Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

O ramo das engenharias, além de ser um dos mais tradicionais, está constantemente em alta no país. As diversas especializações nessa promissora área possibilitam a atuação em importantes setores da economia. Assim, cursar uma pós-graduação em engenharia é investir em empregabilidade e ascensão profissional.

Por isso, é fundamental ter clareza a respeito do que considerar ao escolher a melhor especialização. Nesse momento, ter em mente determinados critérios vai ajudar a acertar na escolha e aumentar as suas chances de turbinar de vez a carreira.

Quer saber mais sobre essa relevante temática? Prossiga a leitura e descubra quais pontos são indispensáveis ao fazer uma pós!

Reflita sobre os motivos para fazer uma pós-graduação

Aqui, a questão central é se perguntar quais são seus objetivos, principalmente no que se refere à construção da carreira. Essa reflexão pode trazer à tona subsídios para sua tomada de decisão e fortalecer o projeto de fazer uma especialização.

Pensar sobre as razões de fazer a pós tende a facilitar a escolha do curso que atenda às suas expectativas. Tudo isso vai auxiliar a tomar uma decisão acertada, que o conduza exatamente à evolução pretendida.

Analise a qualidade da instituição de ensino

Existem diversos pontos que diferenciam as muitas faculdades existentes no país, sendo preciso prestar grande atenção a eles. Esse cuidado vai permitir encontrar a melhor instituição para cursar sua especialização.

Afinal, tal decisão terá impacto sobre a sua formação, que poderá ser mais completa, dependendo de onde você estudar. Veja que uma das avaliações consistentes acerca de uma entidade de Ensino Superior é a nota atribuída pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse conceito é obtido a partir de indicadores da qualidade do ensino, como o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Portanto, verifique a nota atribuída à instituição na hora de decidir onde cursar a pós-graduação em engenharia.

Atente para a infraestrutura e recursos da faculdade

É imprescindível averiguar como a faculdade atende à comunidade acadêmica. Nesse sentido, busque conhecer os espaços de convivência do campus, bem como aqueles destinados às aulas.

Os laboratórios de metodologias ativas, o acervo da biblioteca física — e os títulos disponíveis na virtual — são mais recursos úteis. Perceba se a instituição conta com eles e os articula em prol do processo de ensino-aprendizagem.

Busque informações sobre o corpo docente da especialização

Quando se trata de cursar uma pós-graduação, é crucial ter acesso ao currículo dos professores. Dessa maneira, tenha a certeza de que a sua formação vai contar com a experiência e os conhecimentos de mestres e doutores.

Informe-se sobre o corpo docente que vai ministrar o curso escolhido por você. Veja a formação desses profissionais do ensino, onde atuam e qual posição ocupam — ou das quais já foram titulares — no mercado.

Conhecer as pesquisas acadêmicas que desenvolveram é mais um jeito de se familiarizar com seus trabalhos. Em vista disso, é válido conhecer mais essa especificidade.

Verifique suas opções de pós-graduação em engenharia

Para escolher a pós-graduação em engenharia que vá ao encontro dos seus anseios, é importante saber quais são as opções existentes. Desse modo, será mais simples entender qual curso está mais alinhado ao seu perfil pessoal e às demandas do mercado de trabalho.

Confira abaixo 3 ótimas opções de especialização na área de Engenharia!

Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Essa pós habilita o engenheiro a assegurar o cumprimento dos direitos trabalhistas ocupacionais — ligados à saúde e ao bem-estar do colaborador. Tal formação se dá de forma ampla, o que permite a atuação do profissional nos diferentes setores da indústria e da construção civil.

Pós-graduação em Engenharia de Estruturas

O curso fornece conhecimento sobre os princípios e o funcionamento das estruturas, a interação entre materiais e os métodos de cálculo da engenharia estrutural. Tais conceitos são indispensáveis à tomada de decisões diante dos desafios originados da intensa verticalização das cidades.

O foco da especialização é aprimorar competências tanto dos para engenheiros de projeto como de execução de obras. A jornada formativa engloba debater — e acompanhar — as transformações e novas concepções estruturais, de modo a privilegiar conteúdos atuais e relevantes.

Pós-graduação em Engenharia Rural

Nessa especialização, os engenheiros alcançam qualificação para atuar com sistemas produtivos rurais. Nesse contexto, adquirem competências para trabalhar na melhoria da qualidade do ambiente, acompanhar a expansão das exportações e do mercado do agronegócio.

A capacitação constrói saberes nas áreas de economia no agronegócio, física e fertilidade dos solos, ecofisiologia de plantas, tecnologia de colheita e processamento de produtos agrícolas. Temas como climatologia, agricultura de precisão, estatística e automação para sistemas agrícolas e legislação também são contemplados pelo curso.

Essas especializações estão entre os cursos que agregam ampla gama de conhecimentos, aprimoram a formação e resultam em maiores chances de empregabilidade. Ou seja, são altamente indicadas para quem busca alavancar a carreira em engenharia e está à procura de uma pós para alcançar essa finalidade.

Identifique os melhores meios de viabilizar sua formação

Na fase que sucede o término da graduação, é comum ter dificuldades para conciliar a continuidade dos estudos e os compromissos de trabalho. Há ainda o fato de que a pós-graduação demanda certo investimento financeiro.

Alinhar esses pontos nem sempre é a mais simples das tarefas, o que torna proveitoso identificar alternativas que a viabilizem. Por exemplo, procurar cursos estruturados de maneira a otimizar o tempo dos pós-graduandos.

Também é valioso buscar uma instituição que facilite o parcelamento do curso, de forma a criar oportunidades para os estudantes. A fim de verificar tais possibilidades, entre no site da faculdade que despertou o seu interesse e procure conhecer os programas de incentivo da instituição.

Até aqui você viu aspectos essenciais à escolha da pós-graduação em engenharia. Tal investimento, que tem imenso potencial de retorno, vai resultar em mais visibilidade e valorização do seu perfil no mercado de trabalho. Para se assegurar quanto aos seus benefícios, direcione esforços para encontrar uma entidade do Ensino Superior com excelência comprovada.

Por isso, entre em contato com a UCEFF, a maior instituição de ensino superior privado do oeste catarinense! Com plena convicção de que a evolução está na força do conhecimento, convidamos você a unir o seu talento à qualidade do nosso ensino!

 

Facebook Comments