“Quais são os melhores MBAs para eu fazer?” — essa é uma dúvida que tem se tornado cada vez mais recorrente entre os profissionais que buscam uma promoção ou mesmo uma recolocação dentro do mercado. Afinal, para ter um perfil competitivo, atualizado e com alta performance apto a ocupar cargos de gerência nas organizações, é preciso investir continuamente nos estudos.

Pensando nisso, fizemos este post para explicar as vantagens de investir nesse tipo de pós-graduação e, de quebra, listarmos algumas das melhores alternativas de cursos que vão ampliar sua capacitação profissional. Acompanhe e fique por dentro da nossa seleção!

Por que fazer um MBA é fundamental para alavancar minha carreira?

Fazer um Master Business Administration (MBA) é um divisor de águas para quem almeja desenvolver habilidades para liderança organizacional, negociação, tomada de decisões, planejamento setorial e desenvolvimento de projetos. Isso porque esse tipo de pós-graduação lato sensu é focado justamente no ambiente corporativo e nas decisões estratégicas internas e externas que fazem parte desse universo.

Mas não só isso, uma vez que um curso de MBA proporciona o desenvolvimento de novas técnicas de governança empresarial, uma visão crítica e estratégica do mercado brasileiro e o conhecimento das tendências e inovações do ramo em se que trabalha.

Para completar, você ainda tem a oportunidade de realizar networking com os demais alunos que atuam na sua área de formação e, em muitos casos, até no mesmo segmento. Profissionais que podem vir, por exemplo, a ser seus futuros colegas de equipe, fornecedores e parceiros comerciais.

Com tudo isso, você aliará a formação acadêmica estratégica à experiência profissional, permitindo, assim, que o seu currículo se destaque em seleções de promoção ou recrutamento para cargos gerenciais (como gerentes, coordenadores e supervisores) em qualquer companhia.

Os 18 melhores MBAs para você fazer

Agora que você conferiu alguns dos principais motivos para fazer uma pós, é hora de checar a nossa lista com os melhores MBAs. Ao todo, são 18 cursos. O melhor de tudo é que todos eles são oferecidos pela UCEFF, uma instituição de Ensino Superior que é destaque no oeste catarinense por reunir estrutura acadêmica completa, corpo docente especializado, incentivo à produção científica e metodologia de ensino multifacetada. 

Lembrando que para fazer uma pós-graduação em gestão é pré-requisito ser graduado em uma área afim ao curso e já ter atuado no mercado de trabalho, visto que as aulas trazem muito conteúdo prático e traduzem o dia a dia profissional. Portanto, sem a devida experiência, se torna mais complicado acompanhar as temáticas abordadas e atividades propostas em sala de aula. Dito isso, confira quais são os MBAs!

1. MBA em Comércio Exterior e Logística

O primeiro da nossa seleção é o MBA em Comércio Exterior e Logística. Ele capacita profissionais para trabalhar com os processos de exportação de produtos e a precificação de cada etapa conforme os custos que as empresas nacionais têm para atender a demanda de cenários comerciais internacionais.

Para tanto, você estuda diferentes variáveis que pesam nessa atividade, como riscos políticos e macroeconômicos, deslocamento de insumos e materiais, documentação fiscal para atividade de exportação, direito internacional, regimes aduaneiros, operações cambiais e muito mais. Não é à toa que a pós tem conteúdos importantes como:

  • Cenários Internacionais de Negócios;

  • Inteligência Aplicada;

  • Operações de Câmbio e Finanças Internacionais;

  • Estrutura do Comércio Exterior.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Engenharias.

2. MBA em Comunicação Empresarial e Marketing

O MBA em Comunicação Empresarial e Marketing, por sua vez, foca no trabalho estratégico do setor de marketing dentro das corporações. Afinal, cabe a ele a estruturação da identidade visual da marca, o design dos produtos e linha de atendimento, a identificação do público-alvo do negócio, a definição dos canais de comunicação nas mídias online e offline, a realização de pesquisas de mercado etc.

Além disso, o profissional desse departamento também atuará fortemente na elaboração das diretrizes organizacionais. Por isso, é indispensável que ele tenha uma formação sólida que envolva conteúdos como:

  • Análise e Planejamento de Canais de Comunicação;

  • Decisões do Composto Mercadológico;

  • Estudos Avançados em Gestão de Marketing;

  • Marketing Digital e Mídias Sociais.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão Empresarial.

