As experiências internacionais cada vez mais têm sido vistas como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Se antes viajar para outros países era algo mais complexo, hoje a acessibilidade está facilitada. Uma ótima ideia, por exemplo, é fazer um intercâmbio voluntário.

Muita gente não sabe, mas além de estudar ou arrumar um trabalho remunerado no exterior, é possível dedicar o seu tempo a projetos em diversas partes do mundo. Assim, você consegue ajudar uma comunidade e ainda aproveitar os benefícios dessa vivência.

O que achou da ideia? Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura para ficar por dentro!

O que é e como funciona o intercâmbio voluntário?

O intercâmbio voluntário nada mais é do que a chance de trabalhar em um projeto de voluntariado em outro país. Isso significa que a pessoa viaja para o exterior e é inserida em uma atividade voluntária para atuar em prol de uma causa especial. 

Uma das vantagens é que existem programas diferentes no mundo todo e cada um pode fazer uma escolha de acordo com as suas preferências — relativas ao destino ou à missão. 

Para se ter uma ideia, algumas das alternativas são:

  • ajudar no resgate e no cuidado de animais;

  • contribuir para a construção de lares ou escolas para crianças;

  • auxiliar no cuidado de idosos em abrigos ou hospitais;

  • participar de comunidades escolares infantis;

  • ensinar habilidades (artes, esporte etc.) para crianças e jovens.

Normalmente, agências de viagem ou organizações especializadas são responsáveis por conectar as oportunidades disponíveis com as pessoas interessadas. Então, cada pessoa escolhe o seu intercâmbio e prepara a documentação para passar esse período fora do país.

Outro detalhe importante é que esse tipo de trabalho não é remunerado, já que as comunidades que recebem os intercambistas são muito carentes e realmente precisam de ajuda humanitária. Logo, o interessado deve arcar com todos os custos envolvidos. 

Por que fazer um intercâmbio voluntário durante a graduação?

A fase universitária é um dos momentos da vida de maior desenvolvimento. O aprendizado é contínuo e os estudantes estão sempre em busca de aprimorar a sua formação para ganhar destaque no mercado de trabalho.

Sem falar que essa costuma ser uma época mais tranquila para fazer esse tipo de viagem, principalmente para quem não tem um compromisso profissional tão sério já estabelecido. Alguns optam por conciliar o intercâmbio com as férias e outros até trancam a matrícula durante o tempo que desejam ficar fora. 

No geral, é uma ocasião oportuna de unir o útil ao agradável — isto é, a chance de aprender, melhorar o currículo, conhecer uma nova cultura, desenvolver um idioma diferente e expandir a mente. Embora essa seja uma oportunidade que pode ser desfrutada em qualquer etapa da vida, nada melhor do que aproveitar a juventude para embarcar nessa aventura, não é mesmo?

Como um intercâmbio voluntário agrega ao meu currículo?

Toda viagem é uma experiência única e sempre deixa boas memórias. No entanto, vamos falar agora dos benefícios práticos que a escolha do intercâmbio voluntário é capaz de proporcionar para a sua carreira. Confira a seguir quais são aqueles que destacamos.

Crescimento pessoal

Em primeiro lugar, dificilmente uma pessoa passa por um voluntariado e sai da mesma forma que entrou. Todos os depoimentos de quem já viveu essa oportunidade relatam a transformação pessoal que acontece em uma viagem como essa.

Estar longe de casa e totalmente entregue para ajudar o outro é algo muito especial. A convivência com uma cultura diferente em uma condição de doação é desafiadora e acolhedora ao mesmo tempo. Perceber que você pode fazer a diferença na vida de outras pessoas é inspirador e desenvolve a nossa empatia pelo próximo.

Na verdade, muitas das nossas habilidades são desenvolvidas — a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade, a comunicação, a flexibilidade, o autoconhecimento, a disciplina, a resiliência, entre outras. De fato, é difícil não evoluir de alguma maneira. Para completar, o carinho recebido em troca é o melhor combustível para continuar desejando fazer a diferença no mundo.

Fluência do idioma

É claro que existem outros países que falam português, e talvez essa seja a sua escolha de destino. Contudo, você também pode aproveitar a viagem para aprender ou melhorar o seu domínio de uma língua diferente — o que é bastante valorizado no mercado de trabalho.

O convívio diário com estrangeiros é uma das grandes vantagens de fazer um intercâmbio, pois facilita muito a prática do idioma. Portanto, se quiser adicionar esse fator à sua viagem, analise bem a escolha do país e foque no aprendizado da língua. Em alguns casos, é possível conciliar algumas aulas com o trabalho voluntário.

Possibilidade de networking

Conhecer pessoas e construir uma rede de relacionamentos (o famoso networking) é essencial para ser uma pessoa bem relacionada, o que faz as suas oportunidades se multiplicarem. Nesse caso, o mais interessante é poder se juntar com gente que tem interesses em comum com você.

Normalmente, os trabalhos de voluntariado são feitos em grupo e é normal encontrar voluntários do mundo inteiro. Caso isso não aconteça, pelo menos você deve formar um grupo de brasileiros que estão em sintonia com a causa que abraçaram. Já pensou que isso pode até virar uma empresa? Não deixa de ser uma chance para se conhecer melhor e descobrir a sua vocação.

Valorização no currículo

Se ter um intercâmbio “tradicional” no currículo já é um diferencial, não tenha dúvidas de que a palavra voluntário pode saltar aos olhos dos recrutadores. Demonstra a sua disposição em ajudar o próximo e de se envolver nas causas que acredita, o que é um sinal de proatividade.

Por fim, não esqueça de curtir o momento sem ficar tão preocupado com o seu desenvolvimento nesse período. Ele deve acontecer naturalmente, de acordo com as situações que você viver. Apenas prepare-se para encarar o mundo fora da sala de aula e voltar com uma bagagem cheia de histórias!

Gostou de conhecer um pouco mais do intercâmbio voluntário? Que tal começar a programar uma experiência como essa? Encontre um propósito com o qual você se identifique e descubra um destino incrível para visitar!

Agora, assine a nossa newsletter para continuar recebendo outras dicas e publicações como esta!

 

Facebook Comments