionais que vão se abrir após o curso.

Você sabe quais são os principais pontos a considerar na hora de decidir a ênfase da pós que quer fazer? Nós preparamos algumas dicas para ajudar e você ainda vai entender melhor como a escolha está relacionada ao seu futuro na carreira. Confira!

O que é a ênfase da pós

Se você nunca tinha ouvido esse termo, vamos explicar brevemente o que significa “ênfase”. Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que a pós-graduação de que estamos falando é lato sensu; especificamente, as especializações. Você pode encontrar especializações nas mais diversas áreas, como Agronomia, Direito, Engenharia e Administração.

Em um curso de especialização, que dura em média dois anos, são abordados inúmeros tópicos; no entanto, um deles pode receber mais atenção. Além disso, uma especialização pode oferecer várias ênfases distintas.

Vamos usar o exemplo da pós em Administração, que pode ter ênfase em finanças, recursos humanos, marketing e projetos, entre outras. Cada uma apresenta mudanças na grade de disciplinas, de maneira que as matérias ligadas diretamente à ênfase escolhida tenham maior peso ao longo do curso.

A relação entre ênfase da pós e carreira

Ao escolher a ênfase da pós, você definirá quais assuntos, dentro daquela área, vai estudar mais de perto. Assim, pelo menos na teoria, você se torna mais qualificado para assumir cargos ligados diretamente à ênfase do seu curso.

Também é isso que os recrutadores vão pensar quando você estiver participando de um processo seletivo. Dessa forma, ao escolher a ênfase da pós, também está selecionando para quais vagas terá (ou não) uma vantagem competitiva.

Em um processo seletivo para finanças, um profissional que fez pós em Administração com ênfase em finanças vai ter mais visibilidade do que outro que fez a mesma pós, na mesma instituição, mas com ênfase em marketing. É por isso que, antes de fazer a escolha, você precisa ter em mente qual tipo de vaga, para qual tipo de cargo, desperta seu interesse. Esse é um dos pontos a considerar. Que tal ver mais alguns?

Dicas para escolher a ênfase da pós

Conheça seus objetivos profissionais

A primeira dica, como você já viu, é ter em mente quais são seus objetivos profissionais. A escolha da ênfase vai aproximá-lo de algumas vagas e cargos e, inevitavelmente, afastá-lo de outros. Por isso, é muito importante fazer sua escolha considerando como a pós pode ajudar a alavancar sua carreira. Além disso, não pense apenas na sua situação e metas imediatas, mas aonde você quer chegar em longo prazo.

Observe as demandas do mercado de trabalho

Outra dica importante é observar as demandas do mercado de trabalho para escolher uma ênfase da pós que abra mais portas. Áreas novas geralmente apresentam uma competição menor no mercado, o que significa que os profissionais mais ágeis em buscar qualificação têm boas chances de se alocar nelas.

Um exemplo atual é a área de Governança e Compliance, que recebe cada vez mais atenção das empresas, devido ao estabelecimento de regulamentações mais rígidas e à crescente fiscalização. Por outro lado, ainda não conta com um grande número de profissionais especializados. Assim, é uma excelente aposta para desenvolver uma carreira.

Leve seus interesses em consideração

Embora a pós-graduação não seja tão longa quanto a graduação, ainda é um curso de duração razoável. Se escolher uma ênfase da pós que, no fundo, você acha desinteressante, pode ser muito difícil chegar ao fim e pegar seu diploma.

Esse é um dos problemas que levam alunos a abandonar o curso. Então, para aumentar suas chances de sucesso, além de pensar na carreira e no mercado de trabalho, considere também seus interesses pessoais.

Analise seu currículo

Por um lado, muitas pessoas aproveitam a pós-graduação como uma opção para mudar, um pouco ou totalmente, o rumo da carreira, sem precisar fazer uma segunda graduação. Por outro, também é possível usá-la para aprofundar-se ainda mais no caminho que você já vem traçando.

Se essa segunda alternativa for o seu caso, você precisa escolher uma ênfase que faça sentido em relação ao seu currículo. Então, olhe para ele e observe a sua linha de experiência e formação anterior. Reflita: para qual direção a linha aponta? E qual ênfase está mais alinhada com essa direção?

Considere sua disponibilidade para estudar

Mesmo em uma única instituição, cursos de pós-graduação com ênfases distintas estão sujeitos a diferentes cargas horárias, que estão ligadas ao programa do curso. Além disso, também apresentam variações na frequência e duração das aulas, que dependem de questões burocráticas, como a disponibilidade dos professores. Assim, certa ênfase pode ter aulas todos os sábados, enquanto outra tem aulas à noite durante a semana, e outra tem aulas apenas quinzenalmente, por exemplo.

Você precisa levar esse fator em consideração pois, dependendo da sua disponibilidade para estudar, uma ênfase da pós pode se ajustar melhor à sua rotina. Afinal de contas, a pós-graduação não pode ser incompatível com suas outras atividades importantes, incluindo tempo com a família e o próprio trabalho.

Avalie a reputação da instituição

Diferentes instituições apresentam diferentes opções de ênfase da pós, e você pode ficar tentado a estudar em determinada instituição por causa dos cursos que ela oferece; porém, tome cuidado! Mesmo que a ênfase pareça muito interessante, se a Instituição de Ensino Superior (IES) não tiver uma ótima reputação, é muito arriscado assumir um compromisso que envolva seu tempo e dinheiro.

Assim, uma boa pós depende mais do que a escolha certa da ênfase; ela também é resultado de professores qualificados, infraestrutura e atividades extracurriculares para os alunos. E como você vai saber se uma instituição tem boa reputação? Algumas alternativas são: conversar com alunos e ex-alunos; pesquisar comentários na internet e verificar a situação do curso no portal do MEC.

Não há dúvida de que existem muitos motivos para fazer uma especialização e, agora, você está mais próximo de acertar na escolha da ênfase da pós.

Que tal ajudar outras pessoas que também precisam tomar essa decisão? Leve esse conteúdo a outros profissionais que querem fazer pós-graduação e ainda não sabem qual é a ênfase ideal para sua formação e carreira. É fácil: basta compartilhar este post nas redes sociais!

 

Facebook Comments