Em 2000, o Brasil contava com 2,7 milhões de alunos matriculados no Ensino Superior. Esse mesmo número, em 2010, era de 5,5 milhões de estudantes, segundo o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação. Em outras palavras, o acesso às faculdades no país mais que dobrou ao longo da primeira década do século 21 — com isso, o diploma da graduação deixou de ser o bastante para se diferenciar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Se você chegou até aqui, quer continuar se capacitando e saber mais sobre suas opções de pós-graduação em Itapiranga, não é verdade? Então é só seguir com a leitura deste post!

Como uma pós-graduação pode fazer diferença em sua carreira?

O impacto de uma pós na sua carreira se dá não apenas no momento em que seu currículo está nas mãos de um recrutador. Essa vantagem competitiva efetivamente se converte em ganhos financeiros. Um levantamento da consultoria Produtive indicou um ganho de até 40% nos rendimentos mensais para profissionais que têm alguma especialização em comparação àqueles que contam apenas com a graduação.

Escolher a pós-graduação certa para a continuidade da sua trajetória é capaz de abrir novas portas e aumentar a sua expertise na sua área de atuação, transformando-o em um especialista. É, também, uma oportunidade para fazer networking, ou seja, conhecer e trocar contatos com outros profissionais que atuam no mesmo segmento que você.

No entanto, para atingir todos esses benefícios são exigidos pesquisa e planejamento. Fatores como a excelência do corpo docente, infraestrutura de salas e laboratórios e reconhecimento da instituição por parte de empresas e empregadores devem pesar na sua escolha. Um bom começo nessa jornada é entender a diferença entre os tipos de pós-graduação ofertados atualmente e encontrar aquele que mais se encaixa em seus objetivos e momento profissional. 

Stricto sensu ou lato sensu

Você já ouviu essas duas expressões em latim? Quando se inicia uma pesquisa sobre as diferentes opções de pós-graduação é provável que elas apareçam por todos os lados — e podem acabar gerando mais confusão do que esclarecimentos. 

Traduzindo, stricto sensu significa “em sentido restrito”. Na prática, estamos falando dos famosos cursos de mestrado e doutorado, que entregam títulos (mestre e doutor, respectivamente) quando concluídos. Normalmente, essas formações têm alta carga teórica e são mais buscadas por aqueles que têm a vontade de seguir carreira acadêmica, ou seja, no ensino e na pesquisa científica.

Já lato sensu, ou seja, “em sentido amplo”, engloba MBAs, especializações e toda a sorte de programas de aprofundamento voltados ao aluno já graduado. Esses programas têm duração mínima de 360 horas e, na maior parte das vezes, são mais dedicados em alinhar o estudo teórico ao conhecimento prático aplicado ao mercado de trabalho. Assim, esses cursos são uma ótima pedida para o profissional que busca dar o próximo passo na sua formação. É baseando-se nesse conceito — colocar teoria e prática lado a lado — que a UCEFF trabalha.

Especialização ou MBA

Os MBAs ganharam status e popularidade no Brasil na última década. A sigla significa Master in Business Administration, isso é, Mestrado em Administração de Negócios, embora esse tipo de curso não confira o título de “mestre” por aqui. Na prática, o MBA é uma especialização com foco em gestão e em ênfase em alguma área específica. Esse é o caso dos programas de MBA oferecidos pela UCEFF, como Gestão Empresarial e o nosso MBA Executivo em Gestão de Pessoas.

Agora, se o seu foco não está em gestão, mas sim em investir em um conhecimento mais aprofundado em um conjunto de disciplinas que dialogam com a sua área de formação, então é o caso de buscar uma de nossas especializações.

Pós-graduação em Itapiranga: por que estudar na UCEFF?

Para entender um pouco mais sobre a pós-graduação em Itapiranga conversamos com Kurlan Frey, Coordenador de Pós-Graduação e Extensão da UCEFF: “eu acredito muito numa situação que nós temos aqui que é a proximidade entre docentes e discentes. Há uma proximidade muito grande, uma relação muito positiva, um círculo virtuoso muito positivo entre professores e acadêmicos”, explica. Confira melhor a seguir!

