ores vantagens que o formato oferece para a sua trajetória. Confira a seguir!

A importância da educação a distância na atualidade

O cenário crítico que o mundo enfrenta devido à pandemia fez com que diversos processos de inserção da tecnologia fossem acelerados em todos os setores do mercado, inclusive o da educação. Assim, a modalidade EAD ganhou mais destaque, tendo em vista que ela já era uma tendência em crescimento.

A faculdade a distância, no entanto, necessita de uma estrutura complexa, que engloba a adequação da linguagem do ensino presencial para o ensino EAD. Um dos grandes desafios, portanto, é adaptar o material de estudo das aulas para o ambiente virtual de aprendizagem.

Além disso, é fundamental que a instituição de ensino ofereça acompanhamento pedagógico em todas as etapas para os alunos, a fim de evitar o déficit educacional.

Mesmo diante das dificuldades de sua implementação, o modelo a distância consegue chegar a locais remotos do país, proporcionando a inclusão de pessoas de qualquer faixa etária na modalidade. Por isso, o modelo quebrou o paradigma de que a educação precisa, necessariamente, ser presencial.

E isso se torna ainda mais relevante diante da obrigatoriedade do distanciamento social, em que as atividades educacionais devem ser concluídas a distância. Com as ferramentas adequadas e com recursos tecnológicos, é possível transpor as barreiras e os desafios, e possibilitar que os alunos realizem uma graduação EAD de forma satisfatória e produtiva, apresentando bons desempenhos.

As vantagens do ensino a distância

Contar com esse modelo de ensino traz uma série de vantagens, tanto para a faculdade quanto para a comunidade de ensino como um todo. São inúmeras as opções de cursos, mensalidades e ambientes de aprendizagem disponíveis, sendo possível encontrar graduações em praticamente qualquer local do país, mesmo em regiões mais distantes.

Devido à melhoria da infraestrutura e do desenvolvimento de novos modelos pedagógicos, a EAD auxilia as instituições a aumentarem a cada dia a disponibilidade de alternativas na modalidade. Além disso, o diploma emitido a distância vale tanto quanto o de um curso presencial, mas a faculdade deve ter autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para oferecer as formações em diferentes áreas do conhecimento.

A seguir, veja quais são as maiores vantagens que a EAD oferece para diretores, alunos e professores.

Dinâmica das relações de ensino

A interação é um ponto forte na educação a distância, o que acaba dinamizando as relações entre o corpo docente, a sala de aula e os estudantes. Isso porque todo curso conta com uma equipe de tutores e professores à disposição da turma para tirar dúvidas ou para esclarecer alguma questão. No ambiente de aprendizagem virtual também são disponibilizados fóruns e chats para trocar informações com os colegas.

Além disso, as plataformas permitem que todos os conteúdos possam ser acessados a qualquer momento, de qualquer local e quantas vezes o aluno desejar consultar os materiais. Isso tudo contribui para a intensificação do processo de ensino e para o foco nos estudos, o que tende a ser bastante positivo para quem ainda apresenta dificuldades com o formato online de educação, pois gera maior engajamento e motivação.

Tecnologia e inovação

A EAD tem sido considerada uma grande ferramenta para a formação de professores e alunos, permitindo a aplicação de tecnologias favoráveis à inovação no campo educativo. O modelo é caracterizado pela flexibilidade, ou seja, em vez de os estudantes frequentarem aulas em horários pré-determinados pela instituição, os graduandos podem decidir seu próprio ritmo de estudo.

Isso representa uma grande conveniência, sobretudo para quem precisa adaptar seus horários com outros compromissos pessoais. Mesmo contando com facilidades, a EAD exige mais responsabilidade do estudante, pois o bom desempenho e rendimento depende principalmente do esforço e dedicação do indivíduo.

Desenvolvimento do aluno

A educação a distância também incentiva o aluno a tomar conta de sua própria carreira acadêmica, melhorando como um todo o seu desenvolvimento educativo. A tecnologia ainda ajuda a tornar a experiência mais aproveitável, oferecendo métodos interativos e imersivos que aumentam o engajamento e melhoram os resultados das aulas.

Com isso, é possível identificar com facilidade os pontos que precisam ser aprimorados e os conhecimentos que estão sendo bem assimilados. Assim, a metodologia torna o aprendizado mais estimulante e positivo, gerando, consequentemente, mais autonomia e um melhor desempenho do aluno.

Acessibilidade da educação

O formato EAD também propicia que o ensino se torne cada vez mais acessível, chegando a locais remotos do país. Com a democratização do ensino superior, as barreiras sociais, econômicas e culturais são rompidas, promovendo a ampliação dos métodos pedagógicos e a redução dos desafios de acesso aos cursos de graduação.

Por não existir a obrigatoriedade de deslocamento, por exemplo, alunos podem estudar em qualquer momento e de onde estiverem, bastando estarem conectados por meio de dispositivos digitais para acessarem as aulas e os conteúdos. Isso é extremamente benéfico para quem tem outros compromissos fora do ambiente educativo, representando maiores chances de acessibilidade.

Diante da importância da educação a distância, é essencial estar aberto para aprender a utilizar as tecnologias já disponíveis nos ambientes de aprendizagem virtuais. Com isso, o estudante dará um passo fundamental para o seu futuro, tendo mais chances de passar pelo momento atual e aumentar as possibilidades de estudo que a EAD oferece.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como a UCEFF adaptou os seus serviços no período da quarentena? Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!