O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, contando com processos seletivos exigentes e profissionais altamente capacitados. Por isso, além de uma boa formação, é preciso apresentar inteligência emocional para se destacar.
Porém, apesar de essa ser uma habilidade muito importante, poucos profissionais sabem o que ela representa e como desenvolvê-la de forma saudável. Pensando nisso, neste post, vamos explicar para você como construir a inteligência emocional no mercado de trabalho. Continue a leitura e confira!
O que é a inteligência emocional?
Nada mais é que identificar, analisar e administrar os próprios sentimentos para, além de se manter motivado, gerir os relacionamentos com as demais pessoas. Com isso em mente, é possível dizer que a inteligência emocional gira em torno de cinco habilidades essenciais:
- autoconhecimento;
- controle emocional;
- automotivação;
- reconhecimento das emoções; e
- manutenção de relacionamentos interpessoais.
Como ela ajuda a obter melhores resultados no trabalho?
Como a maioria das situações que ocorrem no ambiente profissional gira em torno de relacionamentos interpessoais e compreensão, a inteligência emocional se tornou uma habilidade fundamental para o mercado de trabalho. Isso porque ela auxilia na organização de equipes, na capacidade de negociação e na liderança de pessoas.
Ela também é importante em situações de conflito, uma vez que permite ao profissional dosar suas atitudes e se manter empático à situação e aos seus colegas. Dessa forma, evita-se que o problema cresça, mantendo um bom clima organizacional.
Como desenvolver a inteligência emocional no mercado de trabalho?
Agora que você já entendeu do que se trata, vamos mostrar algumas dicas para aprimorar essa habilidade e se destacar como profissional. Confira!
Gerencie suas emoções negativas
As emoções negativas são famosas por deixar o ambiente de trabalho pesado e sobrecarregado. Por isso, para ter uma rotina mais leve, controle esses sentimentos e evite focar o lado ruim de situações ou pessoas que estejam incomodando.
Comunique-se de forma clara
Normalmente, as pessoas que têm uma inteligência emocional no mercado de trabalho são boas comunicadoras. Isso porque elas evitam falar de maneira agressiva, sempre mantendo o respeito entre todos. Para ser um bom comunicador, portanto, é fundamental controlar as emoções para conduzir a conversa de forma calma e paciente.
Pratique a empatia
Saber se colocar no lugar do outro e entender como ele se sente em determinada situação é fundamental em qualquer ambiente de trabalho. Por isso, demonstre empatia a fim de construir laços de confiança com seus colegas.
Conheça os seus fatores de estresse
Para desenvolver a sua inteligência emocional, é importante conhecer quais são os fatores que aumentam os seus níveis de estresse. Saber controlá-los, evitando que eles dominem a situação, é fundamental para lidar com qualquer dificuldade.
Como vimos, desenvolver a inteligência emocional no mercado de trabalho é uma ótima maneira de se destacar aos olhos de recrutadores ou superiores e conquistar aquele emprego dos sonhos ou a desejada promoção. Por isso, não perca mais tempo e coloque agora mesmo as nossas dicas em prática!
Se você gostou deste post, aproveite a visita e aprenda também a se destacar no seu trabalho!