Aprenda como conciliar escola e os estudos para o vestibular

Aprenda como conciliar escola e os estudos para o vestibular
7 minutos para ler

O ano do vestibular deve ser especial na sua vida. E para que a sua missão seja bem-sucedida, o ideal é que você tenha a devida organização para estudar todo o conteúdo exigido e, de preferência, se aprofundar naquelas matérias específicas.

Mas a questão é: como conciliar os estudos para o vestibular com o Ensino Médio? É preciso saber que essa tarefa pode, sim, ser realizada — desde que você esteja bem preparado. Essa é a nossa proposta aqui: ensinar alguns truques para lidar com essa situação. Assim, no final do ano, você vai conseguir a aprovação sem que isso interfira negativamente no seu rendimento escolar. Ficou interessado? Então não perca mais tempo e confira as nossas dicas!

Aprenda com seus erros nas provas escolares

No vestibular, a exigência é que você trabalhe com todo o conteúdo do Ensino Médio de uma única vez, o que certamente não é uma tarefa fácil. Sendo assim, é preciso ser estratégico. Crie um programa de estudos em que as aulas dadas na escola complementam a sua preparação para o vestibular. Dessa forma, você pode fazer as provas escolares como se fossem simulados.

Considere todos os fatores, como o tempo gasto para a realização da atividade, com quantos minutos sua concentração começa a diminuir e quais são as suas principais dificuldades, procurando sempre melhorar a sua nota. Se até o fim do ano você conseguir notas altas nas provas, o seu desempenho no grande teste será melhor.

Tenha horários para as suas tarefas e programe alarmes

O ideal é ter a disciplina como sua aliada ao longo de todo o ano. Sendo assim, sugerimos que, no dia a dia, você tenha uma rotina de estudos e não abra mão dela. Isso porque, com o tempo, a tendência é se acostumar com o ritmo. Dessa forma, você não vai ter muita dificuldade para realizar as atividades nos horários planejados.

Faça com que a rotina de estudos não interfira no seu rendimento escolar. Para não se prejudicar no Ensino Médio, tente não perder aulas importantes — e isso pode ser feito ao determinar os horários de estudo com antecedência, considerando o tempo que você tem até o vestibular. Por isso, trabalhe com alarmes e use o seu smartphone para facilitar o processo.

Tenha um plano de estudos

O segredo para uma boa preparação está na organização. Como afirmamos, é preciso garantir que vai dar tempo de estudar todo o conteúdo exigido até o dia da prova. Como fazer isso se você precisa conciliar as atividades escolares (que muitas vezes consomem mais do que um período) com as matérias do vestibular? A solução é dividir as matérias e criar um programa para dar conta de assimilá-las. Isso não é difícil!

Um exemplo: se você tem aulas de manhã, crie horários de 50 minutos e concentre as matérias nos outros 2 períodos. Assim você pode estudar Geografia, Português, História e Inglês de tarde e Física, Química, Biologia e Matemática durante a noite. Começando às 13 h — e com uma pausa de 10 minutos entre uma matéria e outra —, você pode tirar uma hora para descansar às 17 h e depois retornar com mais fôlego às 18 h.

Você não precisa seguir exatamente o exemplo, pois a ordem das matérias fica a seu critério. O importante é que, até o fim do ano, todo o conteúdo seja visto de maneira planejada.

Parece puxado? Pense que, fazendo isso de segunda a sexta, você garante os fins de semana para descansar. É possível também usar os sábados para tornar essa carga menor — ou para repor um dia de atividade escolar no período da tarde. Isso depende de como você prefere estudar.

Valorize os momentos de lazer

Estudar é importante! É o que disponibilizará um futuro melhor para você. Mas sem um espaço para o lazer, é possível que o cansaço dificulte os estudos. Por esse motivo, é importante se organizar também para ter momentos de descontração.

Preservar os fins de semana e fazer o que agrada a você — de preferência na companhia dos amigos e familiares — ajuda a relaxar. Procure atividades que façam você se sentir bem. Faça esportes e participe de eventos, como teatro, música, dança, entre outros.

Faça um calendário e se organize para as datas importantes

Não se perca em meio aos compromissos do ano. Serão muitas datas fundamentais para o processo: as inscrições, os simulados e as provas. Dependendo da situação, é preciso viajar para outras cidades. Por isso, você deve ter certeza de cumprir com os prazos no tempo certo, para que nenhuma dessas datas interfira nos seus compromissos escolares. Para facilitar a sua vida, tenha um calendário!

Assim, mesmo que você precise abrir mão de uma ou outra aula, saberá com antecedência e, assim, poderá se organizar para só faltar quando isso não atrapalhar. Com o devido planejamento, é possível se precaver em casos de conflitos de datas e até evitar que isso aconteça. Outro motivo importante para contar com um calendário: com ele, você não esquece os seus principais compromissos, evitando que um ano inteiro de estudos seja perdido desnecessariamente.

Estude online

Há boas opções em termos de preparação para as provas no ambiente online. Com o avanço da tecnologia, as plataformas estão cada vez mais sofisticadas, o que permite a você estudar com qualidade, mesmo sem sair de casa. Essa pode ser a solução ideal para quem precisa conciliar vestibular e Ensino Médio.

Há alguns anos, era necessário se matricular em um cursinho e ter que se desdobrar para acumular os dois compromissos — muitas vezes, em regiões opostas na cidade. Portanto, considere o ensino online nessa fase da sua vida. Estudando em sites e em canais do YouTube que oferecem preparação específica, você consegue otimizar o tempo que seria gasto com transporte, por exemplo.

Faça redações e provas anteriores

As instituições de ensino costumam aplicar provas com perfis parecidos ao longo dos anos. Fazer avaliações de exames anteriores pode ajudar você a ter maior facilidade para entender a maneira como as perguntas são feitas, evitando o famoso “branco” na hora da prova. Além disso, não deixe de praticar a escrita ao longo do ano. Fazendo ao menos uma redação por semana, a tendência é que você chegue preparado para o dia do exame e consiga tirar uma boa nota!

Em resumo, conciliar o colégio e o vestibular é algo que pode ser feito, mas exige organização e disciplina, para que você consiga dar conta de todas as obrigações e, no final do ano, seja aprovado na faculdade que deseja.

Agora que você já sabe como lidar com escola e vestibular no mesmo ano, não deixe de comentar aqui no post o que achou do texto! Tem alguma outra dica para conciliar a vida de estudante com a de vestibulando e aproveitar melhor essa fase? Queremos a sua opinião.

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This