Estudar em uma boa faculdade particular tem muitas vantagens, como estrutura adequada, corpo docente capacitado e mais oportunidades de estágio. Entretanto, sabemos que muitas pessoas enfrentam dificuldades para pagar integralmente o valor das mensalidades do curso.

Por isso, conseguir uma bolsa de estudos na faculdade é um caminho para facilitar a entrada no ensino superior e a construção de uma carreira de sucesso. Obter descontos significativos ou o abono total das mensalidades é desafiador, mas não é impossível para quem se dedica ao máximo.

Quer saber como conquistar uma bolsa de estudos? Aproveite nossas dicas e realize seus sonhos!

Consiga uma boa nota no vestibular

Você vai ter muitas opções de bolsas e descontos disponíveis, mas geralmente as melhores oportunidades dependem de uma bota nota no vestibular. A lógica é simples: as faculdades têm interesse em beneficiar alunos que agreguem valor ao curso. Assim, você precisa mostrar todo o seu potencial.

Muitas faculdades têm programas de vantagens para os primeiros colocados no vestibular, enquanto outras podem utilizar a sua nota do Enem como critério para conceder descontos. Além disso, algumas instituições fazem processos seletivos para conceder bolsas de estudo — nesses casos, é preciso tirar ótimas notas e cumprir outros requisitos, que vão depender de cada lugar.

Por isso, dedicação é a palavra-chave para quem quer conquistar posições diferenciadas. Organize seus estudos de forma efetiva e cumpra fielmente o cronograma das matérias. Tente diferentes métodos de estudo e tire todas as suas dúvidas antes da prova. No dia do vestibular, mantenha a calma para garantir que tudo saia conforme o esperado.

Pesquise as opções que o Governo oferece

Informação é a melhor arma para quem quer alcançar seus objetivos. Se você deseja uma bolsa de estudos na faculdade, deve investigar como conseguir isso. Atualmente, o Ministério da Educação apresenta duas modalidades principais: a bolsa, que é uma espécie de doação e não precisa ser paga depois, e o financiamento, que é um empréstimo para custear seus estudos e começa a ser quitado depois que você se forma.

Além dos programas federais, alguns Estados também lançam projetos locais, como é o caso do UNIEDU, em Santa Catarina. Vamos conhecer melhor algumas opções:

Programa Universidade para Todos (ProUni)

Criado nos últimos anos, esse é o maior programa de bolsas de estudo do nosso país. Sua existência foi fundamental para a expansão do Ensino Superior brasileiro. Nesse programa, o governo oferece bolsas integrais ou parciais para estudantes de todo o Brasil.

Para participar do ProUnio candidato passa por uma seleção. São utilizados os resultados obtidos no Enem e há uma nota mínima para que o estudante esteja apto a concorrer — quem tira abaixo de 450 pontos na prova ou zero na redação não pode participar.

Além disso, outros requisitos do ProUni são: comprovar renda familiar menor que três salários mínimos e ainda não possuir diploma de curso superior. As bolsas integrais são oferecidas para os estudantes que têm renda menor do que um salário e meio por pessoa. Os candidatos que tiverem renda acima desse valor só poderão obter as bolsas parciais.

Programa de Financiamento Estudantil (Fies)

Assim como o ProUni, o Fies ficou bastante conhecido nos últimos anos, sendo outro programa do Governo que contribuiu para a expansão das faculdades e para a maior qualificação da população. No caso do Fies, não são oferecidas bolsas, mas empréstimos estudantis com condições diferenciadas.

Para participar, você deve ser aprovado no vestibular de uma faculdade, realizar a matrícula para o semestre e solicitar o financiamento junto ao Governo Federal. A instituição onde você vai estudar precisa ser cadastrada no programa e ter uma avaliação satisfatória no MEC.

Além disso, para obter o empréstimo, você precisa ter renda familiar menor do que três salários mínimos por pessoa e não ter participado anteriormente do programa. Dependendo da renda, o governo pode financiar de 50% a 100% do valor. O estudante interessado deve se inscrever diretamente no site do Fies.

Bolsas de pesquisa

O CNPq (Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico) é um órgão do governo que coordena o desenvolvimento da ciência no país. É possível obter bolsas ao participar de programas de pesquisa, iniciação científica ou monitoria organizados pelo Conselho. Nessas modalidades, o estudante realiza atividades de estudo e pesquisa na faculdade e recebe um valor em dinheiro por isso.

Conheça as possibilidades da faculdade

Cada instituição de ensino pode criar os seus próprios benefícios. Com a consolidação do Fies e o aumento exponencial dos candidatos interessados, muitas faculdades estão trabalhando com financiamento próprio, por exemplo. Você pode se informar sobre isso diretamente na faculdade. Veja quais são as vantagens mais comuns:

Descontos

Na maioria das faculdades é possível conseguir descontos na matrícula e nas mensalidades. Os requisitos podem ser: ter tirado uma ótima nota no vestibular ou no Enem, indicar a faculdade para amigos ou familiares, estar cursando uma segunda graduação, vir transferido de outra faculdade ou ter ótimo desempenho — no caso de alunos que já tenham cursado pelo menos um semestre na instituição.

Parcerias com empresas

Muitas empresas investem em um bom pacote de benefícios para os funcionários. Essa é uma forma de reter talentos e diminuir a rotatividade. A concessão de bolsa de estudos na faculdade tem sido um dos salários indiretos mais valorizados atualmente.

Cheque se a empresa na qual você trabalha tem parceria com alguma faculdade. Elas fecham programas de desconto e esse benefício é repassado para o trabalhador. Nesse caso, você terá que manter o vínculo empregatício para garantir o abono, por isso, prepare-se para conciliar o emprego e estudo.

Bolsas de trabalho na faculdade

Outra opção para ter descontos nas mensalidades é ser funcionário na própria faculdade. Algumas têm programas de trabalhos de meio período, para atuar como auxiliar de biblioteca, organizar os laboratórios ou prestar serviços administrativos. Para quem procura trabalho em tempo integral, enviar currículo para faculdades é um ótimo caminho. A maioria oferece condições especiais para funcionários que queiram cursar a graduação.

São muitas as oportunidades para quem busca uma bolsa de estudos na faculdade. Você não precisa mais adiar o seu sonho e pode transformar o diploma da graduação em uma realidade! Pesquise bastante e escolha a opção que é mais benéfica para o seu caso.

Os seus amigos também precisam conhecer essas oportunidades! Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais?

Facebook Comments