Se você tem entre 15 e 25 anos de idade, certamente já nasceu conectado à tecnologia. De fato, a internet trouxe muitas facilidades e entre elas estão os aplicativos de estudo.

Os estudantes, antigamente, ficavam presos aos livros e apostilas, enquanto as novas gerações têm acesso a esses conteúdos na palma da mão — principalmente utilizando um notebook, tablet ou smartphone, que se tornaram ótimas ferramentas de aprendizado.

Mas você sabe utilizá-los da melhor forma possível? Então, confira o post a seguir para conhecer as suas vantagens e algumas indicações de bons aplicativos para baixar!

Como os aplicativos de estudo podem facilitar sua vida?

Se você ainda não pensou nessa possibilidade, comece a considerar que alguns aplicativos podem se tornar os seus melhores amigos na hora de estudar. De um modo prático e eficaz, diversos conteúdos são disponibilizados para atender às necessidades dos estudantes.

Quem está se preparando para o vestibular, por exemplo, deve aproveitar essa chance de ter mais um meio de aprendizado disponível a qualquer hora para tirar dúvidas, lembrar de um dado importante ou simplesmente aprender um novo método de estudo.

Pensando nisso, veja a seguir a nossa seleção de aplicativos que podem ser bem úteis para o seu dia a dia.

1. Para se organizar: Aprovado

O foco desse aplicativo é ajudar na organização dos estudos. Ele é gratuito e está disponível para iOS e Android — além de uma versão para web.

Aprovado permite que o usuário liste as matérias a serem estudadas, o peso de cada disciplina nas provas, seu nível atual de conhecimento, a quantidade de questões do exame, entre outras informações.

A partir desses dados, ele cria um cronograma de estudos, informando o tempo que você precisa dedicar para cada matéria e as atividades que tem pela frente. Além disso, é possível registrar suas horas de dedicação, gerando gráficos dentro do próprio app para que você possa acompanhar o seu progresso.

2. Para reforçar os conteúdos: Khan Academy

Não adianta nada ter um planejamento maravilhoso se você não colocar a mão na massa, certo? Nesse caso, a Khan Academy pode ajudar, trazendo uma grande quantidade de aulas sobre diferentes assuntos, como Matemática, Física, Química, Biologia, entre outros.

Os vídeos simulam aulas tradicionais, com explicações feitas na lousa. Basta procurar pelo assunto de interesse e navegar pelas lições seguindo a sua ordem de preferência.

Há, também, um sistema que permite que o usuário acumule pontos ao completar as lições — com o intuito de estimular ainda mais os estudos.

Esse projeto tem como missão oferecer educação de qualidade para todos de forma mais acessível. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que atua no mundo todo, aceitando doações e trabalhos voluntários. Com certeza, vale a pena conhecer!

3. Para praticar: Estuda.com

Resolver listas de exercícios é uma boa dica para quem quer colocar em prática os conhecimentos adquiridos e ganhar experiência na resolução de questões. É ainda uma maneira de treinar como você lida com o tempo de prova.

Em vista disso, a proposta do app Estuda.com é focar justamente na preparação para o ENEM e outros vestibulares. Além de questões de provas antigas, há simulados exclusivos e a oportunidade de participar de desafios, assistir videoaulas, montar grupos de estudos, entre outros.

Todas as disciplinas do Ensino Médio são abordadas, sendo que, dentro de cada uma, é possível especificar os assuntos que você tem maior interesse no momento. No final, é possível acompanhar quantas questões foram completadas, a porcentagem de aproveitamento e a comparação com a média de todos os usuários.

Disponível para iOS e Android.

4. Para melhorar sua redação: Nota 1000 (2017)

Sua preocupação é com a redação? Então, confira o app Nota 1000 (2017), que é uma plataforma online para ajudá-lo a escrever ainda melhor nas provas — por enquanto, está disponível para Android.

Atualmente, é o único aplicativo que corrige gratuitamente as redações dos usuários, enviando a correção comentada (no modelo do ENEM) por e-mail no prazo de três dias.

Além do mais, frequentemente você recebe dicas e propostas de temas para escrever. É possível ainda utilizar o bate-papo do app para trocar ideias com outros estudantes.

