Ser psicólogo é uma carreira desejada por muitas pessoas, inclusive porque as possibilidades de atuação na área se diversificaram muito ao longo do tempo. Então, quem deseja fazer faculdade de Psicologia em Santa Catarina não pode deixar de ler este post.

Conversamos com Idiane Turra Tuni, coordenadora do curso da UCEFF, para entender melhor o assunto e ficar por dentro dessa oportunidade. Será que vale mesmo a pena apostar nessa formação? Que tipo de diferenciais devem ser considerados ao escolher um bom curso? Continue acompanhando para descobrir tudo isso e muito mais!

Por que fazer Psicologia?

Antes de definir uma profissão, é natural que as pessoas fiquem cheias de dúvidas e incertezas. Logo, pesquisar informações sobre a área de interesse é fundamental antes de tomar qualquer decisão para o futuro.

Uma das grandes vantagens da Psicologia é oferecer uma boa amplitude de atividades. O psicólogo formado não é somente aquele que atua em consultórios e recebe seus pacientes para sessões de terapia. Essa é uma imagem generalizada do profissional que, na verdade, pode assumir diversas outras funções no mercado de trabalho.

Além da Psicologia clínica, é possível direcionar a carreira para o campo educacional, corporativo, esportivo, hospitalar e até judicial. Por cuidar da saúde mental e das relações humanas em geral, o conhecimento de um psicólogo pode ser aplicado em vários ambientes.

O essencial é identificar a vocação para seguir essa carreira e iniciar os estudos. Quanto a isso, o estudante precisa ter em mente que as Ciências Humanas serão muito exploradas ao longo do curso, especialmente temas como Sociologia e Teorias Psicoterápicas.

Ou seja, o interesse por esse conteúdo é um fator crucial para a motivação do aluno — assim como o gosto pela leitura, por exemplo. Afinal de contas, o curso de bacharelado em Psicologia envolve pelo menos 5 anos de dedicação para aprofundar no estudo do comportamento humano.

Uma característica dessa profissão que chama a atenção de muita gente é a possibilidade de fazer a diferença na vida do outro. Independentemente da vertente de carreira escolhida e do local de trabalho, um dos objetivos de um psicólogo é promover o bem-estar das pessoas, fazendo com que elas se conheçam e lidem melhor com as situações do dia a dia.

Por outro lado, existem questões práticas ligadas a esse universo. O mercado é bastante competitivo, o que exige muita qualificação e esforço por parte do profissional para se destacar. O salário também pode variar.

Quem conquista reconhecimento e uma boa agenda de pacientes consegue um retorno bacana. Já os contratados por empresas ou instituições nem sempre começam com um valor alto, mas podem crescer gradativamente e atingir posições privilegiadas (e que paguem melhor). Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial de um psicólogo no Brasil é de R$2.327,41.

Um fato positivo para o crescimento e valorização da área tem sido o entendimento de que o psicólogo é como uma ferramenta para a qualidade de vida. As pessoas e as empresas estão perdendo o preconceito, percebendo que a saúde da mente é muito valiosa — o que configura um ótimo cenário para quem está pensando em estudar Psicologia.

Como escolher a melhor faculdade de Psicologia para você?

Sabendo da importância da área e de como ela é interessante, a pessoa que decidir fazer uma faculdade de Psicologia precisa encontrar um curso que atenda às suas expectativas. Passada a fase de definir a profissão, a próxima etapa é escolher uma formação de qualidade e que vá agregar valor ao seu currículo.

Nesse sentido, é válido fazer uma pesquisa do que é oferecido por cada instituição de ensino. Entre os principais fatores a serem analisados estão:

  • avaliação do curso no MEC (Ministério da Educação);

  • matérias que compõem a grade curricular;

  • qualificação e experiência dos professores;

  • localização e infraestrutura física do campus;

  • atividades extracurriculares para os alunos;

  • parcerias e oportunidades oferecidas;

  • reconhecimento do mercado e nível de empregabilidade;

  • custo-benefício.

Essas informações que podem ser checadas pela internet ou mesmo entrando em contato com a faculdade. Os estudantes que já passaram pelo curso também são capazes de ajudar bastante a ter uma visão realista do ensino.

No caso da UCEFF, esses requisitos fazem parte das suas prioridades. Não há razão para formar um aluno desabilitado para exercer o seu ofício, não é mesmo? Contudo, é preciso ter consciência de que esse não é um papel apenas da instituição de ensino. Por isso, Idiane Tuni confirma que “os alunos que mais se sobressaem são aqueles que vão além do que o professor pede”.

Quais os diferenciais da UCEFF?

Sempre atenta ao que está acontecendo no mercado, a UCEFF busca proporcionar uma experiência diferenciada para os seus alunos. Isso quer dizer investir em coisas que devem motivar os futuros profissionais a serem cada vez melhores no que fazem.

Idiane destaca como exemplo o acesso à prática desde o segundo período. Normalmente, os estudantes passam por um longo tempo de estudo teórico até ter um pouco de contato com a realidade da profissão. Porém, a UCEFF acredita que esse trabalho de campo ajuda muito no desenvolvimento da carreira.

Então, desde o início do curso há uma programação de palestras sobre as áreas de atuação para que as turmas conheçam as oportunidades. Como diz a coordenadora: “isso ajuda a mudar o olhar sobre áreas que eles nem sabiam que existiam e também em relação àquelas que tinham certo preconceito”. Além disso, os alunos são convidados a entrevistar profissionais da Psicologia para entender como funciona cada segmento.

Um outro diferencial do curso da UCEFF é ter uma grade curricular rica, multidisciplinar e atual. Patologias comuns na sociedade — como ansiedade e depressão — recebem atenção especial para que o aluno saia verdadeiramente preparado para tratar os seus pacientes. Disciplinas de empreendedorismo, planejamento de carreira e gestão de talentos ajudam a completar a formação.

Tudo isso é cuidadosamente acompanhado pelos mestres e especialistas que fazem parte da instituição. Para a construção de uma carreira de sucesso, o ideal é conciliar todo o suporte proporcionado pela faculdade com a dedicação do aluno.

Gostou do post? Se você está pensando em fazer faculdade de Psicologia em Santa Catarina, não perca essa chance! Venha conhecer a UCEFF e comece os seus estudos para ter uma trajetória bem-sucedida.

 

Facebook Comments