Infelizmente, nem sempre os nossos planos dão certo nas primeiras tentativas. Mesmo que o sentimento de decepção dure alguns dias, não é preciso se entregar à tristeza. Saiba que toda falha representa oportunidades de aprender e de se fortalecer.

Por isso, se você saiu da prova pensando “fui mal no vestibular”, a primeira coisa a fazer é respirar fundo e tentar manter a calma! É normal não ter um excelente desempenho logo de início. O importante é não deixar que isso desmotive você para as próximas tentativas. Afinal, há um novo vestibular esperando você daqui a pouco tempo.

Que tal aprender como se preparar melhor depois de uma nota ruim? Podemos ajudar!

Supere a frustração

É bem difícil o sentimento de conferir o gabarito ou o resultado da prova e pensar: fui mal no vestibular! Ter um sonho frustrado não é nada simples, mas é algo comum na vida adulta. Talvez essa tenha sido sua primeira grande decepção. Por isso, é importante aprender a lidar com isso.

Mesmo que a sensação de culpa aperte nesses momentos, seja compreensivo e evite se machucar ainda mais. O ano de vestibular é rodeado por angústias e ansiedade e, ainda que não tenha conseguido a aprovação, você é vitorioso por ter enfrentado todo esse desafio.

Depois de receber um resultado negativo, sua primeira luta vai ser para superar a frustração. Não ter passado agora não quer dizer que você fez tudo errado e nem significa incapacidade ou falta de dedicação. Os esforços apenas que não foram suficientes esse ano, mas você pode se preparar para a próxima prova com mais conhecimento e experiência.

É importante reagir e se organizar novamente, mas, se for necessário, permita-se tirar um tempo para descansar e colocar a cabeça no lugar. Às vezes, é inevitável passar alguns dias remoendo a tristeza, mas confie que você é capaz de encontrar forças para continuar na busca pelo seu objetivo. Apenas uma batalha foi perdida, não a guerra!

Entenda o que deu errado e faça diferente

Não pense que o seu ano de estudos foi perdido. Na verdade, é o contrário: agora você está muito mais forte para a próxima etapa, pois já acumulou conhecimentos e não vai ter de começar do zero.

Para se reorganizar e encarar o desafio mais uma vez, use a sua experiência adquirida ao longo do último ano. Com certeza você teve muitos acertos e pode aproveitá-los no ano que vem. Além disso, sempre podemos aprender com os erros. Reflita sobre os elementos que atrapalharam no resultado da sua nota e faça um plano de ação para lidar com essas falhas.

Identifique as matérias que você não teve um bom desempenho e veja os assuntos que precisam ser mais bem estudados agora. Faça um balanço dos seus pontos fortes e fracos e reveja a efetividade dos seus métodos de estudo — talvez algumas mudanças sejam necessárias, para garantir um resultado melhor.

Organize-se e recomece os estudos

Depois de se recuperar e pensar sobre o que precisa ser mudado, é hora de se planejar para iniciar uma nova etapa. Repetir os conteúdos já vistos pode ser difícil, então uma boa dica é procurar outra escola ou cursinho. A mudança de ares pode fazer bem, além de você ter contato com diferentes professores, materiais e colegas.

A organização da rotina de estudos também é fundamental para a produtividade. Se você sente que estudar em casa não rendeu o suficiente, procure outros locais — pode ser na escola, em bibliotecas ou em outros espaços onde você se sinta à vontade e possa se concentrar.

Aumente a dedicação nos pontos mais críticos

Quem foi mal no vestibular tem uma grande vantagem ao tentar de novo: não precisa se dedicar da mesma forma a todas as matérias. Você já conseguiu identificar aquelas em que está bem, portanto, elas só vão precisar de revisão e exercícios, para garantir que você continue arrasando nas perguntas em que tem mais facilidade.

Por exemplo, se o seu resultado nas provas de português — incluindo redação e gramática — foi muito bom, em vez de estudar o assunto por livros e apostilas tudo de novo, basta revisar os principais tópicos da matéria e resolver questões, para manter o ritmo. Assim, o tempo economizado nos assuntos que você domina pode ser usado para se dedicar aos pontos em que foi mal na prova.

Por isso, na sua semana de estudos, coloque mais tempo para as matérias que você considera mais difíceis. Os finais de semana podem ser aproveitados para resolver simulados ou aprofundar algum estudo, compensando atrasos no cronograma ou tirando dúvidas sobre um assunto que não ficou bem entendido.

Resolva provas anteriores

Você sabia que as faculdades, geralmente, seguem um padrão nas suas provas? Alguns assuntos podem aparecer mais ou serem cobrados de maneiras diferentes, dependendo da instituição. Por isso, não adianta apenas estudar as matérias, é preciso reservar um tempo para conhecer a forma como cada vestibular organiza suas questões.

Ter afinidade com a prova pode ajudar você a identificar os assuntos que costumam cair com mais frequência, além de ser mais fácil ficar calmo no dia do exame e resolver as perguntas mais rapidamente. Então, a dica é: abuse dos simulados. Resolva os vestibulares anteriores da faculdade e se familiarize com as provas.

Persista e motive-se

Manter a rotina depois de ir mal no vestibular não é tarefa fácil. Mesmo depois de decidir tentar de novo, você pode se sentir desmotivado algumas vezes ao longo do ano. Sabendo disso, você é capaz de compreender os períodos difíceis e continuar persistindo. Visualize o seu nome naquela lista de aprovados e continue firme!

Lembre-se de que as maiores vitórias da vida não vêm facilmente. Depois da superação de tantos desafios, sua conquista vai ficar ainda mais saborosa. Você vai poder dizer que enfrentou grandes obstáculos, mas venceu tudo e conquistou a sua vaga. Por isso, acredite em si mesmo. A autoconfiança é essencial para encarar os estudos — e o dia da prova.

Controle o nervosismo

Muitas reprovações no vestibular não são fruto de falta de preparação, mas da pressão e ansiedade em relação ao exame. Ficar muito nervoso atrapalha o rendimento e pode fazer você errar até questões fáceis. Por isso, manter a calma é fundamental. Sabemos que depois de uma reprovação fica mais difícil, então seguem algumas dicas:

  • procure apoio de amigos e familiares;
  • não abra mão de atividades de esporte e lazer durante o ano;
  • repita para si mesmo que fez o seu melhor e que está bem preparado;
  • na véspera da prova, relaxe;
  • leve água e comidas leves, como frutas e barras de cereal, no dia do exame;
  • faça exercícios de relaxamento e respiração para diminuir a ansiedade;
  • se tiver dificuldades para lidar com o nervosismo, fazer terapia pode ajudar muito.

A reprovação não quer dizer que seu objetivo se tornou impossível. Ao contrário, ele está mais perto do que antes. Por isso, se você foi mal no vestibular, siga essas dicas e tente de novo de cabeça erguida!

Para ficar mais perto da aprovação, siga nossas publicações nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Facebook Comments