3. MBA em Controladoria e Finanças Corporativas

Voltado para a manutenção da saúde financeira das empresas, o MBA em Controladoria e Finanças Corporativas ajuda o aluno a desenvolver os métodos gerenciais para ter poder de decisão sobre o capital aplicado nas operações internas e externas da companhia na qual trabalha

Na prática, isso significa garantir que ela honre os dividendos de acionistas e investidores, cumpra os acordos fechados, mantenha o fluxo de caixa sob controle etc. Para isso, você estuda não apenas a contabilidade e as ferramentas de controladoria, mas também a captação de recursos, a administração de carteiras, os riscos financeiros, os custos da cadeia produtiva, o planejamento tributário, a matemática financeira e muito mais.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

4. MBA em Controladoria, Finanças e Gestão Tributária

O MBA em Controladoria, Finanças e Gestão Tributária tem uma proposta similar ao da pós anterior. No entanto, ele aborda questões da gestão tributária e como esta impacta as finanças corporativas, as atividades contábeis e as estratégias de investimentos internos da organização.

É por isso que a grade curricular desse MBA se aprofunda em análises econômicas e financeiras, ações e dividendos, terminologia de custos, impostos diretos e indiretos de um negócio, relatórios de controladoria, diagnósticos contábeis, governança corporativa e planejamento fiscal por meio de matérias como:

  • Administração Financeira;

  • Auditoria Fiscal e Tributária;

  • Finanças Corporativas;

  • Gestão Tributária.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

5. MBA em Docência no Ensino Superior

Diferentemente dos demais, o MBA em Docência no Ensino Superior é a opção certeira para quem quer atuar no ambiente acadêmico. Afinal de contas, ter uma pós-graduação lato sensu no currículo é um diferencial para quem quer lecionar e comandar cursos livres e de capacitação profissional em instituições de Ensino Superior.

Além disso, essa formação o prepara para coordenar projetos pedagógicos, setores educacionais e cursos (sejam eles de graduação, sejam eles de pós-graduação), garantindo que os mesmos estejam de acordo com as resoluções e diretrizes do MEC. Isso sem falar, é claro, nas funções relacionadas ao credenciamento e à autorização da faculdade junto à União.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados em qualquer área de atuação que queiram se dedicar à carreira acadêmica.

6. MBA em Gerenciamento da Qualidade dos Sistemas Produtivos de Carnes e Leite

O MBA em Gerenciamento da Qualidade dos Sistemas Produtivos de Carnes e Leite é mais um dos melhores MBAs que você pode fazer. Isso porque ele o prepara para atuar na indústria alimentícia, mais especificamente no setor de manejo e produção de carne e leite. É por isso que a cada aula você desenvolve as competências necessárias para monitorar e promover alterações estratégicas na cadeia produtiva das fábricas e gerenciar os indicadores de qualidade conforme os padrões legais da Anvisa.

Além disso, há o aprofundamento na aplicação da genética para o melhoramento de produtos, nas técnicas de inspeção sanitária e no planejamento de produção para exportação. Algumas das disciplinas que o compõem são: 

  • Aspectos Nutricionais dos Alimentos;

  • Análises Microbiológicas e Doenças Transmitidas por Alimentos;

  • Gestão de Processos na Cadeia Produtiva;

  • Sistema Produtivo de Carnes e Derivados.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Agronomia, Engenharias (Química, de Alimentos e de Produção), Gastronomia, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia.

7. MBA em Gestão Comercial e Relacionamento

Se você quer gerir departamentos como os de marketing e vendas, que lidam diretamente com o consumidor final, será um grande diferencial para o seu currículo fazer o MBA em Gestão Comercial e Relacionamento

O motivo disso é simples: ele o qualifica para compreender o padrão de comportamento do cliente para fidelizá-lo no pós-venda e fazê-lo interagir com a marca positivamente nas mídias (especialmente as redes sociais). 

Esse tipo de ação se tornou crucial no cenário mercadológico atual no qual as empresas investem cada vez mais em e-commerces e na criação de negócios por plataformas online. Abaixo, você confere algumas das disciplinas que terá nesse MBA:

  • Comportamento do Consumidor e Neuromarketing;

  • Gestão de Vendas e Serviços;

  • Planejamento Estratégico Comercial;

  • Treinamento e Desenvolvimento das Equipes Comerciais.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Marketing, Ciências Econômicas, Psicologia e Comunicação Social.

8. MBA em Gestão De Pessoas e Competência Nas Organizações

O MBA em Gestão De Pessoas e Competência Nas Organizações tem o propósito de desenvolver e aprimorar suas competências e habilidades para que você seja capaz de comandar projetos, equipes e recursos de maneira eficaz, proativa, integrada a outros departamentos, com comunicação efetiva e com conhecimento polivalente sobre os serviços da companhia.

