A faculdade a distância é uma excelente opção para quem busca alcançar o tão desejado diploma. O crescimento acelerado dos últimos anos demonstra a aceitação desse tipo de curso, que já atingiu a marca de 1,8 milhão de alunos matriculados — e dá mostras de continuar a expansão.

Baseadas em metodologias de aprendizagem ativa e no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as graduações EAD são capazes de oferecer modernos recursos a valores acessíveis.

Quer saber se essa modalidade de faculdade é para você? Descubra as muitas — e boas — razões que fazem do ensino superior a distância uma excelente escolha!

Flexibilidade para sua formação

Para quem acabou de cursar o ensino médio e está cansado da rotina rígida e engessada dos cursos presenciais, flexibilidade faz toda diferença. E é justamente essa uma das principais características da faculdade a distância.

Nessa formação, o aluno não fica preso a horários e locais fixos de estudo, diferentemente do que acontece nos cursos presenciais. Mais livre, pode acompanhar os conteúdos no horário e lugar que preferir, da forma que achar melhor.

Há a possibilidade de estudar nos horários que mais bem se encaixam na sua rotina. Pode ser de manhãzinha, bem antes do horário comercial, ou já tarde da noite, pois quem vai decidir quando acessar os conteúdos é você.

Maior nível de compromisso nos seus estudos

A independência de entrar em uma graduação EAD não significa menor compromisso com o aprender. Pelo contrário, representa maior necessidade de estabelecer — e manter — altos níveis de disciplina. Afinal, a faculdade a distância exige esforço e dedicação por parte do aluno.

Portanto, ao cursar ensino superior apoiado por tecnologias não se pode descuidar dos estudos. É preciso separar um tempo para assistir às videoaulas, fazer os trabalhos e fichamentos. Mantendo sempre em mente que essas atividades, bem como as avaliações, seguem um calendário acadêmico, portanto, têm prazos de entrega.

Possibilidade de conciliar faculdade e emprego

Como dito anteriormente, a graduação EAD viabiliza trabalhar e estudar sem precisar correr contra o relógio. Esse jeito mais tranquilo de fazer faculdade é ideal para quem não pode deixar de lado as atuais obrigações e se dedicar exclusivamente à formação.

Visto que no ensino a distância o aluno faz seu próprio período de estudo, acaba sendo mais simples adequar esses momentos à disponibilidade de tempo. Isso, somado à facilidade de poder assistir às aulas a partir de computador, tablet ou celular, simplifica o acesso aos conhecimentos.

Nesse caso, não é preciso ir até a instituição de ensino várias vezes por semana — obrigação que, muitas vezes, coloca em conflito a jornada no emprego e o tempo necessário ao investimento na carreira.

Baixo risco de precisar abandonar o curso

Efetivar matrícula em uma graduação EAD é aumentar as chances de progredir nos estudos e chegar ao momento de colar grau. Essa oportunidade aumentada de concluir a formação decorre da facilidade para conjugar a rotina no emprego aos demais afazeres cotidianos.

Dessa maneira, ao optar pela EAD, alcançar o objetivo de terminar uma faculdade passa a depender quase que exclusivamente do seu empenho. Até porque a graduação é estruturada de modo a promover autoaprendizagem, autonomia e independência.

Claro que, para propiciar a construção dos saberes, existe o apoio de materiais didáticos, incluindo videoaulas, textos e demais conteúdos.

Além disso, tutores e professores tiram as dúvidas que surgem sempre que o aluno levantar questionamentos. Ou seja, sua jornada de construção dos conhecimentos é acompanhada de perto por profissionais qualificados.

Aliado a esses fatores, a escolha de estudar a distância elimina dificuldades que jogam pesado contra a formação, como a falta de tempo, entre outras mais.

Conteúdos sempre disponíveis

Pense em jamais perder uma aula, nem acabar se atrapalhando por precisar faltar algum dia. Essas vantagens estão entre os benefícios de fazer faculdade a distância, pois nesse tipo de curso os conteúdos estão sempre à disposição.

Disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), são facilmente acessados sempre que o aluno quiser. Assim, não apenas são evitadas as lacunas na aprendizagem, como também é fortalecida a formação dos conhecimentos.

Por exemplo, se você não entender uma temática logo de cara, tem a chance de assistir novamente à aula e conseguir alcançar o que foi exposto. Além do mais, você pode pausar apresentações em vídeo quantas vezes achar preciso, abrir outras abas do navegador e buscar informações capazes de auxiliar na compreensão da matéria estudada.

Custo acessível

A mensalidade de uma faculdade a distância costuma ser bem mais acessível do que a cobrada pelos cursos presenciais. Essa diferença pode significar a oportunidade que faltava para tirar o plano da diplomação de vez da gaveta e não esperar mais para transformá-lo em realidade.

Tal conquista se dá a partir de valores que cabem melhor no bolso e não requerem mudanças drásticas no padrão de vida. Essa economia alcançada ao optar por um curso EAD engloba não apenas a mensalidade, mas também os valores que seriam gastos em transporte e alimentação.

Some todas essas economias e você vai ver o quanto é financeiramente compensador estudar a distância, em comparação às despesas existentes em torno de um curso presencial.

Certificação reconhecida

Cursar faculdade a distância é investir no seu currículo, percurso formativo e evolução profissional, pois a graduação EAD tem estrutura condizente à plena formação. De forma semelhante à cursada presencialmente, conta com potencial de abrir portas no mercado de trabalho e permitir o ingresso na carreira pretendida.

A autorização de funcionamento do curso pelo Ministério da Educação (MEC) é importante garantia para o estudante. Nenhum curso pode funcionar sem o aval do órgão, que acompanha de perto todas as faculdades EAD do país.

Portanto, para se assegurar quanto à seriedade da entidade a qual vai confiar sua formação superior, verifique se a instituição está apta a ofertar vagas na educação a distância.

Lembre-se: somente as entidades educacionais devidamente autorizadas podem expedir diploma ao término do curso. Importante destacar que a certificação obtida na EAD vale tanto quanto a presencial.

Inclusive, o documento comprobatório da conclusão do nível superior nem sequer informa qual modalidade de graduação — presencial ou a distância — o aluno estudou.

Considerados os pontos acima elencados, já dá para perceber que a faculdade a distância reúne condições ideais para uma formação completa e de alta qualidade. Escolher essa trajetória acadêmica habilita a assumir colocações que demandam atestar estudos em nível superior — seja atuar na iniciativa privada ou prestar concurso público. Também possibilita cursar pós-graduação, sem o menor problema, com a certeza da validade do diploma em todo território nacional.

Entre já em contato com a UCEFF e descubra o curso a distância que vai preparar você para uma carreira de sucesso! Nós, da maior instituição privada de ensino superior do oeste catarinense, teremos enorme satisfação em ajudá-lo nessa escolha!

 

Facebook Comments