Investir em canais do YouTube para estudar para o Enem pode ajudar muito na hora da prova. Afinal, existem muitos conteúdos a serem assimilados e ainda há a pressão para obter bons resultados.

Além do mais, essa é uma forma de evitar que a rotina de estudos fique tão monótona e cansativa, já que você não precisa ficar debruçado nos livros o dia todo. Assistindo aos vídeos, é possível revisar os assuntos, tirar suas dúvidas e ainda aprender novas dicas.

E você, já sabe como incluir essa alternativa no seu dia a dia? Confira, a seguir, alguns dos melhores canais para estudar para o Enem!

1. YouTube Edu

Desde 2013, o próprio YouTube oferece em sua plataforma milhares de vídeos educacionais, divididos por temas dentro das disciplinas — como Matemática, Português, História, Inglês, entre outras.

O projeto YouTube Edu funciona em parceria com a Fundação Lemann e apresenta uma curadoria de videoaulas feita por professores e especialistas nos assuntos. A ideia é facilitar os estudos dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, acompanhando a evolução das tecnologias sem substituir a importância do profissional da educação.

Os estudantes que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também podem contar com conteúdos específicos para a prova — inclusive, são divulgadas datas de “aulões”, transmitidos ao vivo pela plataforma.

2. Descomplica

Seguindo o mesmo conceito, o Descomplica é outra opção para o aluno que vai fazer o Enem ou outras provas de vestibulares. O canal apresenta mais de 20 mil aulas gravadas, além das que acontecem ao vivo e monitorias online.

Há, ainda, a possibilidade de comprar pacotes pelo site para fazer cursos intensivos, que focam mais em redação ou em provas mais concorridas, como normalmente acontece na área de Medicina, por exemplo.

Com mais de um milhão e meio de pessoas que já passaram pela plataforma, a empresa informou que, em 2016, seus alunos conseguiram aumentar a nota do Enem em até 106 pontos.

3. Me Salva!

Como o próprio nome indica, a ideia do negócio é realmente servir como uma salvação para os estudantes que estão buscando um bom resultado no Enem. No site da plataforma, as aulas já foram assistidas mais de 170 milhões de vezes — número que muda a cada minuto.

Apesar de o canal Me Salva! ser mais focado em estudantes do Ensino Médio, também há alguns conteúdos voltados para o Ensino Superior — sobretudo nas áreas de Engenharia, Saúde e Negócios.

Assim como outras plataformas, o site também oferece alternativas como correção de redação, monitorias ao vivo, resolução de exercícios, simulados interativos e planos de estudo personalizados. Vale a pena ainda acompanhar o blog do Me Salva! para manter-se cada vez mais informado.

4. Omatematico.com

Matemática e Física são duas disciplinas que muitas pessoas têm dificuldades. Pensando nisso, o professor Fernando Grings aproveitou sua experiência de mais de 30 anos no ramo para disponibilizar vídeos sobre o assunto, abrangendo desde os temas aprendidos no Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

As pessoas que estão se preparando para concursos também podem contar com a ajuda das videoaulas em temas como Estatística, Matemática Financeira, Cálculo Integral e Diferencial.

canal é aberto e basta acessá-lo no YouTube para assistir às aulas, que estão separadas por assunto como funções, equações, conjuntos numéricos, logaritmo etc. Há também a possibilidade de contratar aulas de reforço pelo site.

5. Vestibulândia

Outro canal dedicado a facilitar a vida dos estudantes do Enem, vestibulares ou concursos públicos é o Vestibulândia — ou Nerckie, apelido do professor e nome pelo qual o canal é conhecido no YouTube.

Segundo os administradores, o objetivo é conseguir proporcionar aos alunos brasileiros um acesso mais justo às faculdades, propagando a educação, inclusive como forma de promover mudanças sociais no país.

Para isso, eles reúnem vídeos explicativos com mais de 80 milhões de visualizações e tratam, principalmente, de Matemática — com o intuito de desmistificar as dificuldades que os alunos têm com essa disciplina.

6. Aulalivre

O Aulalivre é focado nos conteúdos que mais caem no Enem, para ajudar os estudantes inscritos na prova a conquistarem uma boa aprovação. Além das videoaulas, há outras opções, como monitorias, correção de redação, aulas ao vivo, entre outras — que podem ser acessadas ao adquirir os planos da plataforma.

canal no YouTube é uma ótima alternativa de aula para o Enem, já que é bem atualizado e não fica restrito aos temas comuns das disciplinas. Há muitos vídeos sobre assuntos variados e relevantes, como a doação de órgãos no Brasil e cyberbullying, por exemplo.

Ou seja, além de ficar atento aos principais conteúdos que caem nas provas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, você também tem a chance de conhecer melhor algumas questões que podem aparecer na prova ou servir de tema para a redação — o que certamente contribui para embasar suas ideias.

