Se você já fez algumas pesquisas por vagas nos principais sites de emprego e até nas redes sociais, deve ter reparado algo em comum: muitas delas pedem conhecimentos em outros idiomas além do português. Para contemplar os requisitos do cargo ou mesmo como diferencial, o inglês sempre esteve presente nas descrições. Mas, nos últimos tempos, temos visto cada vez mais a importância de aprender espanhol.

Esse idioma falado em países tão próximos ao Brasil ganhou força no mercado e deve ser cobrado ainda mais a partir de agora. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para aprender espanhol e complementar o seu currículo. Confira!

Qual é a importância de aprender espanhol além do inglês?

Você sabia que o espanhol está entre as línguas mais faladas no mundo? É por isso que muitas vagas de emprego estão exigindo o conhecimento no idioma, como vimos. Algumas empresas brasileiras têm relações comerciais com países da América Latina, fazendo com que os profissionais precisem se comunicar da melhor forma para conquistar bons acordos.

Não são poucas as oportunidades de conseguir um emprego fora do país, em nações com esse idioma nativo. Caso surja alguma durante sua jornada profissional, certamente estará em vantagem diante dos concorrentes se souber falar espanhol, não acha?

O espanhol na faculdade será bem presente, dependendo do curso em que estiver matriculado. As áreas da Comunicação — como o Jornalismo —, do Marketing, de Engenharia e do Direito são bons exemplos disso. Existem muitos livros, artigos científicos e outros materiais ricos feitos por estudiosos na sua língua de origem.

Mas os benefícios desse aprendizado vão muito além do âmbito profissional. Se você gosta de viajar e conhecer outros países, saber espanhol será de grande valia nessas experiências. Em nações como Chile, Argentina, Uruguai e até mesmo Espanha, não vai depender do conhecimento dos nativos em inglês para poder se comunicar.

Isso sem falar no quanto a vivência se intensifica quando você fala a mesma língua dos moradores do país. Pense em situações em que vai conhecer alguma região diferente dentro do Brasil. Não se sente bem mais incluído ao entender o que estão dizendo? O mesmo acontece ao saber espanhol e experimentar os passeios nesses locais em que o idioma é o oficial.

Quais são as melhores dicas para aprender espanhol?

Deu para entender o quanto esse idioma é importante para a vida profissional, pessoal e acadêmica, certo? Então, agora vamos à parte prática. Veja as dicas para aprender da melhor forma.

Procure um curso de idiomas

Se você procura uma metodologia robusta para aprender espanhol com mais segurança, a alternativa ideal é o curso de idiomas. Existem diferentes opções no mercado, com os mais diversos preços e duração. Para escolher, considere quais são seus objetivos com esse conhecimento e os recursos disponíveis.

Uma das vantagens dos cursos, além dos materiais programados para otimizar o aprendizado, é a possibilidade de trocar experiências com os colegas. Assim como você, eles estão dando os primeiros passos em busca da fluência na língua.

Faça um intercâmbio na América Latina

Uma das melhores maneiras de aprender um idioma é vivenciando realidades diferentes da sua. Ao fazer um intercâmbio voluntário na graduação, por exemplo, você não só adquire habilidades na língua enquanto ajuda alguma causa. Também tem ganhos para o currículo, no desenvolvimento da sua rede de contatos e na parte pessoal.

Por falar nisso, dá para trabalhar várias das habilidades comportamentais (chamadas soft skills) durante um intercâmbio. Muitas vezes, estará em um local desconhecido, o que exigirá maior jogo de cintura e determinação para superar as barreiras do idioma. Justamente por isso que o aprendizado do espanhol se torna mais eficiente.

Como complementar o aprendizado sozinho?

Muitas vezes, não será possível passar pelas experiências que listamos. Mas saiba que é possível aprender espanhol aos poucos com hábitos incorporados no dia a dia. A boa notícia é que nem sempre envolvem custos ou um longo período da sua rotina. Confira!

Escute podcasts e músicas na língua

Uma forma de se familiarizar com o idioma é ouvir outras pessoas falando, treinando seus ouvidos. Com músicas e podcasts, você consegue entender o tempo de cada palavra e frase, distinguir diferentes sotaques e se aproximar de gírias que dificilmente veria em livros, por exemplo.

Com as músicas, em especial, uma boa dica é acompanhar a letra enquanto as escuta. Assim, consegue assimilar melhor as palavras e até os significados em cada frase. Isso ajuda na pronúncia –– e a não passar vergonha na frente dos amigos ao cantar errado, certo?

Veja seriados, novelas e filmes

Os recursos audiovisuais também funcionam como as músicas e os podcasts, além de servirem para distrair a cabeça. Dessa forma, enquanto está descansando depois de um dia intenso de estudos, pode aprender espanhol durante o entretenimento. Os serviços de streaming estão repletos de opções entre séries, filmes e novelas. Há títulos para diferentes gostos!

Por fim, ainda existem as palestras TED e webinars feitos por profissionais que falam espanhol. Essa também é uma maneira de treinar a língua enquanto adquire conhecimentos sobre a sua profissão.

Leia o que puder em espanhol

Por fim, a última dica para aprender espanhol está na leitura. Aproveite os materiais que encontrar sobre sua área e tente extrair o máximo desses textos. Se preciso, faça consultas a respeito do significado das palavras e expressões em que encontrar dificuldade. Mesmo que pareça complicado a princípio, insista nessa prática, tão válida para a ampliação do vocabulário.

Os livros de literatura também são excelentes opções, até porque existem obras renomadas e de relevância nacional entre os principais autores. Alguns exemplos são Gabriel García Márquez, Pablo Neruda, Isabel Allende e Miguel de Cervantes, só para listar os mais conhecidos.

Com tantos benefícios e dicas simples, aprender espanhol vai ficar bem mais fácil, não é mesmo? Agora que você entendeu a importância desse idioma, para muito além de tê-lo no currículo, invista na sua educação. Estudando poucos minutos por dia, verá a diferença que essa prática proporciona tanto à sua vida pessoal quanto à carreira profissional.

Gostou das dicas deste post? Conte para nós o que achou e se conhece outras formas fáceis de aprender espanhol. Deixe seu comentário logo abaixo!

Facebook Comments