Toda pessoa sonha com o seu crescimento profissional, não é verdade? Mesmo que isso possa ter significados bem diferentes para cada uma delas, ter uma carreira bem-sucedida é um desejo comum. Porém, é preciso entender que ser promovido não quer dizer apenas passar a ter uma posição melhor ou um salário mais alto.

Normalmente, receber uma promoção no trabalho envolve muitas responsabilidades e não adianta querer maior destaque se você não está preparado.

Já pensou sobre isso? Confira a seguir a lista de atitudes que preparamos para ajudá-lo nessa missão!

1. Comece refletindo sobre a sua situação 

A primeira coisa que você deve fazer, se está em busca de ascensão, é refletir sobre a sua situação na empresa onde trabalha. Será que o seu desempenho está satisfatório? O seu comportamento reflete os valores e as necessidades da instituição? Você tem condições de ocupar um cargo mais alto?

Pode não parecer, mas todos esses pontos costumam ser avaliados pelos gestores ou pela equipe de Recursos Humanos antes de fazer uma proposta de promoção. De fato, não faz sentido algum promover um funcionário que não atende às expectativas para a vaga.

Outros fatores também podem influenciar essa decisão, como o tempo de casa que cada colaborador possui. É claro que uma performance diferenciada é capaz de destacar um grande talento no time e facilitar a sua progressão, mas é comum que um plano de carreira considere o tempo de contrato como uma variável relevante.

Uma dica para praticar depois de fazer essa reflexão é identificar os aspectos que você pode melhorar. Por exemplo, se deseja chegar ao nível de gestor e todos os gestores da empresa falam um segundo idioma, é hora de você investir nesse quesito se ainda não se sente confortável falando outra língua.

Enfim, avalie o contexto em que você está inserido para tentar entender o que pode ser feito.

2. Tente aumentar a sua produtividade

Produtividade é uma palavra-chave em qualquer setor de atuação. Todo tipo de negócio precisa apresentar resultados satisfatórios ou, pelo menos, estar no caminho de atingir esse objetivo.

Para isso, nada melhor do que contar com pessoas produtivas, comprometidas e que otimizam recursos. Então, mais uma vez é hora de pensar: o que você pode melhorar para ser mais produtivo?

Talvez você precise ser mais organizado no dia a dia, pode ser que tenha que aprender a dividir tarefas para não ficar sobrecarregado ou até mesmo que chegue à conclusão de que um curso de especialização poderia ser muito útil no momento.

A questão é que pessoas improdutivas dificilmente conseguem melhores oportunidades — elas tendem a permanecer nos lugares onde estão ou correm o sério risco de perderem espaço para outras que se mostram mais eficientes. Ou seja, fique atento!

3. Seja participativo e demonstre suas ideias 

Já ouviu aquela frase “quem não é visto não é notado”? De alguma maneira ela traduz o que acontece em um ambiente corporativo e o que muitos chefes pensam.

Um funcionário que não tem interesse em participar ativamente do seu trabalho e não está sempre em busca de novas ideias pode realmente passar despercebido. Sabe aquela pessoa com quem você cruza nos corredores e nem lembra direito dela? Pois bem.

A proatividade é um critério importante e que faz toda a diferença para que você seja notado. Não tenha medo de expor seus pensamentos e de dar a sua opinião — quando for conveniente e com uma boa dose de bom-senso. É interessante demonstrar entusiasmo e “vestir a camisa” da empresa.

4. Adote a política de feedbacks

Se os feedbacks ainda não constituem uma prática comum no seu trabalho, aproveite para propor a sua adoção. Receber retornos das suas atividades é algo essencial para o seu progresso, assim como fazer a sua avaliação do serviço do outro também é importante.

Essa é uma política que deve ser aproveitada para corrigir os erros e implementar melhorias. Contudo, é imprescindível saber lidar com as situações, estando disposto e tendo humildade para acatar eventuais críticas.

Afinal, ninguém vive só de elogios, não é mesmo? Errar de vez em quando e ter um ponto fraco que precisa ser melhorado não é nenhum pecado. Logo, seja sincero e peça para os seus colegas fazerem o mesmo com você — certamente esta pode ser uma boa ferramenta para o seu crescimento.

5. Mantenha um bom relacionamento interpessoal

Ser uma pessoa de bons relacionamentos (ou como dizem, com um bom networking) é outra atitude que pode facilitar a chegada de uma promoção. Isso não significa tentar fazer amizade com quem está acima de você para conseguir uma boa vaga, mas com toda a equipe de trabalho.

As habilidades comportamentais são muito valorizadas no mundo de hoje, sendo que ter uma boa comunicação e saber se relacionar são duas qualidades proeminentes. Especialmente para quem deseja alcançar um cargo de liderança, investir nisso pode contar muitos pontos a favor.

Cada pessoa tem alguma coisa para ensinar e você deve aproveitar as oportunidades de aprendizado. Sem contar que ninguém trabalha sozinho e conviver com as outras pessoas é necessário — além de proporcionar momentos bem agradáveis e deixar a rotina mais leve.

6. Seja paciente

Por último, não deixe que a ansiedade e a vontade de ser promovido coloque tudo a perder. Mesmo fazendo tudo que estiver ao seu alcance pode ser que ainda demore um pouco para você atingir sua meta — em boa parte o seu sucesso depende de você, só que ele também pode depender de outros fatores.

Isso é muito natural e várias razões podem atrasar esse processo, como uma dificuldade financeira vivida pela empresa ou por decisões estratégicas. Portanto, a regra de ouro é ser paciente, sem perder a esperança ou meter os pés pelas mãos.

Enquanto isso, aproveite para se tornar um profissional cada vez mais atualizado e competente para enfrentar novos desafios. Demonstre segurança e, quando puder, sinalize a sua vontade de crescer na empresa (discretamente, claro).

Todas essas dicas vão ajudá-lo a ser promovido e seguir uma trajetória ascendente. O mais importante é lembrar sempre que novas responsabilidades exigem preparação e muita dedicação!

Gostou do post? Aproveite, então, para assinar a nossa newsletter e continuar recebendo outros conteúdos como este!

Facebook Comments