Um caminho bem-sucedido profissionalmente se inicia com a escolha adequada de curso superior, que tenha a sua cara e permita o desenvolvimento de sua carreira. Se estiver ingressando agora no mercado de trabalho em Santa Catarina, você pode encontrar boas oportunidades!

Não à toa, no último mês de novembro, o estado catarinense tinha a menor taxa de desemprego do Brasil (de 6,2%), enquanto a média nacional se encontrava acima de 11%. Os dados podem ser atribuídos ao fato de que o local investe em diferentes setores: da indústria à pecuária.

Quer se qualificar e dar início a uma carreira de conquistas em território catarinense, em cidades como Itapiranga e Chapecó, mas ainda tem dúvidas sobre quais passos dar? Então continue a leitura do artigo a seguir e saiba quais ações fazem a diferença!

Valorização do curso superior

O primeiro desafio que pode intimidar ao iniciar a qualificação para uma carreira é a seleção do curso a ser estudado na faculdade de sua escolha. Opções, afinal, não faltam.

Seja graduação tecnológica, licenciatura ou bacharelado, o estudante deve levar em consideração suas aptidões e seus gostos, além de definir o que almeja para si no campo do trabalho, no futuro a curto, médio e longo prazo.

O curso superior, afinal, auxilia a conquista dos melhores empregos e áreas do mercado de trabalho. Segundo pesquisa, um profissional com graduação concluída pode ganhar mais do que o dobro, na mesma empresa, do que um colega que só tenha completado até o Ensino Médio.

A graduação, presencial ou a distância, proporciona conhecimentos mais específicos sobre um assunto e dá ao profissional a chance de se qualificar para exercer o cargo de sua preferência de forma adequada. Além disso, dá mais credibilidade ao currículo e demonstra interesse do indivíduo pelo aprendizado.

A escolha de curso para ingressar no mercado de trabalho em Santa Catarina

A fim de decidir qual é o melhor curso para seu perfil, é importante ter em mente aquilo com que você gostaria de trabalhar e, principalmente, saber de quanto dispõe para se dedicar aos estudos, fazer deslocamentos e definir um planejamento financeiro.

Entre as formações possíveis, temos:

  • graduação tecnológica: distribuída em eixos tecnológicos e com duração menor, de 2 a 3 anos, procura atender às demandas do mercado de trabalho. Um exemplo é a Gestão da Tecnologia da Informação.

  • licenciatura: mais teórica, a licenciatura tem duração entre 4 e 5 anos e procura formar educadores. Em suas disciplinas, há destaque para as que tratam sobre questões didáticas. O curso de Pedagogia é a licenciatura mais procurada por ingressantes no ensino superior.

  • bacharelado: com 3 a 6 anos de duração, é voltado à formação de profissionais capazes de atuar em diversas áreas do conhecimento relacionadas ao curso escolhido. Em sua grade curricular, combina disciplinas práticas e teóricas. Vale citar os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física e Engenharia Civil.

Independentemente da sua escolha, todos os cursos permitem uma aproximação à área de conhecimento e a oportunidades de participar de eventos, congressos e workshops nos quais há muitas formas de desenvolver novos laços profissionais.

Áreas com mais oportunidades em Santa Catarina

Durante a graduação, após a escolha do curso superior mais adequado a você, já é possível encontrar oportunidades em níveis iniciantes no mercado de trabalho catarinense, como estagiário, aprendiz, assistente e trainee.

No último ano, por exemplo, alguns dos setores que alavancaram a economia local foram os de serviços, agropecuária e construção. Além deles, a indústria de transformação chegou a superar indicadores do estado de São Paulo, dono do maior produto interno bruto (PIB) brasileiro.

Santa Catarina foi o estado que mais gerou empregos na área, em fevereiro de 2018, chegando a um total de 12.041 novas vagas, de acordo com dados oficiais. Seja na indústria têxtil, de vestuário ou nas de borracha, fumo e couros, profissionais formados encontraram bons postos de trabalho no mercado.

Entre as cidades que se destacaram, é possível citar Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul. No Oeste Catarinense, além delas, também foram registradas oportunidades focadas em agropecuária e tecnologia.

Agropecuária em Santa Catarina

Respondendo por mais de 22% do PIB brasileiro, a agropecuária é uma área com muitas oportunidades e que se destaca de forma especial no território catarinense devido à grande presença de pecuaristas no estado.

Para trabalhar nesse setor, é possível ter formação em Agronomia ou em Engenharia, por exemplo. Entre as frentes de atuação, há:

  • gestão de negócios e propriedades rurais;

  • controle qualitativos agroindustrial;

  • assessoria técnica a agricultores;

  • operação e implementação de projetos agropecuários e agroindustriais;

  • pesquisa e extensão rural;

  • levantamentos rurais de topografia;

  • produção alimentar;

  • fiscalização de novos projetos rurais.

Setor de serviços e tecnologia catarinense

Já para quem atua no setor de serviços, boas oportunidades são encontradas por aqueles que se formam em Pedagogia, Direito e Educação Física.

Como professores, podem trabalhar tanto na rede pública, composta por escolas estaduais e municipais, quanto na rede particular, que abrange desde creches a faculdades.

Em Direito, é possível trabalhar de forma autônoma, a partir da abertura de novos escritórios até cargos jurídicos públicos de patamar elevado, como promotores e juízes dos tribunais de Santa Catarina.

Na área de Educação Física, a busca por um estilo de vida mais saudável e a demanda por profissionais que sejam capazes de orientar pessoas de diversas faixas etárias em seu dia a dia faz com que os graduandos desse curso consigam boas oportunidades de sucesso nessa profissão.

Já para aqueles que se envolvem com a área tecnológica, na qual se destaca a tecnologia da informação, a demanda nas empresas é crescente e a oferta de profissionais qualificados no mercado tem sido inferior a ela, então vale a pena ter atenção a novas vagas.

Quem apresenta um perfil mais empreendedor, além disso, pode apostar no desenvolvimento de startups, já que o estado catarinense também tem tido mais incubadoras e investidores anjos, cujos olhos estão voltados a quem deseja desenvolver cada vez mais a região.

Como apresentamos aqui, há muitas oportunidades no mercado de trabalho em Santa Catarina que só tendem a crescer por meio dos avanços na economia brasileira. Se você investir em sua formação e em especializações, como uma pós-graduação, tende a ser um profissional ainda mais valorizado, independentemente da área de conhecimento que escolher.

Gostou de nosso artigo e deseja mais informações sobre retorno financeira antes de decidir como iniciar a sua carreira? Então leia nosso conteúdo sobre profissões com melhores salários hoje!

 

Facebook Comments