Época de prova é motivo para mudar a rotina e focar nos estudos, já que só assim é possível repassar as matérias e garantir uma boa nota. Tamanha responsabilidade faz com que conciliar vestibular e vida social pareça impossível. Essa impressão tende a ser fonte de ansiedade, joga contra o processo de aprendizagem e atrapalha os resultados do vestibulando.

Por isso, não se deixe levar pela tensão! Confira estas 7 dicas e descubra como manter a vida social e ainda se preparar direitinho para o exame!

1. Estabeleça uma rotina de estudos

Se você já mantém determinada ordem na execução de suas tarefas — e estudar faz parte da sua organização —, ótimo. Caso contrário, é urgente separar um tempo para reforçar seus conhecimentos. Olhe, então, para o seu dia e veja como você o aproveita, buscando notar os espaços disponíveis para repassar as matérias do vestibular.

Perceba que é fundamental deixar alguns períodos vagos, nos quais você pode pausar os estudos e direcionar sua energia a outras atividades. Caso contrário, você se sobrecarrega e fica exausto antes mesmo do exame. E aí pode acontecer o contrário do desejado: em vez de gabaritar no exame, você vai mal nas provas.

2. Conjugue estudos e lazer

Interagir com as matérias, ir a campo e criar situações que facilitam a assimilação dos conteúdos: essa atitude é indicada para conciliar, com sucesso, o vestibular e a vida social. Para além dos livros, há um mundo de conhecimentos ao alcance de quem está se preparando para provas tão importantes quanto o Enem.

Museus e centros culturais, por exemplo, oferecem diversas opções para complementar os estudos. Além disso, é uma chance de sair com os colegas no fim de semana. Só não perca de vista a relação entre o local visitado e o conteúdo que você precisa reforçar. Sair para estudar é efetivo apenas quando se consegue selecionar programas compatíveis com as necessidades de obter ou reforçar conhecimentos.

3. Estude no celular e economize tempo

Você tem uma ideia de quanto tempo gasta usando aplicativos de mensagens e redes sociais no celular? Já pensou em usar esses minutos (que, somados, viram horas) para estudar na telinha? Pois bem, deixar de lado a interação social para, em troca, assistir videoaulas e outros conteúdos educativos vai aumentar suas chances de se sair bem no vestibular. E mais, as horas economizadas podem ser revertidas em lazer, fazendo você lucrar ainda mais com a substituição.

4. Não dê chance às distrações

Sabe aquele amigo que chama você para jogar online bem na hora de estudar? Pois bem, resista à tentação de começar a partida. Fique firme, também, em relação ao chat da rede social ou ao aplicativo de mensagens.

E se você, neste exato momento, está se perguntando como manter uma vida social sem estar o tempo inteiro conectado, lembre-se de que as pessoas conseguiam fazer isso mesmo antes da popularização da internet. Veja que a sugestão, aqui, é no sentido de você não se distrair e, assim, otimizar seu tempo de estudos.

O objetivo desse esforço é, justamente, o de conquistar espaço para ocupá-lo com a vida social. Quer dizer, você some um pouquinho dos meios digitais e ganha condições para marcar um cinema com o pessoal — de preferência, um filme que discuta aspectos abordados nas matérias do vestibular, como atualidades ou conflitos da História.

5. Seja firme em relação aos horários

Essa dica serve para quem acumula horas de estudo pensando em pegar firme e recuperar tudo depois. Simples assim, não trapaceie a si mesmo. Mantenha-se coerente com seu propósito de estudar e siga os horários que você separou para rever as matérias.

O hábito de deixar para depois — a famosa procrastinação — bagunça a vida de qualquer pessoa. Então, evite essa situação a todo custo e acompanhe seu cronograma de estudos com determinação.

E já que o assunto é o cronograma, confira abaixo como fazer o seu dar certo:

  • escolha um local tranquilo para estudar — pode ter um som ambiente, mas deve ser livre de barulhos e de tumulto;

  • organize seu espaço de estudos para ter acesso a livros e materiais de pesquisa;

  • defina pausas para descansar. Paradas regulares ajudam a fixar informações, portanto, para cada período de leitura ou de exercícios, pare alguns minutos;

  • atente à alimentação. Estudar com fome é um péssimo negócio, pois seu desempenho pode diminuir;

  • hidrate-se bastante. É preciso suprir as necessidades orgânicas — e beber água é uma das principais;

  • durma o número de horas adequado para sua idade. Ao se privar das horas necessárias de sono, seu cérebro perde a capacidade de assimilação, podendo chegar a um estado de estafa. Saiba que um estudo divulgado pela AASM (Academia Americana de Medicina do Sono) afirma que adolescentes devem dormir, ao menos, 8 horas diárias.

6. Esclareça suas prioridades aos amigos e familiares

Empenhar-se em passar no vestibular inclui estabelecer limites — para si e para amigos e família. Isso significa cumprir os horários e deixar claro para os colegas, amigos e outras pessoas que convivem com você que a sua prioridade, por ora, são os estudos. Afinal, ser sincero é muito melhor do que inventar desculpas cada vez que alguém convida você para sair.

Então, vá direto ao ponto e deixe claro para os seus amigos que a sua meta, agora, é ingressar na faculdade. Com essa postura, você informa o seu objetivo e se livra de parecer que está dispensando a turma.

7. Direcione seus esforços ao curso pretendido

Descobrir qual é o conteúdo programático do exame é uma maneira de saber, previamente, quais matérias e temas poderão ser cobrados no vestibular. Essa informação torna o estudo mais simples, pois delimita os assuntos merecedores de toda sua atenção.

Então, procure o edital do vestibular pretendido. É o documento que contém diversas orientações valiosas — entre elas, os saberes que serão cobrados dos candidatos. Se o edital ainda não foi publicado, você pode pesquisar provas anteriores para ter uma ideia do conteúdo exigido.

Use as 7 estratégias listadas neste post como um guia de boas práticas para o período que antecede o exame e não se esqueça de acionar o bom senso sempre que necessário. Lembre-se de que equilibrar vida social e vestibular exige organização para dar certo. Para se manter estimulado, tenha em mente o seu ideal: começar os estudos em uma excelente faculdade e ter muito sucesso na profissão escolhida!

Para ficar por dentro do que interessa ao estudante, siga nosso perfil nas redes sociais Estamos no Facebook e no Linkedin!

Facebook Comments