Você está em contato, diariamente, com os profissionais de marketing — muitas vezes, sem nem perceber. Quer ver os exemplos? É aquela campanha nova envolvendo seu seriado preferido que pipoca nas suas redes sociais, a forma como o diálogo que você estabelece com seu banco pela internet acontece e o atendimento que você tanto gosta na loja de sua preferência.

Mas você sabe o que faz exatamente quem dedica sua carreira ao marketing? Já pensou em investir nessa profissão tão em alta no mercado? Se você tem interesse em trabalhar em uma área criativa, dinâmica e de espírito eternamente jovem, esse é um excelente caminho!

Neste post, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre a carreira em marketing, da formação necessária às ramificações mais promissoras e rentáveis. Vamos começar?

O que faz um profissional de marketing?

Para saber se a carreira em marketing é sua praia, antes de qualquer coisa é preciso entender o que faz um profissional do ramo. E já adiantamos: ele faz muita coisa! A área é uma das mais versáteis e permite uma infinidade de caminhos, do estágio ao topo da carreira.

Para se ter ideia, as possibilidades são tão extensas que fica até difícil definir algo comum a todas elas. Porém, o ponto central da carreira em marketing é o relacionamento com pessoas, mais precisamente o público para quem se trabalha.

Definido esse público-alvo, é trabalho do marketing o esforço para entender e atender às suas necessidades e formar vínculos. Com isso, esses profissionais trazem retorno para empresas, marcas ou pessoas públicas.

Tudo aquilo que você consome de alguma maneira — do seu artista preferido a um sanduíche de uma rede de fast-food, das comunicações feitas com sua operadora de celular ao filme acaba de sair nos cinemas — envolve ações de marketing e, por isso, pede profissionais da área.

Faz parte dessa gama de atuações a interpretação e utilização de dados estatísticos e pesquisas para tornar mais eficaz o processo de comunicação e mais positiva uma imagem. Isso é fácil de ser percebido quando pensamos no marketing digital.

O social media, uma das possibilidades de profissão dentro da área, precisa sempre atentar às métricas para entender os melhores horários para postar conteúdos, quais recursos aumentam o alcance de uma publicação, por exemplo. Se você ama internet, aí está um caminho para cogitar com carinho.

Quais são as oportunidades de trabalho em marketing?

Como já adiantamos, são muitas as possibilidades de atuação na carreira em marketing, o que garante uma boa flexibilidade profissional e, assim, mais empregabilidade. Você pode, ao longo da sua formação, fazer escolhas para atuar em ramificações como:

Marketing digital

O marketing digital é, sem dúvidas, uma das áreas mais promissoras atualmente. Pode ser uma boa escolha se você se sente à vontade no ambiente online e tem curiosidade quanto ao funcionamento da dinâmica de comunicação nas redes entre pessoas comuns e figuras públicas, marcas, projetos.

O profissional do marketing digital domina tanto a linguagem quanto as ferramentas de análise e métricas que o ambiente virtual pede. Ou seja: seu papel é entender como funcionam as interações online de forma a criar as melhores estratégias de comunicação e de imagem.

Sim, isso pode significar trabalhar se tornando um expert em Facebook, Instagram, Twitter, YouTube. O futuro dos seus sonhos, não é? Também envolve campanhas e ações que chegam até você pelo e-mail ou por outros espaços conectados. Para ajudar, vamos mostrar algumas possibilidades de atuação dentro do marketing digital.

Conteúdo

É o profissional responsável por produzir conteúdo nas mais diversas linguagens: video, blog post, infográfico, e-book. Sabe aquele artigo com dicas de como estudar para o Enem que está em um blog sobre educação? São esses profissionais que pensaram e escreveram. Um vídeo curto no Instagram de uma marca de óculos que você ama? Sim, também tem dedo dos profissionais do marketing digital.

Não apenas essas pessoas devem pensar na produção de conteúdo, mas na forma de circulação. Ah, e o conteúdo precisa ter relevância para quem recebe, e não ser só mais uma propaganda óbvia de um produto, um serviço.

É preciso pensar, também, nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para que seu conteúdo seja encontrado com facilidade por ferramentas de busca como o Google. Tem que ter muito talento e conhecimento para acertar nas escolher e ser visto na infinidade de coisas que é o ambiente digital. Um desafio empolgante, não?

Social Media

Você com certeza já achou incrível a forma como alguma marca te respondeu nas redes sociais. Algumas são consideradas bem descoladas e usam um bocado de memes para se comunicar com seu público. A Netflix é um exemplo: sempre se destaca pelas respostas bem-humoradas!