Ao realizá-lo, você potencializa sua oratória, aprende a respeito de ações voltadas para o clima organizacional, amplia a sua noção de parâmetros e métricas mensuráveis, se especializa nos conceitos de relações trabalhistas e conhece a fundo as etapas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados em qualquer área de atuação que queiram se desenvolver e qualificar no campo gerencial.

9. MBA em Gestão Empresarial

O MBA em Gestão Empresarial reúne as práticas mais modernas e diligentes para que vai assumir o comando de uma companhia ou mesmo abrir um negócio próprio. É por isso que há um estudo detalhado das legislações que se aplicam à organização (como a trabalhista, a previdenciária, a orçamentária, a ambiental e a tributária) .

Para completar, os alunos matriculados no curso se aperfeiçoam no planejamento de ações para prospecções de parceiros comerciais, na adoção de políticas empresarias, na estruturação de setores e cargos etc. Entre os principais conteúdos da pós estão:

  • Custos e Formação de Preços;

  • Direito Empresarial;

  • Negociações Estratégicas;

  • Sistema Integrado de Informação Gerencial.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados na área de Administração ou que exerçam funções gerenciais no ramo de formação escolhido.

10. MBA em Gestão Estratégica de Custos e Negócios

O MBA em Gestão Estratégica de Custos e Negócios, por outro lado, examina e explica os custos de manutenção de um negócio e os melhores procedimentos para reduzi-los, garantindo que a sua gestão torne a organização economicamente eficiente e lucrativa mesmo em ambientes comerciais disputados e com marcas já consolidadas.

Durante a pós-graduação, muitos assuntos serão debatidos, especialmente os que tratam de precificação dinâmica de produtos, orçamentos disponíveis, análise do fluxo de produção, despesas com mão de obra e venda e revenda de materiais. Não é para menos que você verá matérias como:

  • Gestão de Custos na Indústria;

  • Gestão de Custos no Comércio;

  • Orçamento Empresarial;

  • Análise de Investimentos.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Gestão de Recursos Humanos.

11. MBA em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento

Outro dos melhores MBAs que não pode faltar aqui é o MBA em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento. O motivo disso é que ele contribui diretamente para o desenvolvimento das habilidades necessárias para empreender, administrar e expandir serviços comerciais de maneira bem-sucedida.

Para tanto, as aulas o ajudam assimilar as principais diretrizes mercadológicas e os pontos que ficam sob o controle da governança corporativa (como contabilidade, finanças, recursos humanos, operações de produção etc.). A grade curricular é diversa, mas dentro das mais relevantes matérias podemos destacar as de:

  • Gestão em Mercados Competitivos;

  • Segurança das Informações Empresariais;

  • Liderança, Negociação e Tomada de Decisão;

  • Análise de Investimentos e Projetos.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências, Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação.

12. MBA em Inteligência de Mercado Premium

A nossa 12º pós-graduação é o MBA em Inteligência de Mercado Premium que analisa o ambiente econômico no qual a empresa que você gerencia se encontra, tanto no nível local quanto no global. Ou seja, você tem a oportunidade de aprimorar a capacidade de fazer ensaios sobre indicadores de mercados, lucratividade e capital de giro, atividades econômicas, captação de recursos e investimentos e por aí vai.

É por isso que você tem conteúdos que tratam não só desses temas, mas também discutem as projeções para a economia brasileira, como é o caso de:

  • Análise do Mercado Concorrencial;

  • Cenário Micro e Macroeconômico Aplicado aos Negócios;

  • Gestão dos Relacionamentos;

  • Pesquisa e Dimensionamento de Mercado.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Engenharia de Produção.

13. MBA em Liderança Executiva Empresarial

Ao contrário dos demais, o MBA em Liderança Executiva Empresarial é voltado para os projetos de impacto que estão em produção (ou em vias de implementação) que são capazes de aumentar a penetração da companhia no mercado e, assim, proporcionar uma maior competitividade corporativa.

Justamente por isso, os alunos matriculados nele acompanham questões ligadas à liderança adaptativa, às novas tecnologias, à automatização de processos e de serviços e às análises financeiras. Alguns das matérias que você estudará são:

  • Novas Tecnologias e Economia Compartilhada;

  • Gestão de Carreira e Personal Branding;

  • Gestão de Projetos de Impacto;

  • Inteligência Empresarial Competitiva.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Comércio Exterior, Marketing e Comunicação Social.

14. MBA em Tecnologia de Segurança da Informação

Já o MBA em Tecnologia de Segurança da Informação é focado no uso de sistemas operacionais por empresas nas mais distintas atividades, desde a manufatura até o atendimento ao cliente, e os melhores métodos para otimizar o emprego dessas ferramentas virtuais e evitar problemas que prejudiquem financeiramente o negócio.