A estrutura da UCEFF

Moderna e em constante atualização, a UCEFF disponibiliza aos alunos de pós-graduação em Itapiranga infraestrutura de ponta, com salas de aula interativas e estrutura laboratorial completa. Os alunos da especialização em Nutrição e Reprodução de Bovinos de Leite, por exemplo, dispõem do Núcleo de Práticas Veterinárias, com laboratórios de leite, aparelhos de raio X e salas técnicas cirúrgicas. 

Estar em Itapiranga também é um grande atrativo. A região, que é destaque em setores como o cultivo de trigo, milho e soja e na pecuária de leite, mantém com a UCEFF uma relação sempre próxima, possibilitando o uso de estruturas parceiras, como explica Kurlan. 

“Também temos convênio com entidades e propriedades aqui do nosso interior para as aulas práticas, especialmente falando da área de agronomia e bovinos. Sempre um olhar no sentido de possibilitar as melhores práticas de laboratório, tanto nos espaços aqui da instituição quanto na comunidade local”.

Professores qualificados

Kurlan acredita que o professor da pós tem o desafio de sempre trazer em conjunto o conhecimento teórico e a prática do dia a dia: “a UCEFF tem o cuidado de escolher docentes que tragam esse cunho teórico, mas também ofereçam a prática que possuem. Professores não somente acadêmicos, mas que tenham uma relação muito próxima com o mercado de trabalho e estejam dentro dele”, explica.

Manter um corpo docente ativo em suas respectivas áreas é essencial em cursos de MBA e especializações. Essa relação garante o menor espaço possível entre os conhecimentos passados na sala de aula e aquilo que é a realidade efetiva do mercado, garantindo que o ensino esteja em constante diálogo com as práticas. 

Educação a Distância

Contudo, conciliar a vida profissional e a rotina de sala de aula pode ser extremamente desgastante e, às vezes, inviável. Longos deslocamentos ou horários de trabalho atípicos podem afastá-lo de buscar a qualificação almejada. Pensando nessas situações, a UCEFF disponibiliza aos seus alunos uma oferta de cursos na modalidade Educação a Distância (EAD), por meio do seu Núcleo de Educação a Distância. Assim, a instituição mantém-se atenta às demandas do mercado e da vida corrida de quem precisa equilibrar família, ensino e trabalho.

Nas palavras do Professor Kurlan, isso demonstra que “a UCEFF está se alinhando com aquilo que é o desafio do contexto atual, do mercado hoje, se inserindo muito nessa lógica das tecnologias e se aproveitando dessas tecnologias para a sequência dos estudos dentro dos cursos de pós-graduação”. 

E como não basta criar — tem que ser em alto nível —, a UCEFF recebeu conceito 5 (a nota máxima!) do Ministério da Educação logo em seu primeiro ano trabalhando nessa modalidade de ensino. 

Reconhecimento da UCEFF

Além de ter conceito 4 no ensino presencial junto ao Ministério da Educação, Kurlan destaca também que a UCEFF tem hoje forte inserção no mercado de trabalho. No caso específico dos alunos de pós-graduação em Itapiranga, a maior parte dos ingressantes chega já empregada, revelando também o prestígio da instituição junto às empresas da região, com as quais a UCEFF tem convênios e oferta descontos. 

“É um desconto de 10% [para funcionários das empresas parceiras], valorizando, assim, o trabalho desses profissionais que, para além disso, estão buscando aprimorar e construir novos conhecimentos. A grande maioria dos nossos pós-graduandos está hoje empregada e busca aprimorar seus trabalhos e suas atividades com o conhecimento oferecido aqui na instituição”, ressalta o coordenador.

Em outras palavras, buscar uma pós significa criar uma vantagem competitiva e mostrar, para si mesmo e para o mercado, que você é um profissional que entende o desafio de manter-se em constante processo de aprendizado e evolução. Na UCEFF, essa especialização na é sinônimo de estrutura de ponta, corpo docente qualificado e uma prática de ensino comprometida em colocar teoria e execução para andarem juntas.

Empolgado em dar o próximo grande passo na sua carreira? Dê uma conferida na lista de cursos de pós-graduação em Itapiranga oferecidos hoje pela UCEFF. Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco!

 

Facebook Comments