Não é segredo que, no mercado de trabalho atual, a formação continuada se transformou em um requisito. Quem espera obter sucesso na carreira apenas com o diploma do ensino superior precisa rever seus planos. Afinal, o aumento da competitividade faz com que as empresas estejam cada vez mais seletivas. Esse é um dos principais motivos que fazem os profissionais buscarem o MBA em gestão de pessoas.

Esse e outros cursos de pós-graduação são bastante visados por quem deseja ter um diploma a mais para enriquecer o currículo. Entretanto, esse objetivo nem sempre é alcançado, principalmente se a pessoa não tem clareza sobre o que o empregador espera de alguém com essa formação.

Assim, não basta fazer uma pós, é preciso alinhá-la com suas metas profissionais e com as exigências do mercado. Quer saber mais sobre isso? Confira as informações deste post!

Para quem o MBA em Gestão de Pessoas é destinado?

Esse é o primeiro dado que você precisa conhecer para decidir pelo curso. Em geral, os profissionais que mais têm procurado o MBA em gestão de pessoas são aqueles que trabalham — ou desejam atuar — com o gerenciamento estratégico de recursos humanos (RH) nas empresas.

Tradicionalmente, os profissionais com formação em RH ou Psicologia são os que mais se interessam por essa pós-graduação. Entretanto, o campo está se ampliando bastante e atraindo gestores de outras áreas, assim como analistas, empresários e consultores de negócios.

Essa mudança indica que já se consolidou a ideia de que as pessoas são os elementos mais estratégicos dentro de uma organização. Para cortar custos, aumentar produtividade, alcançar bons resultados no marketing e aperfeiçoar qualquer processo empresarial, os recursos humanos são necessários.

Dessa forma, esse ponto deixou de ser gerenciado como algo operacional e passou a ser visto de maneira mais tática dentro do negócio. Para compreender e tocar um empreendimento, é preciso saber como liderar pessoas. E o curso de MBA na área é voltado para os gestores que já descobriram esse diferencial e querem explorar as oportunidades que ele traz.

“O MBA em Gestão de Pessoas é destinado para profissionais da área de gestão de pessoas de nível mais tático e estratégico, não mais com foco na área operacional, e em todos os níveis de gestão. Não há uma profissão específica para quem ele seja destinado, uma vez que todos trabalham com pessoas em qualquer nível da organização. O MBA não é restritivo a um nível ou função. É um curso muito abrangente”, explica o professor da UCEFF Éderson Tomasi da Silva.

Quais habilidades e competências são desenvolvidas no curso?

Quem procura uma pós-graduação não está preocupado apenas em adquirir conhecimentos, mas quer saber, de forma prática, como alcançar melhores resultados depois do curso. Por isso, é essencial pensar em como as matérias discutidas vão tornar você mais competente para exercer as funções que deseja.

Mais do que o diploma ou o renome da instituição onde ele foi emitido, o mercado de trabalho quer conhecer as habilidades que você desenvolveu e sua capacidade de usá-las em favor da empresa. Nesse sentido, o MBA em gestão de pessoas é uma ótima escolha, pois agrega um grande valor ao profissional.

No curso, o estudante amplia sua visão, desenvolvendo um olhar mais estratégico dos negócios, além de aperfeiçoar suas competências de liderança, comunicação e relacionamento interpessoal. Também aumenta sua capacidade de refletir, argumentar e persuadir pessoas a fim de integrar os recursos humanos da empresa às exigências e mudanças do mercado.

Para desenvolver essas habilidades e competências, o profissional estará em contato com diversos conteúdos relevantes para a sua prática, como:

  • administração de conflitos;

  • desenvolvimento de material intelectual;

  • desenvolvimento e manutenção de equipes;

  • e-learning;

  • empreendedorismo;

  • gestão da responsabilidade social e ambiental;

  • identificação e retenção de talentos;

  • marketing pessoal;

  • metodologia da pesquisa;

  • metodologia do ensino superior;

  • regulamentação das relações trabalhistas;

  • relacionamento inter e intrapessoal;

  • remuneração e produtividade;

  • segurança no trabalho.

