A conclusão do ensino médio normalmente é um momento de começar a pensar mais no futuro. Escolher a profissão ideal e um curso superior tornam-se as principais preocupações para a maioria dos jovens, que logo embarcam na missão de iniciar a construção de suas carreiras. Pensando nisso, decidimos falar da oportunidade de fazer uma graduação EAD.

A verdade é que não somente os adolescentes estão em busca de formações profissionais. Em qualquer idade é possível tomar essa decisão ou mesmo resolver seguir um caminho diferente na carreira e apostar em uma nova capacitação. 

Seja qual for a circunstância, nada melhor do que aproveitar as facilidades oferecidas pela tecnologia, não é verdade? Descubra a seguir os principais detalhes dos cursos de graduação oferecidos pela UCEFF na modalidade a distância.

Como funciona graduação EAD da UCEFF?

A qualidade dos cursos presenciais da UCEFF já era reconhecida há bastante tempo, e o processo de integração com o modelo EAD vem acontecendo aos poucos, com muita cautela. Hoje, o modelo adotado pela instituição é o semipresencial, que combina um pouco do ensino presencial com a aprendizagem virtual.

Isso quer dizer que as graduações oferecidas pela UCEFF não são totalmente a distância, pois normalmente os estudantes precisam visitar a faculdade uma vez por semana para cumprir as atividades presenciais programadas.

Existem ainda os cursos semipresenciais híbridos, que é o caso da Neuromedicina e das Engenharias, que exigem uma frequência maior no início — de encontros três vezes por semana, durante aproximadamente três meses, até entrar no ritmo “normal”, de apenas uma vez na semana.

Como ressalta a diretora de ensino da UCEFF, Silviane Lawall, essa combinação permite que toda a infraestrutura da instituição (laboratórios, biblioteca, empresa júnior etc.) seja aproveitada para a parte prática e, ao mesmo tempo, exista uma rotina de estudos flexível. Para ela, esse é o diferencial dessa metodologia, pois “o aluno estuda na modalidade a distância, mas todas as atividades práticas são disponibilizadas na instituição”.

Quais cursos estão disponíveis?

As possibilidades para os alunos são diversas, e esse é um ponto atrativo de estudar na UCEFF, já que existem opções em vários campos do conhecimento. Atualmente, são mais de 40 cursos de graduação disponíveis nas áreas de Saúde, Gestão, Educação, Comunicação, Engenharia e outras.

A escolha deles para integrar o portfólio da instituição é baseada na demanda regional, na busca dos estudantes e também nas tendências de mercado. Afinal, a intenção é preparar profissionais de excelência para alcançarem o sucesso em suas vertentes de atuação. Confira alguns exemplos:

Preciso ir até a UCEFF com que frequência?

Isso vai depender do curso escolhido por cada um. Como já foi explicado, alguns deles exigem uma frequência maior do estudante por um tempo, mas, em geral, é preciso visitar a faculdade uma vez por semana. Isso representa cerca de 30% da carga horária — lembrando que a dedicação do aluno deve ir muito além dos encontros presenciais.

Como são as atividades avaliativas?

As avaliações também variam de acordo com o tipo de curso. Porém, uma característica semelhante em todos eles é que o resultado final é sempre composto pela junção das atividades online e presenciais. A avaliação presencial costuma ter um peso maior, mas as outras tarefas realizadas ao longo do curso também são consideradas.

E no caso de dúvidas, tenho um suporte?

Com certeza. Aliás, foi por essa razão que a UCEFF montou o NEAD – Núcleo de Ensino a Distância. O objetivo é oferecer o melhor suporte possível para todos os estudantes que estão cursando a graduação ou pós-graduação nessa modalidade. 

Essa parte da instituição é formada por um time multidisciplinar que trabalha para a otimização dos seus cursos EAD. Isso inclui desde a experiência no ambiente virtual de aprendizagem até a qualidade dos materiais produzidos e o atendimento aos alunos.

Os profissionais são capacitados para treinar toda a comunidade acadêmica, orientando os professores e dando suporte para as requisições dos estudantes. O objetivo é cuidar de todos os detalhes para que o produto final fique cada vez melhor.

O que preciso para fazer uma faculdade EAD?

O primeiro passo é o interesse do aluno em fazer um curso que ofereça maior flexibilidade para a sua rotina. Como grande parte das atividades acontece no ambiente virtual, cada um pode escolher como organizar os seus horários e conciliar todos os compromissos para não deixar os estudos de lado. Para quem já trabalha ou pretende entrar logo no mercado de trabalho, estudar a distância é uma ótima alternativa.

Provavelmente, o grande requisito para se dar bem nessa missão é a familiaridade com a tecnologia, o que deve ajudar bastante na hora de interagir com a plataforma e cumprir a programação do curso. Contudo, não há nenhuma exigência especial, e qualquer usuário de internet consegue lidar com essa tarefa, até porque a própria instituição oferece treinamento para isso.

Para estudar na UCEFF, basta decidir entre os cursos ofertados e escolher entre as possibilidades de ingresso. De acordo com Silviane, além do processo seletivo tradicional, é possível ainda entrar com a nota do ENEM, via histórico escolar ou pela opção de segunda graduação.

O diploma é reconhecido?

Sim, e essa é uma dúvida que nenhum aluno deve ter. Como a EAD surgiu recentemente, as pessoas não sabiam muito bem se a certificação conquistada nessa modalidade tinha a mesma validade de um diploma do ensino presencial. Então, vale confirmar que o que importa é o reconhecimento do curso e da instituição no MEC (Ministério da Educação) — e não a metodologia de aprendizado ou os meios utilizados para isso.

O que você achou de conhecer melhor a graduação EAD da UCEFF? Não há dúvidas de que essa é uma excelente oportunidade de estudo e de crescimento para qualquer pessoa, já que consegue conciliar a qualidade tradicional da instituição com maior autonomia.

Que tal aproveitar para descobrir outras informações dos cursos ofertados nesse modelo? Entre em contato conosco e veja qual deles combina mais com o seu perfil!

Powered by Rock Convert
Facebook Comments