Veja como se organizar para estudar em grupo para o vestibular

Veja como se organizar para estudar em grupo para o vestibular
6 minutos para ler

A preparação para o vestibular é uma fase que requer muito compromisso e motivação. É preciso se organizar, montar cronogramas de estudo e se dedicar ao estudo de todas as matérias. Cada pessoa encontra sua melhor forma de estudar, seja lendo apostilas ou assistindo videoaulas, escutando música, sozinho ou com a ajuda de alguém, por exemplo.

Você já conhece as vantagens de estudar em grupo? Essa tática pode aumentar sua motivação e concentração, além de permitir que você tire dúvidas sobre as matérias com colegas que as dominam mais. Em um grupo, cada um tem habilidades diferentes e, por isso, todos podem aprender muito com os colegas.

Mas é claro que, para reunir pessoas para estudar, é preciso considerar alguns aspectos. E nós podemos ajudar! Veja nossas dicas para formar um grupo de estudos incrível!

Seja criterioso ao selecionar os membros do grupo

Você não precisa convidar apenas os seus melhores amigos para estudar com você. O mais legal de montar uma equipe de estudos é procurar pessoas diferentes, que podem — e querem — ajudar e ensinar umas às outras. No fim, você pode fazer novas amizades!

Porém, algo tem de unir todos os membros: o compromisso com os estudos. Lembre-se de que o objetivo do grupo é conquistar o sucesso no vestibular. Por isso, é importante que todos se esforcem para manter o foco no estudo e evitar distrações.

Para garantir que todos entendam esse ponto, explique os objetivos do grupo e observe a motivação dos seus colegas em aceitar o convite. Quem não tiver interesse, provavelmente vai demonstrar receio em entrar na equipe. Respeite isso e busque por colegas que queiram o mesmo que você.

Outra dica é atentar para o número de participantes. Grupos muito grandes podem atrapalhar mais do que ajudar. Para conseguir um bom rendimento, o ideal é selecionar entre três e seis integrantes. Se outros colegas manifestarem interesse, divida todos os participantes em grupos menores, para funcionar melhor.

Na hora de selecionar os participantes do grupo, valorize as diferenças! Conheça os interesses e as habilidades dos colegas e trace o perfil de cada um. Se você montar um grupo com seis pessoas que gostam de matemática, mas têm dificuldade em história, vai ser mais difícil superar os desafios juntos, não é? Por isso, reúna pessoas diferentes, de forma que você possa, por exemplo, ensinar geografia para um colega e tirar dúvidas de inglês com ele.

Façam reuniões regulares

Depois de montar a equipe, vocês podem se reunir e definir como tudo funcionará. Para que o grupo de estudos funcione, os encontros devem ter continuidade. Por isso, estabeleçam um cronograma para as reuniões. Qual será a regularidade dos encontros? Vocês poderão estar juntos toda semana?

Escolham o dia e o horário com muito cuidado, para que todos possam participar. Além disso, é importante pensar no período em que a concentração e a produtividade serão bem aproveitadas. O seu grupo estuda melhor de manhã ou à noite? Vão preferir se encontrar depois das aulas ou no fim de semana? Essas questões devem ser definidas por todos, entrando em um consenso.

Definido o dia, vocês devem pensar também na duração dos encontros. Estudar em grupo requer um tempo maior — é inviável ter uma boa aprendizagem em grupo apenas por uma hora, por exemplo. Da mesma forma, não é positivo estudar por longas horas, a não ser que sejam feitos pequenos intervalos de descanso nesse tempo. Durante os intervalos — e depois do estudo — procurem relaxar e fazer atividades prazerosas.

O lugar onde as reuniões acontecerão também é outro ponto muito importante a definir. Vocês podem estudar na escola, na casa de alguém ou em uma biblioteca pública, por exemplo. Evitem lugares com muitas distrações e barulho, como praças e shoppings. As discussões vão render mais se forem feitas em um local calmo, de preferência só com os membros do grupo presentes.

Estabeleçam regras

Quando algumas pessoas se reúnem, é sempre bom definir regras de convivência e trabalho. Assim, vocês poderão evitar problemas. A primeira regra, claro, é lembrar que todos estão ali para estudar. Conversas sobre outros assuntos devem ficar para os momentos de intervalo ou para confraternizações depois do horário do grupo.

Outra regra interessante é prezar pela organização. Sejam pontuais nos encontros, levem sempre os materiais necessários, organizem o espaço e aproveitem bem o tempo. É importante fazer um esforço para evitar a procrastinação — uma vantagem de estudar em grupo é que um incentiva o outro!

Além das regras, é preciso elaborar um cronograma de estudos. Definam quais serão as matérias estudadas e os materiais utilizados. Criem um grupo no WhatsApp para lembrar os amigos do que é preciso levar para a reunião.

Adotem uma metodologia de ajuda mútua

O grande trunfo de estudar em grupo é que sempre terá alguém para ajudar você a esclarecer dúvidas. Sozinho, você teria de esperar até a aula para perguntar ao professor ou poderia pesquisar na internet, mas ter um amigo facilitando as coisas para você é bem melhor, não é?

Então, a metodologia adotada deve ser a de cada colega ensinar aos outros aqueles conteúdos que mais domina. Assim, todos aprendem, já que quem ensina está fixando ainda mais as matérias e aprofundando os conhecimentos ao responder as dúvidas dos colegas.

Compartilhem dúvidas e resolvam exercícios juntos

Até mesmo as matérias que você entende podem ser vistas com outro olhar a partir das dúvidas compartilhadas pelos colegas. Como os conteúdos já são explorados na sala de aula com o professor, o foco dos encontros para estudar em grupo pode ser a resolução de exercícios e o esclarecimento de dúvidas.

Vocês podem combinar de cada um trazer questões diferentes para resolver em grupo. Com isso, é possível montar um grande banco de questões sobre cada matéria e até mesmo criar um simulado para resolverem juntos. Outra vantagem de estudar em grupo é que você não paralisa mais naquelas questões difíceis — algum colega, certamente, vai conseguir solucionar a sua dúvida.

Essas dicas vão ajudar você a montar e a organizar uma equipe de estudos com facilidade. Considerando esses pontos, você e seus colegas poderão aproveitar as vantagens de estudar em grupo e conquistarão, juntos, a tão sonhada aprovação!

Curta nossa página no Facebook — e nosso perfil no LinkedIn — para acompanhar outras dicas sobre vestibular, cursos de graduação e carreira!

Facebook Comments
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This