Depois de meses de preparo, é comum se sentir ansioso na véspera do vestibular. Afinal, é difícil lidar com pressão e esse é o momento em que a insegurança bate com força. Por mais que você tenha estudado, é comum sentir que ainda não está preparado para o dia da prova. Quando está faltando apenas um ou dois dias para exame, os estudantes sempre se questionam se vale a pena estudar um pouco mais ou se essa é a hora de descansar um pouco.

Nesse momento, é preciso ter noção de que não adianta tentar aprender nada novo. Você fez tudo que podia ser feito. Tentar correr atrás de conteúdo nessa reta final apenas vai fazer com que o seu cérebro fique mais estressado e propenso a cometer erros.

Para saber como tirar o melhor proveito dos dias que antecedem o vestibular, continue a ler as dicas que separamos para você!

Não se sobrecarregue

O estudo para o vestibular — e para o ENEM — requer um bom tempo de preparação. Se você seguiu o cronograma à risca, fazendo exercícios e treinando para a redação, não há com o que se preocupar. Você, provavelmente, estará apto a fazer uma boa prova.

Por outro lado, se você não conseguiu estudar tudo o que era necessário, não vai ser na véspera da prova que vai tirar o atraso. Esse momento é muito delicado para o estudante. Além de estar cansado, a ansiedade impede que qualquer novo aprendizado seja adequadamente assimilado.

Dessa forma, não adianta nada querer ler aquele restinho da matéria que você não conseguiu estudar, porque é praticamente impossível que essa leitura de última hora faça alguma diferença. Pelo contrário: é mais provável que você acabe se sobrecarregando e ficando ainda mais estressado.

Se for para ler alguma matéria, faça apenas uma breve revisão de tudo o que você conseguiu estudar até o momento. Não tente aprender nada novo, pois essa não é a hora para isso.

Outra opção é assistir aos famosos aulões dos cursos pré-vestibulares, pois essa é uma aula preparada para não sobrecarregar os estudantes. O clima é mais descontraído e o foco é na revisão das matérias, com indicação dos pontos mais prováveis de serem cobrados na prova.

Aproveite para descansar

A rotina de estudos para o vestibular costuma ser bastante exaustiva. São dias e dias de leitura, aulas, exercícios e simulados que ocupam praticamente todo o seu tempo livre. Ainda que você conseguisse alguns minutos de descanso para relaxar, a maior parte do seu tempo era dedicado aos estudos.

Na véspera da prova, esqueça isso! Esse é o seu momento de descanso, ainda mais se você também trabalha e não sabe o que é ter um dia só para você há muito tempo.

Tire uma folga do trabalho, deixe os livros de lado e aproveite para ir ao cinema, sair com os amigos, fazer uma caminhada, ir ao clube — ou simplesmente ficar em casa, jogando videogame e passando um tempo com a família.

É importante dedicar o dia antes da prova ao descanso. Dê uma folga ao seu cérebro!

Conheça o local da prova

Todo ano é a mesma coisa: no dia do vestibular, muitos alunos chegam atrasados e ficam para fora dos portões.

Para evitar que esse infortúnio aconteça com você, é essencial conhecer, o quanto antes, o local da prova e descobrir qual é a melhor maneira de chegar até lá. Se for usar o transporte público, descubra qual é o ônibus que deixa mais perto do local e quanto tempo ele demora para fazer o caminho.

Planeje-se para chegar com, pelo menos, 1 hora de antecedência. Perder a prova por conta de atraso é um erro que você não pode cometer.

Cuidado com a alimentação

A ansiedade faz com que a gente acabe comendo em excesso. É comum querer ir a um fast-food e se alimentar com comidas gordurosas e doces na véspera do vestibular, mas os males que isso pode causar não compensam o desejo saciado.

É importante tomar o cuidado de ingerir somente comidas leves — tanto no dia da prova quanto no anterior. Sofrer com azia, mal-estar ou indigestão pode atrapalhar o seu desempenho, fazendo com que erros bobos sejam cometidos.

É claro que você não deve fazer uma dieta brusca, pois isso também pode deixar o seu corpo enfraquecido. O ideal é comer coisas saudáveis e leves, mas capazes de dar a energia necessária para enfrentar um dia cansativo.

Tenha uma boa noite de sono

Além do descanso mental, o físico também é importante. Dormir bem no dia que antecede a prova é essencial para garantir que você consiga se concentrar e esteja disposto para enfrentar as longas horas do exame.

É comum que o estresse e a ansiedade causem insônia. Para evitar esse incômodo, você precisa manter a mente tranquila durante a véspera. Por isso, é válido ressaltar — mais uma vez — que você não deve se cansar com leituras e estudos.

O tempo ideal de sono varia entre 7 e 9 horas. Fazer exercícios físicos pela manhã e tomar um chá relaxante antes de ir para a cama podem ajudar a ter uma boa noite de sono e acordar descansado para o grande dia da prova.

Evite sair com os amigos até tarde e tente não tirar cochilos durante o dia, pois tudo isso pode atrapalhar o seu sono à noite.

Prepare seus materiais

Não deixe para se organizar apenas em cima da hora. Aproveite a véspera do vestibular para conferir todos os materiais permitidos e se organizar com antecedência.

Verifique se as suas canetas — preta ou azul — estão com tinta e funcionando, lembrando que elas devem ser transparentes. Confira o local da prova, guarde a sua carteira de identidade e escolha uma roupa confortável. Leve um agasalho para que o ar-condicionado não seja um problema. Por fim, separe uma garrafa de água sem rótulo e um snack — uma barra de cereal, por exemplo — para enganar a fome durante a prova. Lembre-se de ler muito bem as regras do exame para que nenhum erro seja cometido.

A véspera do vestibular é um momento delicado. Você passou meses se preparando e, agora, esse é o momento principal para trabalhar o lado emocional e relaxar. Não se estresse tentando aprender coisas novas. O importante é tranquilizar a mente e se preparar para o grande dia. Com tudo em mãos — e com a mente descansada —, você tem o necessário para ir muito bem na prova!

E aí, gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus colegas a se prepararem também para véspera do vestibular!

Facebook Comments