Você está pensando em fazer uma faculdade particular, mas não tem certeza de que o investimento vale a pena? Está em dúvida sobre a qualidade dessas instituições? Quer um sinal de que essa é a escolha certa? Então, você está no lugar certo! No post de hoje você confere 9 motivos para acabar com a incerteza e investir na faculdade particular que você quer!

1. Preservação do patrimônio

Você observará que a faculdade privada tem espaço físico e patrimônio bem preservados. Dificilmente você verá paredes pichadas, carteiras quebradas ou banheiros sujos.

Isso parte dos dois lados. Em primeiro lugar, da administração, que tem o dever de oferecer o melhor aos alunos; mas também dos próprios alunos. Afinal, quem vai estragar algo que, na realidade, foi comprado com seu próprio dinheiro?

Em resumo, a postura de toda a comunidade acadêmica para com a faculdade privada é, em geral, muito respeitosa. E isso faz com que o ambiente seja muito mais agradável, especialmente para quem vai frequenta-lo diariamente durante 4 anos ou mais.

2. Infraestrutura

O fato de que a faculdade particular é paga parece negativo, à primeira vista. Mas, ao contrário do que você pode imaginar, ele é, sob muitos aspectos, uma vantagem! Afinal, isso proporciona os recursos financeiros para que a instituição possa investir em uma infraestrutura de qualidade.

Você poderá contar, ao longo do curso, com bons computadores, equipamentos de laboratório de última geração, livros atualizados na biblioteca. Tudo isso agrega mais valor à sua experiência como estudante.

3. Professores qualificados

Enquanto uma parte do dinheiro que a faculdade particular arrecada com as mensalidades é direcionado à infraestrutura, a outra parte vai para uma finalidade igualmente importante: a contratação de professores realmente qualificados.

Hoje em dia, a proporção de docentes que são mestres ou doutores é cada vez maior nas instituições privadas. Para o aluno, isso representa a oportunidade de aprender diretamente a partir da experiência de profissionais bem-sucedidos e que conhecem a realidade da área.

4. Relação docentes/discentes

Não é apenas no quesito qualificação que o corpo docente das faculdades particulares chama a atenção. A maior quantidade de professores também tende a ser um grande atrativo. E, por outro lado, as turmas de alunos costumam ser reduzidas — dificilmente você verá uma sala cheia com 100 ou 150 estudantes.

Isso significa que a proporção de alunos por professor é menor nas faculdades particulares. Graças a esse fator, cada aluno consegue receber mais atenção individual, quer seja apenas para tirar dúvidas na aula, quer seja para receber orientação em projetos extracurriculares.

5. Motivação e autocobrança

Além da cobrança natural dos professores e familiares, a faculdade particular traz um senso muito mais forte de autocobrança. Afinal, você sabe que está investindo dinheiro nessa atividade. E ninguém gosta de ver seu dinheiro ser desperdiçado, certo? Então, é muito mais provável que você encontre a motivação para fazer o estudo valer a pena.

É claro que essa não pode ser sua única motivação. Você precisa se esforçar porque gosta do curso, gosta da faculdade e tem ambição para perseguir a carreira. Mas, se eventualmente bater aquele cansaço e a vontade de desistir, pense no quanto você já investiu em sua formação em siga adiante!

6. Foco no mercado de trabalho

Ao contrário das instituições públicas, que tradicionalmente são mais voltadas para a pesquisa, a faculdade particular é focada no mercado de trabalho.

Em outras palavras, você vai:

  • Aprender aquilo que é realmente necessário para praticar a profissão;
  • Ter a oportunidade de vivenciar experiências profissionais por meio de programas especiais, como estágios e empresa júnior;
  • Receber apoio para sua inserção no mercado após a formatura, com orientação, feiras de empregadores e outras iniciativas da faculdade.

Essa é uma grande vantagem para quem não se vê como professor, mas sonha com um bom cargo em uma empresa ou até no serviço público.

Para completar, a formação baseada em temas relevantes para o trabalho faz com que os alunos de faculdades privadas sejam ainda mais privilegiados no mercado de trabalho.

7. Agilidade na resolução de problemas

Em uma faculdade particular, se o aluno tem um problema, o prazo para resposta é curto. Nada de esperar semanas por um retorno. Para garantir essa agilidade, as faculdades particulares adotam diferentes meios de comunicação com os alunos, como sistema online, e-mail, telefone e o atendimento direto.

Além disso, você pode notar um genuíno interesse dos funcionários (sejam professores, coordenador do curso ou pessoal da Secretaria) em ajudar e chegar a uma solução. Você perceberá a diferença que esse interesse pode fazer, tanto nos casos simples, como solicitar uma declaração, quanto em casos mais complexos, como os que envolvem notas e frequência.

8. Flexibilidade de horários

A faculdade particular entende que muitos dos seus alunos trabalham durante o dia. Por isso, ela tem diferentes opções, no que se refere a horários.

É possível encontrar cursos apenas de manhã, apenas à tarde, em período integral ou no período noturno. Você pode escolher aquele que se adapta melhor à sua realidade e, assim, conciliar estudo e trabalho.

E o mais importante é que o turno de estudos não interfere no ensino oferecido aos alunos. O currículo do curso é adaptado para que, em qualquer horário, todos recebam a mesma educação de qualidade.

Desta forma, quer você estude em período integral, quer faça o curso noturno, terá que se esforçar do mesmo jeito. É o fim do velho mito de que os cursos noturnos são mais fáceis!

9. Prestígio

Boas faculdades particulares têm muito prestígio diante dos empregadores. Você pode, inclusive, encontrar muitos gestores de empresa que saíram das carteiras de uma faculdade privada e tiveram grande sucesso profissional.

Isso quer dizer que, se você escolher uma instituição séria, seu currículo terá uma vantagem em termos de peso e, assim, será mais fácil disputar as melhores vagas de trabalho. Afinal, para as empresas, o que realmente importa é a qualidade da sua formação, e não o quanto você pagou por ela.

Viu só? Existem muitos motivos fortes para investir em uma faculdade privada para a sua graduação. Contanto, é claro, que você faça uma escolha criteriosa da instituição em que vai estudar.

Quer ajudar outros jovens na decisão de fazer uma faculdade particular? Então, compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais!

Facebook Comments