7. Débora Aladim

Com uma proposta um pouco diferente, a ideia desse canal surgiu quando a estudante Débora Aladim fazia resumos de História para seus colegas de sala e acabou atingindo um público maior.

Hoje, ela já tem quase 1 milhão de inscritos e mais de 35 milhões de visualizações, apresentando vídeos que focam em tópicos de História, Redação e algumas dicas:

  • como estudar mais em menos tempo;
  • como argumentar nas redações do Enem;
  • como fazer um cronograma de estudos;
  • como estudar o que você não gosta;
  • como administrar o tempo de prova do Enem.

É um canal mais descontraído, mas não deixa de ser útil para o estudante. Débora ainda traz alguns convidados para falar sobre a vida dos vestibulandos, os tipos de profissões e outras curiosidades.

8. Biologia Total com Prof. Jubilut

Até mesmo quem já está na faculdade ou é um profissional formado se beneficia com os vídeos do conhecido canal Biologia Total com Prof. Jubilut. O professor tem um jeito descontraído e didático de ensinar a ciência da vida, contextualizando os assuntos com temas da atualidade. Quem acompanha seu canal se torna, carinhosamente, um Jubialuno.

9. Química Simples

Como o próprio nome sugere, o Química Simples se propõe a ensinar o assunto de forma descomplicada, em que rir e aprender também fazem parte do processo. Quem comanda o canal são os professores Pavanelli e Arthur.

Os conteúdos são divididos em playlists: Química Geral, Orgânica, Físico-Química, além de subtítulos dentro dessas playlists. Lá você encontra toda a matéria do Ensino Médio, em vídeos rápidos de até dez minutos.

10. Inglês com Séries

Aí está um canal que você pode unir o aprendizado a uma bela panela de pipoca. O Inglês com Séries ensina a língua mais requisitada do planeta a partir de trechos de séries populares da TV, como Friends, How I Met Your Mother e Game of Thrones, por exemplo.

Funciona assim: cada vídeo analisa uma cena com diálogos e, antes de fazer a análise, o canal explica do que se trata a cena. Então, são mostradas as legendas em português. Depois, a mesma cena com as legendas em inglês. Por fim, é feita a análise de cada frase, com explicações e exemplos.

11. Redação e Gramática Zica

A Professora Pamba é a responsável por apresentar os vídeos divertidos do Redação e Gramática Zica. A proposta do canal é tornar a matéria mais leve e prazerosa, com conteúdos divididos em categorias como Texto, Redação, Linguagens, Gramática e Semântica.

Tudo o que você ler vai ajudá-lo a ter ideias mais criativas, argumentos mais assertivos e uma escrita mais fluida, sem grandes erros gramaticais. E nunca é demais lembrar: a redação é a etapa do Enem com maior peso na prova, representando 20% da nota final.

Por isso é tão importante ser curioso e aprender sobre tudo, e não apenas sobre redação e gramática. Sem falar que a curiosidade é uma das habilidades do profissional do futuro. Assim, aproveite a época de estudo para desenvolver essa competência, pois você vai se beneficiar não só agora como também na sua vida profissional.

12. Ponto em Comum

Por que os Aliens voltaram? Cadê o joelho dos pinguins? Por que você nunca viu bebês pombos? Essas são algumas questões que Davi Calazans responde em seus vídeos no canal Ponto em Comum.

O Ponto em Comum une ciência e curiosidade, com perguntas intrigantes, e faz parte da boa leva de canais para estudar para o Enem. Você pode conferir um vídeo novo todas as quartas-feiras.

13. ReVisão

O reVisão é um canal que trata sobre diferentes temas, desde fatos históricos até curiosidades. Você tem a possibilidade de navegar por centenas de vídeos, de assuntos que vão desde a Grécia Antiga até a diferença entre o que é gosto e sabor.

Quem faz o canal é uma produtora de conteúdo audiovisual, em parceria com professores e alunos. E todas as segundas-feiras tem vídeo novo por lá.

Aproveite todos esses canais para estudar para o Enem

Não perca tempo: aproveite a gama de possibilidades que está à sua disposição para estudar e aumentar seus conhecimentos. Mesmo que seus dias sejam corridos e você não tenha muito tempo para os estudos, com esses vídeos, você tem a chance de assistir onde e quando quiser, e o melhor: sem gastar nada com isso.

Além desses canais, há inúmeros outros que podem ajudar você nessa fase de preparação para o Enem ou em qualquer prova. O ideal é encontrar aquele com o método de ensino com o qual você mais se identifica, para que possa aproveitar as dicas e melhorar cada vez mais a sua produtividade e os seus resultados.

E aí, gostou de conhecer melhor as opções de canais para estudar para o Enem? Além de considerar essa ferramenta para incrementar os seus estudos, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e levar essas dicas para os seus amigos!

Facebook Comments