Assim como qualquer outro mercado, a educação passa por mudanças constantes. Depois de muitos anos de protagonismo do modelo presencial, o ensino híbrido surgiu como uma forte tendência nos últimos anos.

Então, a UCEFF buscou referências para explorar essa alternativa e formular a sua própria metodologia, sempre pensando em oferecer o melhor para os seus alunos. Conversamos com Silviane Lawall, diretora de ensino da instituição na unidade Chapecó, para conhecer um pouco dessa proposta.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o post e descubra as vantagens de apostar nesse método inovador!

Afinal, o que é ensino híbrido?

Apesar de ser um termo desconhecido por muitos, o ensino híbrido nada mais é do que a combinação do ensino presencial e do online. Ele é uma forma de integrar a tecnologia na vida de quem estuda, fazendo com que ela tenha um papel relevante na vida educacional.

Para que isso aconteça, é fundamental que a instituição tenha uma plataforma digital para disponibilizar os seus conteúdos virtualmente, ao mesmo tempo em que a sua infraestrutura física continua dando suporte aos alunos em sala de aula.

Por trás de tudo isso, é necessário que haja um projeto pedagógico bem elaborado, que consiga conciliar essas duas modalidades sem prejudicar o aprendizado. O objetivo é justamente fazer com que os dois métodos se complementem em uma experiência diferenciada.

Na realidade, essa não é uma tendência que busca somente aproximar as pessoas do ambiente tecnológico e desenvolver as suas habilidades, mas também proporcionar maior flexibilidade e personalização para a rotina de estudos na esperança de que isso promova o engajamento dos estudantes.

As vantagens do horário flexível na graduação

Como parte do processo de aprendizagem acontece no modo online, os estudantes conseguem acessar os materiais oferecidos pela instituição de ensino de qualquer lugar que tenha acesso à internet e a qualquer hora. Isto é, existe uma flexibilidade para consumir os conteúdos e cumprir as tarefas programadas do curso.

Para quem está fazendo graduação essa é uma ótima alternativa. Em geral, as pessoas vivem rotinas corridas — e ter autonomia é um diferencial no mundo de hoje, especialmente para aqueles que precisam conciliar trabalho, estudo e outras atividades comuns do dia a dia.

Poder gerenciar melhor o seu próprio tempo e ter horários flexíveis para estudar muitas vezes é o que permite que alguém conquiste o seu diploma. Infelizmente, a modalidade presencial acaba sendo restritiva e inviável para muitos. 

Sem contar que essa é uma oportunidade para a pessoa aproveitar o ritmo da sua produtividade, até porque cada um “funciona” melhor de um jeito. Assim, ninguém é prejudicado e cada um adapta a sua agenda como for possível ou preferível. Quantos pais de família só conseguem se dedicar a outras tarefas quando os filhos já estão dormindo? E quantas pessoas não completam seus cursos pela quantidade de faltas e dificuldade de estar presente em sala de aula? Essa é a realidade.

No entanto, vale lembrar que, junto ao benefício da liberdade, temos a necessidade da disciplina para que as obrigações não sejam deixadas de lado. Portanto, o estudante do ensino híbrido ou da modalidade EAD costuma desenvolver habilidades derivadas da sua rotina maleável, como organização, autoconhecimento, proatividade e outras.

Para Silviane, essa nova metodologia faz com que o aluno se veja como protagonista do seu aprendizado, o que vai ajudar no seu crescimento “para que ele possa enfrentar os desafios e problemas do mercado de trabalho”.

A UCEFF como protagonista do ensino híbrido

Depois de muita pesquisa no mercado de ensino nacional e internacional, a UCEFF trouxe essa proposta para unir o melhor da tecnologia de educação a distância com as vantagens do modelo presencial. 

A diretora ressalta que “no mercado americano, o estudante que busca conhecimento por conta própria e faz cursos a distância é muito valorizado”. Isso é possível porque a instituição oferece as ferramentas para que ele aprenda a todo momento, sem necessariamente estar dentro de uma sala de aula.

Por essa razão essa é uma metodologia ativa de aprendizagem, que realmente estimula os aprendizes. O objetivo é que cada aluno tenha acesso aos conteúdos antes da aula, chegando ao local com um conhecimento prévio e também com as suas dúvidas. A partir disso, ele vai conseguir interagir melhor com o professor e a turma, sendo que depois ainda tem materiais complementares na plataforma (no pós-aula).

Por exemplo, ao chegar a um laboratório para ter uma experiência prática, o estudante já estará previamente preparado para explorar ao máximo aquela ocasião. Além de despertar a curiosidade, todo o processo de aprendizado é otimizado dessa forma.

É claro que isso depende muito do suporte dos professores, que precisam aprender a lidar com essa nova metodologia para conduzir a classe. Essa certamente é uma preocupação da UCEFF, tanto no que diz respeito ao planejamento pedagógico quanto à capacitação do corpo docente. 

O mais recente desafio foi trazer a qualidade da infraestrutura física para o ambiente virtual, fazendo com que os alunos pudessem desfrutar da mesma excelência quando estiverem conectados a distância. Para tanto, foi criada a plataforma UCEFF Conect,que garante todo esse acesso aos conteúdos.

Silviane explica como isso funciona na prática: “o professor disponibiliza o material com antecedência e o estudante já chega preparado para os estudos”. A ideia é ter três horas de estudos presenciais e uma hora online de complemento, inclusive como oportunidade de fazer uma revisão do que foi trabalhado.

Para completar, ela ainda ressalta o benefício da experiência de atendimento — um aspecto que tem muito valor quando se trata de educação. “Nós buscamos sempre facilitar a vida do estudante, ter um contato próximo e acolher todos — o que é destacado pelos próprios alunos”.

Enfim, o protagonismo da UCEFF no ensino híbrido não é uma mera questão de seguir tendências, mas de proporcionar para a sua comunidade o melhor, já que a formação completa e o sucesso dos alunos é uma prioridade para a instituição.

Tem interesse em conhecer mais detalhes do nosso modelo? Entre em contato conosco e comece a estudar de uma forma diferente, única, dinâmica e inovadora!

 

Facebook Comments