Antes que você pense que não leva jeito para ser dono de um escritório de contabilidade, já vamos adiantando: você pode se surpreender. Se você é trabalhador e sabe a importância da rotina e da gestão do tempo para fazer as coisas acontecerem, então você tem um perfil empreendedor.

Quer saber mais? Você pode ir longe abrindo seu próprio escritório de contabilidade. Para você ter ideia, a faculdade de Ciências Contábeis tem alta taxa de empregabilidade, amplas possibilidades de atuação e disciplinas que têm tudo a ver com o profissional do futuro.

Tem interesse no assunto? Então continue a leitura e conheça agora mesmo as vantagens e os desafios de abrir um escritório de contabilidade!

Empreender é preciso?

Para começar, engana-se quem pensa que perfil empreendedor é uma característica necessária só para quem pretende ser dono de uma empresa. O empreendedorismo reúne competências que estão relacionadas ao profissional do futuro, como pensamento crítico, conhecimentos tecnológicos e empatia. Se você quer ter um bom salário e crescer dentro de uma empresa, pensar e agir como um empreendedor é importante.

Além do mais, o empreendedorismo é hoje uma tendência no Brasil, e as startups estão aí para comprovar as estatísticas. O número desse tipo de negócio dobrou nos últimos anos — o que é efeito do desemprego, mas também da vontade das pessoas de buscarem mais independência financeira e melhor qualidade de vida.

Ser “dono do próprio nariz” é algo tão vantajoso que é o sonho de muita gente. Além de não ter “chefe”, você tem mais liberdade e autonomia para tomar suas decisões, para criar, tem horários mais flexíveis e, além de tanto outros benefícios, o céu é o limite para as possibilidades de crescimento.

Resumindo: só depende de você. Não há nada nessa vida que não possamos aprender! Portanto, continue a leitura deste post e saiba mais sobre o dia a dia de um escritório de contabilidade.

Vale a pena abrir um escritório de contabilidade?

Como mencionamos, a taxa de empregabilidade é alta, o que significa que há muita procura. Qualquer pessoa que tenha uma empresa enquadrada no Simples Nacional, por exemplo, precisa de um contador. Além disso, é uma carreira que se relaciona muito bem com diferentes áreas do conhecimento, portanto, é possível prestar serviço para empresas de diferentes portes e setores de atuação.

Você pode abrir um escritório de contabilidade especializado em legalização empresarial (abertura de empresas e alteração de contratos), em departamento pessoal (relacionado à folha de pagamento, ao FGTS e ao registro de funcionários), em departamento fiscal (apuração de impostos, declarações municipais, estaduais e federais) e em departamento contábil (fluxo de caixa e balanço patrimonial), isso só para citar algumas opções.

Os caminhos e as vantagens são muitos, mas é preciso ter um olhar interessado para o mundo dos negócios e investir nisso. Também é importante entender de legislação e gostar de tecnologia. 

Como montar um escritório de contabilidade? 3 dicas para não errar

Se por um lado os processos contábeis são hoje automatizados, por outro, é preciso saber lidar com esses sistemas, uma vez que a contabilidade está cada vez mais online. Vamos agora conhecer 3 dicas fundamentais para abrir um escritório de contabilidade?

1. Faça uma faculdade de Ciências Contábeis

É preciso optar por uma instituição de ensino, mas não qualquer uma! É importante que a sua faculdade seja uma instituição sólida e ligada ao mercado de trabalho. Professores que tenham a vivência na área, ou seja, que agreguem conhecimento teórico e ao mesmo tempo conheçam o dia a dia de um escritório de contabilidade são peças fundamentais para obter uma preparação qualificada para o mundo real dos negócios.

Outro ponto importante é contar com uma faculdade que estimule o trabalho em equipe, a liderança e a proatividade — competências indispensáveis para o desenvolvimento do perfil empreendedor que mencionamos.

2. Tenha conhecimentos tecnológicos

A importância de conhecer ferramentas e softwares, além de programação e desenvolvimento não está restrita somente à área de Ciências Contábeis. Como bem dissemos, o profissional do futuro — de qual segmento for — precisa ter boas noções tecnológicas se quiser se destacar no mercado.

No que diz respeito a um escritório de contabilidade, isso se faz ainda mais necessário, já que como também citamos, o setor contábil tem seu funcionamento hoje praticamente online. Softwares e sistemas de gestão agilizam o trabalho e otimizam o tempo, mas perdem sua funcionalidade se não forem manipulados corretamente.

3. Inspire-se em hábitos de pessoas bem-sucedidas

Abrir um escritório de contabilidade e ser dono do próprio negócio é muito gratificante, mas assim como tudo na vida, exige disciplina, esforço e consistência. Conhecer hábitos de pessoas que “chegaram lá” é descobrir um padrão de ações que funciona quase como uma receita para alcançar o sucesso é de extrema importância.

Lembra o que dissemos no início deste artigo, sobre talvez você pensar que não leva muito jeito para ser dono de uma empresa ou de um escritório de contabilidade? Pois esse “levar jeito” pode ser desenvolvido com o investimento em uma educação de boa qualidade e em competências comportamentais, além da atenção focada na tecnologia.

O empreendedorismo tem mais a ver com atitude do que simplesmente ter um CNPJ. Sair da graduação e ser dono do seu próprio escritório de contabilidade é um sonho possível de se construir e realizar, por ser uma área que circula muito bem por diversos setores e para empresas de todos os tamanhos. Além disso, esse nicho apresenta uma demanda regular e constante.

Por fim, não se esqueça: conhecimento é a única coisa que ninguém tira de você! O curso superior é o primeiro passo para conquistar objetivos, realizar sonhos e construir o profissional que você deseja ser. Sem falar que é requisito para você avançar na área acadêmica, como fazer uma pós-graduação ou mesmo cursos de extensão — e é o que possibilita melhores remunerações e uma vida profissional mais satisfatória.

Este artigo é um dos diversos conteúdos que preparamos especialmente para você se manter sempre bem-informado e, quem sabe, ser dono do seu próprio escritório de contabilidade. Se desejar ter acesso a mais temas como esse, não perca tempo! Assine agora mesmo a nossa newsletter e faça parte da nossa comunidade. Até a próxima!

Facebook Comments