Faculdade, família, trabalho, amigos: a vida de um universitário é cheia de compromissos. Com tantas demandas assim, muitas vezes, é difícil não deixar algo por fazer. Também pode acontecer de as atividades serem feitas às pressas e não saírem tão bem. Aí bate aquela sensação de dever inacabado — e um misto de ansiedade e frustração joga contra o bom desempenho nos estudos.

Se esse panorama parece familiar para você, saiba que não está só: desafios fazem parte da época de faculdade. Por isso, é importante saber direitinho quais são e como vencê-los! Confira!

Ter vida social sem prejudicar os estudos

Sair com os seus amigos, manter convívio familiar e, ao mesmo tempo, dar conta do ritmo acadêmico pode provocar estresse em sua rotina. Para muitos estudantes, essa situação chega a motivar até um certo grau de isolamento. Isso porque na hora de escolher o que não pode ser deixado de lado, a opção acaba recaindo nos estudos.

Claro que estudar deve ser a sua prioridade! Entretanto, o convívio social é fonte de saúde mental, não devendo jamais ser abandonado. A saída, então, está em você se organizar de forma a destinar um tempo aos estudos e outro a conviver com seus amigos e com a família.

Assim, você pode dar maior atenção à sua vida pessoal nas épocas em que as entregas dos trabalhos acadêmicos e as provas ainda estiverem distantes. Já com essas datas por perto, é melhor lançar novamente o foco sobre os estudos.

Dessa forma, suas atividades ficam equilibradas, nenhuma delas é prejudicada e você se habitua a direcionar seus esforços com sabedoria. 

Conciliar horário de trabalho e da faculdade 

Aqui, a questão consiste em adaptar sua rotina para chegar à faculdade em tempo de pegar a primeira aula, evitar ter muitas faltas e todos os problemas que isso acarreta. Repetidas ausências implicam na perda de conteúdos, além de causarem descompasso entre você e o resto da turma, desmotivação e muitos outros prejuízos. 

Portanto, promova ajustes no seu dia a dia de forma a tornar viável acompanhar plenamente o seu curso e ter um rendimento acadêmico satisfatório.

Para tanto, verifique qual é o melhor meio de transporte para seu deslocamento do trabalho à faculdade, bem como quanto tempo demora nesse trajeto.

Caso seja preciso — e se for possível — negocie com o seu chefe uma compensação de horários: você entra um pouco antes e termina sua jornada mais cedo. Com isso, consegue chegar ao curso sem correrias e com a cabeça sossegada. 

Ao estudar pela manhã e trabalhar à tarde, atente para dormir cedo e descansar o suficiente — senão o seu aproveitamento, tanto na faculdade quanto no emprego, termina reduzido pelo sono.

Pagar a faculdade com tranquilidade

Daqui para frente, seu objetivo é começar uma carreira e, para isso, é preciso investir na sua educação — a menos que você seja bolsista ou tenha financiamento estudantil, condições nas quais não é preciso se preocupar tanto com a parte financeira no decorrer dos estudos.

Caso contrário, vai ser preciso fazer as contas direitinho e cortar gastos desnecessários a fim de incluir a mensalidade no orçamento. Aumentar os ganhos é mais uma estratégia certeira para pagar a faculdade sem transtornos.

Confira, abaixo, dicas de trabalhos perfeitas para a vida de um universitário:

  • produzir conteúdos para blogs e sites da internet: geralmente, esse tipo de tarefa pode ser feita à distância, sem horário fixo. Escrita e revisão de textos são algumas das atividades disponíveis nesse gênero;
  • adequar trabalhos acadêmicos às normas da ABNT: trabalho muito procurado no ambiente acadêmico, requer paciência e domínio a respeito das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Há, ainda, as possibilidades de atuação dentro da própria faculdade, como:

  • prestar monitoria a alunos com dificuldade: em muitos casos, os monitores que auxiliam outros estudantes são contemplados pela faculdade com benefícios, desde descontos a bolsas de estudo integrais;
  • projeto de iniciação científica: alunos de iniciação científica costumam ser beneficiados com incentivos, muitos deles relacionados ao custo com a mensalidade.

Importante destacar que seu investimento é dos mais promissores, já que um diploma de nível superior eleva a expectativa salarial em até 140% — de acordo com os dados da publicação Panorama da Educação, do Inep.

Isso sem contar a empregabilidade, que sobe bastante: vagas para quem concluiu a faculdade cresceram, independentemente do cenário da crise econômica, segundo reportagem da Folha de São Paulo.

Administrar os gastos com diversão

O cineminha com os amigos, aquela balada imperdível ou a viagem na medida para descansar — lazer é mesmo essencial. Afinal, não dá para viver só correndo atrás da bola: é preciso renovar as forças para poder enfrentar com mais leveza os desafios do dia a dia.

Mas, o que fazer se o dinheiro anda meio sumido da carteira? O jeito é apelar para o divertimento no estilo catraca livre! Assim, consulte a programação da sua cidade e fique por dentro da agenda de eventos gratuitos. Além disso, esteja alerta aos dias e horários promocionais de cinemas e baladas, para garantir a curtição sem gastar uma fortuna.

Conseguir o primeiro trabalho

As dúvidas e incertezas sobre inserção no mercado de trabalho são angústias normais de quem está no Ensino Superior e não vê a hora de atuar na área escolhida. A boa notícia é que existe a possibilidade de colocar a mão na massa já na época do estágio — e começar a adquirir experiência profissional. É importante ter em mente que uma boa faculdade vai aproximar ao máximo teoria e prática, visando a formação integral do aluno. Assim, você vai desenvolver as habilidades e competências adquiridas nas aulas. 

Com isso, depois da graduação, fica mais simples demonstrar sua capacitação, quando submetido a testes e outras avaliações admissionais. Ou seja: preparar-se bem para a hora de pleitear o primeiro emprego é o melhor remédio para conseguir ingressar com maior facilidade na profissão escolhida.

Note que toda tática capaz de resultar em bem-estar vai refletir diretamente no seu cotidiano de estudos. Por isso, não descuide de você. Lembre-se de que a faculdade é uma etapa decisiva da jornada rumo à profissionalização. Portanto, merece toda sua atenção e zelo.

Agora que você já sabe quais são os desafios a vencer na vida acadêmica, e como superá-los com atitudes simples, compartilhe essas ideias no Facebook e LinkedIn!

Facebook Comments