Quem está por trás de tudo isso é o social media, um profissional responsável por gerenciar os canais de comunicação digitais de uma marca, pessoa pública e por aí vai. Sim, é o trabalho dos sonhos de quem é heavy user de redes sociais, quem sempre está por dentro do meme da vez e tem a criatividade aguçada.

O social media trabalha em conjunto com os profissionais de conteúdo para garantir que toda a comunicação online esteja alinhada com a imagem que se deseja passar. Por exemplo: o jeito de falar com quem interage a partir de uma página de games é bem diferente do jeito de falar com quem interage em uma página de um órgão regulamentador de alguma profissão, por exemplo.

Além da habilidade em se relacionar, o social media é perito em medir os melhores horários de publicação para cada canal, entender quais tipos de conteúdo mais funcionam para cada público e criar laços sem insistência.

Mídia

O trabalho do profissional de marketing digital voltado para mídia é causar impacto nas pessoas por meio de anúncios pagos. São as pessoas que decidem qual a melhor estratégia para aquele anúncio no Facebook, ou mesmo a qual influenciador digital se aliar para promover um produto ou serviço.

Os perfis com milhões de seguidores no Instagram estão aí para provar que estar na Internet é aumentar as chances de ser visto. Você não acha que a atriz que posta uma selfie no Insta dizendo que está usando um look de determinada marca fez isso de graça, certo?

Ou seja, são os profissionais de mídia quem vão criar campanhas e decidir qual a melhor maneira de colocá-las em prática: banners em sites, anúncios em aplicativos, posts pagos em redes sociais, links patrocinados e por aí vai. Ainda, vão negociar preço, quantidade de inserções e por quanto tempo esses anúncios serão veiculados.

Além de tudo isso, é responsabilidade do profissional de mídia acompanhar os resultados da ação para fazer ajustes e obter os melhores resultados.

User Experience

O profissional de user experience é pago para entender as necessidades e experiência de um usuário de redes sociais em relação a uma marca. Entender como pensa o usuário, quais suas expectativas, e traduzir isso para a comunicação digital como um todo.

Vamos pensar em um aplicativo para celular, certo? O profissional de user experience vai se comportar como o usuário para indicar melhores escolhas de design, tecnologia, arquitetura da informação, conteúdo. É essa pessoa quem vai dizer se aquela cor é cansativa demais para o aplicativo, se a navegabilidade está pouco inteligente, quais atalhos poderiam ser inseridos etc.

Ou seja: o profissional de user experience é pessoa responsável por otimizar a experiência do usuário, seja com uma marca, um produto, um serviço específico. É quase como se você se deslocasse para “interpretar personagens” e prever suas necessidades. Uma profissão cada vez mais valorizada.

Endomarketing

Sim, o marketing digital é incrível, mas há outras opções caso você opte por uma carreira em marketing. Você pode, por exemplo, trabalhar com endomarketing, a modalidade voltada para a comunicação e o relacionamento com o público interno.

Você já parou para pensar no quanto a alta rotatividade de profissionais pode prejudicar uma empresa? Além do impacto financeiro da seleção, admissão e demissão de pessoal, o escoamento de talentos é um pesadelo para a produtividade.

O trabalho do endomarketing é aprimorar o engajamento e a motivação dos colaboradores, seja de uma empresa ou de outra iniciativa, mostrando com ações o quanto são fundamentais para a companhia e valorizados.

Assim, profissionais do endomarketing trabalham fortemente alinhados à área de Recursos Humanos, desenvolvendo ações e estratégias de comunicação online e offline para que a equipe se sinta pertencente ao grupo e tenha certeza de que aquele é um ótimo lugar para trabalhar.

Isso significa que você pode impactar o cotidiano de várias pessoas de uma maneira muito positiva, ajudando a garantir o seu bem-estar no ambiente de trabalho e sua satisfação profissional. O resultado é um time mais coeso, e o profissional de endomarketing é o grande estrategista dessa união.

Marketing de relacionamento

Vamos lá: tente se lembrar de alguma vez em que você foi a uma loja e saiu de lá encantado com o atendimento e a experiência de compra. Ou quando você precisou procurar um local no qual contratou algum serviço dizendo que precisava de ajustes e foram solícitos e eficazes.