A escolha dos provedores, os protocolos de segurança, os aspectos da conectividade cruzada, as varreduras de redes, os limites de vulnerabilidade online e a prevenção sistêmica de fraudes e golpes virtuais são estudados com afinco. Abaixo, estão algumas das disciplinas que você terá nesse MBA:

  • Análise de Protocolos;

  • Auditoria de sistemas de Segurança;

  • Gerência e Administração de Redes;

  • Técnicas de Ataque.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia da Informação.

15. MBA Executivo em Finanças & Mercado

O MBA Executivo em Finanças & Mercado é uma boa aposta para quem planeja crescer na hierarquia da empresa e ocupar papel estratégico nas relações comerciais da companhia. Isso porque para chegar a esse ponto é indispensável entender a fundo os aspectos mercadológicos do segmento no qual a marca opera.

Ao longo das aulas, você aperfeiçoará seus conhecimentos sobre consultoria e auditoria, contabilidade, legislação fiscal, projeção econômica para novas operações, negociação com fornecedores de recursos estratégicos, modelo SWOT para análise de serviços, ações de marketing, gestão tributária e muito mais por meio de disciplinas como:

  • Avaliação de Projetos e Investimentos;

  • Escrituração Fiscal e Social;

  • Finanças Pessoais;

  • Gestão Estratégica de Resultados.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Econômicas e Comércio Exterior.

16. MBA Executivo em Gestão de Crise e Recuperação Judicial

O MBA Executivo em Gestão de Crise e Recuperação Judicial traz uma abordagem detalhada e criteriosa do papel do gestor em contextos de abertura e falência de negócios no mercado nacional. Para isso, ele apresenta cases reais aos alunos em que são adotadas medidas de organização de orçamento, despesas operacionais, táticas de negociação, planos de recuperação, processos extrajudiciais e esquemas de reestruturação financeira. 

Esse é um curso bastante prático e com conteúdos que dialogam com a prática laboral de que optou por esse segmento. Não é para menos que entre as matérias deles estão:

  • Diagnóstico Estratégico Financeiro;

  • Gestão de Capital de Giro;

  • Negociação na Gestão de Turnaround;

  • Plano de Recuperação Judicial.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Ciências Econômicas e Engenharia de Produção.

17. MBA Executivo em Gestão de Pessoas

O MBA Executivo em Gestão de Pessoas o qualifica para gerir o capital humano de qualquer organização. Isso porque os alunos que o fazem aprendem sobre as diferentes formas de liderança corporativa, a formação de equipes de trabalho com baixos índices de turnover, as responsabilidades trabalhistas das empresas e gestão de comunicação interna.

Para completar, você ainda tem a oportunidade de aprender sobre os aspectos da segurança no trabalho, das ferramentas do coaching aplicado ao setor organizacional e o mapeamento de habilidades. Algumas das matérias presentes na matriz curricular desse MBA são:

  • Gestão de Conflitos de Gerações nas Empresas;

  • Indicadores Estratégicos de RH;

  • Inteligência Emocional Aplicada à Gestão;

  • Remuneração Estratégica.

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão de Recursos Humanos, Psicologia e Marketing.

18. MBA Lean Manufacturing 4.0

Por fim, há o curso de MBA Lean Manufacturing 4.0. Ele aborda as melhores práticas a serem adotadas nas linhas de produção industrial para reduzir desperdícios e despesas, aumentando, assim, a competitividade das instituições comerciais. 

Além de ser bastante atual, ele o prepara para lidar com os desafios do mercado brasileiro, pensando nos deslocamentos de mercadoria em cenários regionais e locais, nos fornecedores nacionais que contribuem para um maior controle do estoque e nas operações de fluxo de valor que envolvem o consumidor final. Entre os principais conteúdos vistos nessa formação estão:

  • Fundamentos da Robótica Autônoma;

  • Gestão da Produção Lean;

  • Implementação do Lean;

  • Manufatura Classe Mundial (WCM).

Para quem o curso é indicado: profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Engenharia de Produção.

Como mostrado, quando se trata dos melhores MBAs para aumentar a sua qualificação profissional e impulsionar a sua carreira, não faltam opções na UCEFF. Por isso, avalie atentamente as opções que listamos para identificar qual delas atende mais às suas necessidades e pode ser o diferencial que você precisa na sua formação para conquistar cargos de liderança nas melhores empresas.

E já que falamos sobre dar continuidade aos estudos, aproveite e confira o nosso e-book exclusivo sobre como se organizar para ter mais produtividade ao fazer uma pós-graduação!

 

Facebook Comments