O que o MBA pode agregar para sua carreira?

Com tantos diferenciais, o curso de gestão de pessoas, sem dúvida, amplia o leque de possibilidades profissionais para quem o conclui. A capacitação nessa área está sendo cada vez mais valorizada pelas empresas, que buscam aproveitar as vantagens de um gerenciamento estratégico dos seus recursos humanos.

Quem se forma no MBA em gestão de pessoas alcança um novo valor diante dos empregadores. Sua habilidade permite economizar tempo e recursos nas atividades técnicas e focar a energia nos aspectos que precisam, de fato, ser geridos com mais inteligência. Logo, a capacidade de distinguir os níveis operacionais e táticos gera ótimas oportunidades para o profissional.

“Há uma ampliação do leque de possibilidades de onde o profissional pode atuar na organização, do quanto pode contribuir no desempenho de tarefas do dia a dia. O MBA abre a visão desse profissional, que passa a enxergar o que é fundamental ou não de ser gerido e administrado, para determinar aquilo que deve crescer na organização”, destaca Éderson Tomasi da Silva.

O curso também oferece uma grande vantagem para quem planeja abrir o próprio negócio. Seja trabalhando para si ou fazendo parte de uma organização, o profissional enriquece as práticas da empresa com seu perfil de liderança e seu faro para integrar as pessoas aos cargos que mais incentivem seus pontos fortes.

Especialistas nessa área se tornam colaboradores indispensáveis às empresas. Afinal, eles se capacitaram para ter uma visão sistêmica da organização, identificando necessidades e aplicando ferramentas e processos que garantem melhores resultados. As competências de liderança, comunicação e olhar estratégico fazem a diferença em qualquer local de trabalho.

Se o quadro de colaboradores é o maior patrimônio de um negócio, o profissional responsável por gerir esse campo é um dos principais personagens de uma empresa. Esse contexto não tem grandes mudanças nem mesmo em períodos de crise econômica. Ao contrário, quando enfrenta problemas, a empresa depende ainda mais de estratégias acertadas na gestão de pessoas.

O que as empresas esperam de um profissional com essa qualificação?

Depois de conhecer as vantagens que o MBA em gestão de pessoas gera para a sua carreira, é importante pensar nas expectativas do mercado em torno dessa especialização. Como falamos no início do post, escolher um curso apenas para aumentar a pontuação do currículo não é a melhor decisão.

Para conquistar sucesso como gestor de pessoas, as habilidades desenvolvidas na formação devem estar alinhadas aos seus objetivos profissionais e ao que a empresa vai exigir de você. A meta principal de um empreendedor ao contratar um especialista é otimizar os processos e alocar os recursos humanos de forma estratégica, conquistando melhores resultados nas equipes.

“Hoje em dia, são poucas empresas que conseguem trabalhar aumento de receita. É necessário diminuir gastos otimizando processos, gastos com mão de obra, com recursos não necessários. Muitas organizações têm retrabalho, repetição de processos dentro da empresa, porque eles não estão bem alinhados. Há gastos com gestão desnecessários, sistemas de acompanhamento e ferramentas de subterfúgios de gestão que agregam mais custos do que resultados”, ressalta o professor Éderson Tomasi da Silva.

Selecionar bons colaboradores, gerir a motivação e conseguir aperfeiçoar as relações entre eles são técnicas que diminuem o desperdício e trazem mais retorno financeiro para a organização. Assim, o gestor de recursos humanos tem grande potencial para reduzir custos e aumentar resultados. É exatamente isso que se espera dele.

Percebeu como o MBA em gestão de pessoas agrega valor tanto para o profissional quanto para o lugar que o contrata? A pós-graduação na área é interessante para todos que atuam em cargos gerenciais e precisam liderar pessoas, nos mais diversas setores das empresas.

E então, este post ajudou você? Assine a newsletter do blog e acompanhe publicações relevantes como esta!

Facebook Comments