Tudo isso é pensado pela equipe de marketing de relacionamento, que estabelece uma série de padrões para o contato com os públicos (clientes, fornecedores, parceiros) de modo que a experiência seja agradável como um todo.

Estamos falando de canais de comunicação que realmente resolvem suas demandas, seja por telefone, e-mail ou outro meio especialmente depois da venda, quando muitas marcas consideram que já ganharam o cliente e não se preocupam com a fidelização.

O marketing de relacionamento também pensa em programas de vantagens, promoções e descontos que são, de fato, vantajosos para o cliente, considerando seus hábitos de compra e suas expectativas. Ou seja: o profissional do marketing de relacionamento trabalha incansavelmente para que clientes se tornem fãs da empresa.

Sem dúvida esse profissional trabalha de forma bem integrada com o profissional de marketing digital, no intuito de oferecer aos consumidores exatamente aquilo que eles esperam, seja no ambiente físico da venda do produto ou serviço, seja no ambiente virtual.

Nesse ponto, ganham espaço pessoas com inteligência emocional, que se transforma em inteligência para o negócio, e que não têm medo de pensar fora da caixa para oferecer experiências inovadoras e inesquecíveis.

Quem se dá bem na carreira em marketing?

Falamos sobre várias possibilidades de atuação na carreira em marketing, e com certeza uma delas tem mais a ver com seus talentos e seus desejos profissionais.

Existem algumas características primordiais para que alguém se dê bem nessa área. Muitas são naturais, mas não se esqueça de que várias habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas.

Em seguida, listamos o que alguém deve ter para fazer sucesso na carreira em marketing:

  • criatividade: se você sempre teve, excelente! Mas também pode incrementar com mais leitura, contato com as artes, com ambientes diferentes e por aí vai;

  • inovação: trabalhar com marketing é antecipar tendências, fazer antes que todo mundo. Por isso, inovação é o maior combustível;

  • boa comunicação: pessoas extremamente tímidas ou com dificuldades de relacionamento interpessoal podem ter dificuldades na área;

  • negociação: essa é uma capacidade fundamental, porque o trabalho do profissional do marketing é estar sempre em negociação com os mais diversos públicos;

  • foco estratégico: aí está uma habilidade que pode ser desenvolvida durante a formação, basta escolher o curso certo e ter disciplina;

  • atualização constante: é mais do que uma habilidade, é um compromisso estabelecido com o autoaprimoramento. Graduação, pós e outros cursos são essenciais.

Marketing é uma profissão do futuro?

Por tudo que já dissemos, a resposta é sim: marketing é uma área muito bem cotada e várias atuações são consideradas profissões do futuro, especialmente as voltadas para o marketing digital. O ambiente online exige cada vez mais profissionais competentes para estabelecer as interações em favor de uma marca ou uma empresa.

Por isso, pode investir em uma carreira em marketing sem medo. Você pode tanto trabalhar com a mão na massa, como analista de marketing digital, social media, profissional de user experience etc.; mas também prestar consultorias ou oferecer, mais para frente, formação para outros profissionais por meio de palestras.

É isso mesmo: a consultoria e a chance de ensinar ampliam ainda mais as possibilidades de atuação para adequar suas escolhas ao que você deseja para sua carreira.

Vale a pena cursar a graduação em marketing?

Para atuar nessa promissora área, você precisa de capacitação formal. Logo, o primeiro passo é ir atrás de uma graduação que garanta sua inserção nesse mercado. Muitos profissionais que atuam na área de marketing cursaram administração com ênfase na área. Essa é uma boa opção, pois o curso vai oferecer fundamentos essenciais de uma visão estratégica tão importante na carreira em marketing.

Há também quem se forme em Comunicação Social, em uma das três habilitações (Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda) e opte por atuar no ramo do marketing. Nesse caso, os fundamentos da comunicação estão bem estruturados, mas é preciso ainda aprofundar em conhecimento específico de gestão.

Seja qual for a escolha de formação na graduação, a pós-graduação é um excelente momento para garantir ainda mais aptidão, formal e estratégica, para atuar no ramo. Um MBA em Comunicação Empresarial e Marketing, por exemplo, pode ser decisivo na sua inserção em grandes companhias e melhor remuneração.

Para quem vai atuar na área do endomarketing, um MBA em Gestão de Pessoas é o ideal. Lembra que os profissionais que atuam nessa área se alinham ao setor de RH da empresa e precisam pensar em clientes internos? Ter ferramentas para qualificar essa relação pode garantir seu sucesso profissional.

