Se você quer fazer decolar a vida profissional e acredita em esperar pela oportunidade certa, desconstrua essa ideia. No lugar, coloque um plano de carreira bem elaborado e determine os seus rumos. Com isso, o crescimento na profissão se transforma em meta, com data certa para acontecer. Esse prazo, bem como a trajetória a percorrer até a posição pretendida, é você quem vai determinar.

Prossiga a leitura e saiba por que é fundamental construir um plano para o seu crescimento profissional!

O que é plano de carreira?

Essa ferramenta de evolução profissional possibilita traçar uma rota objetiva a seguir na carreira. Pautada na organização de objetivos, permite visualizar metas com clareza e ter maior motivação para atingi-las.

O plano de carreira auxilia ainda a definir onde se pretende estar, profissionalmente, passado determinado tempo. Possibilita também uma análise aprofundada das práticas atuais, e perceber de que maneira elas se conectam com o que se busca para o futuro.

Por tudo isso, é válido equiparar o plano de carreira a um guia capaz de conduzir o crescimento de quem busca traçar a melhor trajetória profissional.

Quais são os principais passos para elaborá-lo?

A primeira ação ao elaborar um planejamento para a carreira consiste em estipular metas bem claras. Isso feito, programar datas para atingir tais objetivos. Ser realista, nessa etapa, ajuda a não estabelecer patamares altos demais, ou ter pouco tempo para alcançá-los — nesse caso, o que se vai conseguir é o contrário do buscado. Ou seja, frustração e sensação de derrota no atingimento dos objetivos.

O momento seguinte na preparação do plano deve ser de profunda reflexão, de pensar sobre como você está agora na vida profissional. Verifique seu nível de satisfação com o momento e se questione acerca de pontos positivos e negativos da rotina de trabalho. Procure anotar essas ideias para manter o foco e evitar se lançar em um mar de divagações.

O próximo passo é definir como você quer estar profissionalmente daqui a um determinado tempo. Esse período não deve ser excessivamente longo, caso contrário, compromete o nível de estímulo. Então, o melhor é fazer a projeção para o curto ou médio prazo — entre um e cinco anos, por exemplo.

Com os dois pontos bem definidos, o de hoje e o que você quer para o futuro profissional, é hora de projetar a estrada para chegar aonde você almeja. Nesse momento, é imprescindível estar ciente do que você tem de fazer para atingir esse intuito.

Isso significa mapear os conhecimentos e habilidades essenciais para atingir o crescimento planejado. Buscar consciência quanto ao que deve ser mudado, pontos fortes e fracos, o que você faz bem e aquilo que precisa ser melhorado é outra medida fundamental dessa etapa.

Primordial ainda reunir a maior quantidade possível de informações sobre a sua área de interesse, bem como descobrir o que é valorizado nos profissionais que nela conseguem destaque.

Como é importante ter um plano bem estruturado?

Diante do anteriormente exposto sobre o plano de carreira, você pode estar se questionando se empreender tal programa compensa o esforço. A resposta a essa dúvida é que, se você seguir firme na intenção de assumir total controle do seu crescimento profissional, as estratégias abordadas vão se revelar bastante eficazes.

Pense que, por décadas, grande parte das carreiras seguia rumos incertos, determinados pelo surgimento de oportunidades. Tomar a frente da vida profissional, na maioria dos casos, nem sequer era uma preocupação.

As decisões da carreira não integravam uma estratégia focada no indivíduo, pois seguiam trajetórias mais ou menos fixas rumo à estabilidade. Desse jeito passavam anos e até décadas em que o profissional se mantinha em uma mesma organização.

Sua ascensão dependia da vontade dos superiores, que podiam, ou não, favorecer seu crescimento. Tudo isso ficou no passado, pois hoje é impensável abrir mão do protagonismo profissional. Nesse contexto, um plano de carreira bem estruturado tem papel de extrema relevância.

Por que fazer uma especialização é fundamental para crescer?

Como você pôde perceber, para colocar em ação um plano de carreira efetivo é indispensável investir em conhecimento. Buscar novos saberes e aprofundar o que foi aprendido na graduação tende a ser determinante para o sucesso do seu projeto.

Nesse sentido, cursar uma especialização pode ser a maneira adequada de aumentar sua capacitação a fim de atingir o ponto alto na atuação profissional e agregar diferenciais de peso ao currículo.

Elencamos, a seguir, os ganhos principais de fazer uma pós-graduação. Confira!

Estar em sintonia com a atualidade

Cursar especialização vai propiciar a você atualizar os conhecimentos na sua área de formação e acompanhar as inovações e transformações que a afetam. Essas informações aprofundadas do mercado promovem sintonia com os saberes e práticas de agora. O que significa um ganho e tanto, inclusive para quem busca recolocação no mercado de trabalho.

Capacitar-se a promoções ou mudar de área

Fazer pós-graduação significa agregar mais uma formação superior ao seu perfil profissional. Tal acréscimo tende a resultar em maior possibilidade de conquistar promoção ou cargo de liderança.

Para quem pretende mudar a trajetória profissional, a especialização permite ampliar opções dentro do campo de atuação — e até mudar de área.

Agregar um diferencial de peso ao currículo

Profissionais com especialização adquirem um importante diferencial competitivo para concorrer no mercado de trabalho. Como as empresas exigem cada vez mais em seus processos seletivos, ter uma pós ajuda a turbinar a empregabilidade.

Veja que, entre diversos candidatos com vivências e currículos semelhantes, uma capacitação desse nível muito provavelmente despertará o interesse da empresa pelo seu perfil.

Esses e outros impactos positivos da especialização fazem o curso especialmente útil para um plano de carreira bem estruturado. Logicamente, é imprescindível buscar uma formação sólida, que realmente acrescente e aprofunde saberes. Afinal, trata-se da sua evolução na carreira, e não somente de obter uma certificação.

Ao estabelecer o seu plano de carreira, busque conciliar sua rotina profissional a cursar uma especialização. Se o tempo anda escasso, pense em fazer pós na modalidade Educação a Distância, com encontros presenciais uma vez por semana. Esse investimento vai retornar na forma dos ganhos já mencionados, além de render outros mais, como aprimorar seu networking, encontrar novas oportunidades e até ter aumento de salário.

Preste atenção também, ao buscar pela pós-graduação, em selecionar a instituição de ensino capaz de elevar sua formação. Ao fazer essa escolha, avalie a infraestrutura da faculdade, o corpo docente e o reconhecimento da instituição. Isso tudo para se certificar de adquirir conhecimentos que vão realmente destacar o seu perfil entre outros profissionais.

Descubra, agora, o guia da pós-graduação da UCEFF e conheça tudo sobre cursar especialização!

 

Facebook Comments