Vale lembrar que existem outras opções que oferecem o mesmo tipo de serviço (como o Redação Nota 1000), mas que cobram por isso. Normalmente, você pode baixar esses apps de forma gratuita e adquirir um plano para receber as correções.

5. Para ler: Xodo PDF Reader

Hoje em dia, você pode encontrar muitos materiais de estudo de alta qualidade na internet — especialmente livros e apostilas em formato PDF. No entanto, imprimir tudo acaba sendo caro e ocupando muito espaço, além de ser ruim para o meio ambiente.

Por isso, vale contar com o leitor de PDF XODO, para não precisar imprimir mais nada! Disponível para todas as plataformas — incluindo uma versão para a web e até uma extensão para o Chrome —, ele é gratuito.

Outra vantagem é que ele permite que você faça tudo o que faria em uma folha de papel. É possível sublinhar ou destacar trechos, riscar palavras e também criar anotações e desenhos nos documentos.

É ótimo para quem gosta de ler e sente falta de fazer observações ou marcar a resolução dos exercícios nas margens dos livros. E, ao final, você escolhe se quer apagar tudo ou salvar as alterações realizadas.

6. Para ampliar o vocabulário: Dicionário da Língua Portuguesa

No meio da sua leitura apareceu uma palavra que você não conhece? Abra o app Dicionário Língua Portuguesa! Um dos modelos mais conhecidos é o da Editora Porto, que está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Ele pode se tornar um apoio importante aos estudos para o ENEM e outros vestibulares. O aplicativo reconhece verbos, substantivos e adjetivos na forma flexionada. Apresenta também a definição de locuções, de expressões idiomáticas e o significado de todas as palavras (incluindo a etimologia).

Para oferecer ainda mais praticidade, você pode favoritar alguns verbetes para não esquecer ou conferir a palavra do dia para aumentar o seu vocabulário para as provas!

7. Para se concentrar: Selfcontrol

Você tem todas as ferramentas para estudar no seu smartphone, mas será que tem a força de vontade para ignorar as notificações do Facebook, Instagram e WhatsApp? É para isso que o app SelfControl foi criado.

Ele está disponível gratuitamente para iOS, mas, se você usa um aparelho Android, pode usar o app Cold Turkey, que é bem parecido.

A proposta desse tipo de aplicativo é bloquear — por um certo período — o acesso a outros apps e sites que podem distrair você e tirar seu foco dos estudos. Assim, sua concentração aumenta e seu tempo rende mais.

Mas atenção para a dica: justamente para evitar que você caia em tentação, depois de ativar esses apps, não é tão fácil desativá-los!

8. Para aprender outro idioma: Duolingo

Também disponível nas plataformas principais (Windows PhoneAndroid e iOS), o Duolingo é considerado um dos melhores apps para aprender outra língua de forma simples e intuitiva. As opções oferecidas atualmente são inglês, espanhol, francês e alemão.

É gratuito e ideal para aproveitar o seu tempo para aprender algo novo, incluindo diversas questões de conversação, compreensão, tradução e múltipla escolha. Cada lição tem um formato de jogo, em que o usuário deve evitar erros para não perder suas “vidas”.

E vale mesmo a pena utilizá-los?

Provavelmente você já escutou algum conselho do tipo “você deveria largar esse celular e começar a estudar mais”. Realmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas e dependentes dos smartphones e outros dispositivos móveis.

Por isso, a eficácia dos aplicativos para os estudos costuma ser uma dúvida comum, sobretudo para muitos pais e professores. Contudo, a grande questão é apenas saber aproveitá-los da melhor forma possível. Veja a seguir o que eles podem fazer por você.

Melhorar a sua produtividade

Ao facilitar o seu aprendizado, consequentemente, a sua produtividade é favorecida — já que você consegue estudar mais conteúdos em menos tempo. Isso é um fator essencial para estudantes que ainda estão cursando o Ensino Médio ou já possuem uma atividade profissional.

Conciliar o trabalho com os estudos nem sempre é fácil, principalmente quando há uma prova importante como o ENEM ou outro vestibular em vista. Aliás, mesmo para quem não trabalha é um grande desafio, pois são muitas as informações que devem ser fixadas.