Há cursos voltados também para marketing digital e que estão em voga hoje. O importante para se ter em mente é que um profissional de uma área tão inovadora precisa se atualizar sempre por meio de minicursos, extensão, workshops e leituras assíduas de notícias e materiais da área. Ninguém quer ficar obsoleto em um mercado que respira dinamismo!

Como ter sucesso na carreira de marketing?

Agora que você sabe exatamente o que faz um profissional de marketing, o que é preciso para decidir enveredar e qual a formação necessária, partimos para outras dicas para que você tenha sucesso na sua carreira. Acompanhe:

Estabeleça objetivos e metas

O primeiro passo para qualquer carreira é estabelecer quais são suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Pode ser que a curto você queira, por exemplo, incrementar seu salário na empresa onde já trabalha, para posteriormente ter condições de investir em uma experiência que vai enriquecer seu currículo, como uma temporada fora do país. Lá na frente, depois de todo esse caminho, trabalhar com consultoria de planejamento de marketing digital.

Projete metas reais e estipule não apenas um prazo para alcançá-las, mas também o que você precisa fazer para cumpri-las. Com isso, fica muito mais fácil tomar decisões na carreira sem perder de vista esse quadro ampliado.

Busque por orientação

Se você tiver dificuldades em estabelecer as metas, ou mesmo os caminhos para atingi-las, buscar ajuda profissional pode ser o segredo do sucesso. Você pode contar com uma ajuda informal de um amigo que já atua na área, ou pode ir atrás dos serviços de coaching e mentoring.

Enquanto o primeiro processo é focado na vida de uma maneira geral, o segundo é voltado para o trabalho, e quem te orienta é alguém da área em que você quer atuar. De uma maneira ou de outra, o diálogo vai te ajudar a sistematizar suas expectativas e ações!

Trabalhe para preencher lacunas

Identificou que há alguma lacuna de formação ou de habilidade? Trabalhe para superá-la. Se você fez o curso de administração e sente falta de uma carga maior de conhecimento em marketing digital, por exemplo, corra atrás dos cursos, experiências e outras fontes que podem te prover esse avanço.

Quanto mais completo você for como profissional, melhor será a qualidade do seu trabalho. Quanto melhor for seu serviço prestado, maior será a chance de promoção, aumento na remuneração e acesso a oportunidades com as quais você sempre sonhou.

Preocupe-se com uma abordagem multidisciplinar

Em uma carreira cheia de novidades, atualizar-se não é uma opção: é uma obrigação. Pensando que o mercado de trabalho tende a trabalhar com o sistema de carreira em W, em que as possibilidades são mais amplas e na qual não é preciso percorrer um caminho vertical até chegar à liderança, é importante focar em uma formação multidisciplinar.

As habilidades de gestão e de liderança, então, não podem ficar em segundo plano, mas devem ser uma preocupação constante. Quanto mais global for sua visão sobre os processos e o negócio, mais chances de crescimento você terá na carreira de marketing. Pelo mesmo motivo, estar com as antenas bem posicionadas para captar o que está acontecendo no mundo também é primordial.

Invista em networking a todo momento

Você já deve ter ouvido falar de networking algumas vezes na sua vida, não é? A razão é óbvia: ter uma rede poderosa de contatos pode ser a diferença entre ficar enclausurado em uma atuação sem graça ou expandir seu horizonte de possibilidades!

Nesse sentido, mais uma vez é importante fazer graduação, especialização ou MBA: esses ambientes oferecem diálogo com pessoas que podem te indicar para excelentes oportunidades de emprego, ou com quem você pode estabelecer boas parcerias profissionais. Quanto mais qualificada essa rede, mais seu leque de possibilidades reais se amplia. Incrível, certo? Também achamos!

E então, você tirou todas as suas dúvidas sobre carreira em marketing? Esperamos que sim! Investir na área é ter acesso a uma infinidade de possibilidades. Se tem uma certeza que você pode ter é que a atuação do profissional do marketing nunca é entediante!

Apesar de alguns processos que se repetem, a área evolui junto ao mundo de uma maneira muito rápida, tentando atender seus anseios, novos comportamentos e necessidades. Isso é perfeito se você já identificou que detesta rotinas muito paradas, sem grandes emoções ou desafios! E se a era digital te encanta, apostamos que essa é uma excelente área profissional para você.

Se você chegou até aqui, é porque realmente tem interesse em percorrer os caminhos que a carreira em marketing reserva. Que tal entrar em contato com a gente para conversarmos melhor?

 

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