Portanto, nada melhor do que ser mais produtivo na sua rotina de estudos, não é mesmo? Por isso, é bom contar com os apps que favorecem a sua organização e ainda evitam que você gaste muito tempo procurando por materiais.

Aperfeiçoar o seu domínio das ferramentas

Não tenha dúvidas de que um bom profissional, hoje, precisa dominar as principais ferramentas tecnológicas. É claro que, em algumas áreas, é necessário saber lidar com plataformas específicas, mas, de toda forma, você deve saber se virar com o básico.

Sistemas operacionais, softwares, redes sociais e aplicativos fazem parte do cotidiano da grande maioria das pessoas — independentemente de qual segmento elas atuam. Logo, não adianta se tornar um avesso às tecnologias — e o contato pode, sim, ser benéfico (lembrando que também não precisa ser exagerado).

Favorecer sua capacidade de concentração

Os aplicativos favorecem ou tiram a sua capacidade de concentração? Depende de como você os utiliza. Inclusive, vimos que existem opções exatamente para impedir que você se distraia facilmente com as notificações das redes sociais, por exemplo.

As distrações sempre existiram e sempre vão existir. Se não for o celular, pode ser a televisão ligada, o videogame, o telefone de casa tocando, alguém conversando por perto ou até um passarinho passando pela janela. No fim das contas, depende muito mais de como você lida com isso e o quão focado você está nos seus estudos. 

Conhecer outras técnicas de aprendizado

Às vezes, temos certa dificuldade em aprender determinados assuntos da forma como a professora ensinou em sala de aula. Afinal, cada um possui um jeito de enxergar as coisas — e isso influencia na maneira de transmitir os conhecimentos.

Sendo assim, uma vantagem de diversificar suas fontes de estudo é conhecer outras técnicas de aprendizado. Talvez, assistindo a uma videoaula com uma abordagem diferente sobre o mesmo tema, você consiga captar a mensagem bem mais fácil — acredite, isso acontece com diversas pessoas.

Tirar dúvidas de forma rápida

Você já passou pela situação não ter ninguém por perto para esclarecer uma dúvida que surgiu sobre determinado assunto, enquanto estudava? Na escola, temos os nossos professores à disposição, mas, em casa, a internet pode ser a única salvação.

Então, vale aproveitar que muitos aplicativos possuem essa função e permitem que você converse com outras pessoas — alguns até facilitam o acesso a professores especializados em cada matéria.

Aprender nas horas vagas

Ainda que os apps também sejam uma forma de distração, eles podem fazer com que você aproveite até os momentos de relaxamento para aprender.

A disponibilidade 24 horas por dia (contanto que você esteja com bateria e conectado à internet, claro) gera novas oportunidades. Por exemplo, quando você está no trânsito, nem sempre os seus livros e cadernos estão por perto. Mas basta pegar seu smartphone para aproveitar o tempo parado e relembrar algum conteúdo.

Até mesmo o Instagram, o Facebook e o Twitter podem ser úteis nesse sentido — basta seguir bons perfis e, enquanto você vê o que seus amigos estão postando, conseguirá receber dicas valiosas.

Servir de motivação

Há alguns anos, quando falavam que alguém estava estudando muito para o vestibular ou para um concurso público, por exemplo, era fácil imaginar uma pessoa com a cabeça enfiada nos livros o dia todo, não é verdade? 

Inevitavelmente, essa rotina se torna cansativa e desgastante. Por isso, a dinâmica diferenciada que é oferecida pelos aplicativos permite que você aprenda e teste os seus conhecimentos de forma mais descontraída e leve — o que é capaz de deixar você mais motivado para estudar por horas seguidas.

O que mais importa é saber aproveitar os melhores recursos que essas tecnologias têm para oferecer! Baixar os aplicativos certos pode fazer toda a diferença no resultado dos seus estudos e das suas conquistas acadêmicas e profissionais.

Gostou das nossas dicas de aplicativos de estudo? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e indicá-los também para os seus amigos? Boas indicações são sempre bem-vindas!

Facebook Comments