A constante atualização do mercado de trabalho e a necessidade de unir técnica e gestão tem tornado a carreira em W cada vez mais popular. Com isso, também cresce a demanda por funcionários versáteis e flexíveis. Se você busca se tornar um profissional dinâmico e bem-sucedido, não deixe de conhecer sobre essa modalidade de carreira e entenda a possibilidade de se tornar um profissional capacitado e competitivo no mercado. Confira!

O que é a carreira em W?

Atualmente, as empresas possuem a necessidade de ter em seus quadros profissionais com visão abrangente do negócio. Se você começa sua carreira e vai se especializando até se tornar o gestor de um setor fixo, pode acabar com uma visão dividida da organização — o que pode comprometer a eficiência do seu trabalho.

Por esse motivo, a cada ano observamos o aumento no número de profissionais formados em ciências exatas que vêm migrando ou se especializando em disciplinas das ciências humanas — e a recíproca também é verdadeira. A razão para essas mudanças é a busca pela multidisciplinaridade, pelo complemento dos conhecimentos e pela capacidade de assumir projetos em vários setores.

Nesse novo modelo, a carreira em W é capaz de disponibilizar um caminho intermediário aos profissionais, de forma que eles mantenham suas atribuições de especialistas e, ao mesmo tempo, possam exercer funções de liderança. Dessa forma, os funcionários conseguem trabalhar como líderes técnicos, tornando-se referência tanto na sua área de atuação quanto no apoio ao desenvolvimento da equipe.

Além disso, ao gerar conhecimento multidisciplinar, esse modelo de carreira permite uma maior mobilidade interna na organização, sem perder a qualidade. Assim, o colaborador pode se transferir de um setor para outro sem perder o nível do seu cargo atual. Isso é muito bom pois garante a satisfação dos trabalhadores, aumentando o engajamento.

Como a carreira em W surgiu?

O termo apareceu pela primeira vez na década 1980 e, inicialmente, era mais empregado por empresas de tecnologia. Em uma carreira linear, a ideia era que o profissional crescesse na empresa até assumir uma posição de liderança, galgando diversos cargos e funções. O problema é que muitas pessoas não possuem o perfil de chefia, mas, mesmo assim, desejam crescer na carreira.

A partir daí, surgiu o conceito da carreira em Y. Nesse modelo, o profissional teria a opção de seguir por dois caminhos: o da carreira técnica ou gerencial. Esse é o tipo escolhido por aqueles que não têm perfil ou não gostam de gerir pessoas e preferem optar pelo caminho mais técnico.

Com a continuidade da evolução do mercado, os conceitos se tornaram cada vez menos limitados e, assim, surgiu uma nova possibilidade de trajetória profissional — a carreira em W. Essa nova perspectiva possibilita a combinação de tarefas e gera novas oportunidades para os funcionários que não se encaixam nos modelos anteriores.

Por que ser um profissional em W?

É muito importante buscar a especialização na sua área de atuação e tornar-se um técnico especialista. Porém, você já pensou o que faria se precisasse coordenar uma equipe ou gerenciar a parte financeira do seu setor? Como agir sem os conhecimentos apropriados?

Do mesmo modo, você pode saber perfeitamente como gerir pessoas, mas possui pouco ou nenhum conhecimento técnico. Então, se algum membro da equipe procura a sua ajuda ou orientação, você responderá que não sabe opinar?

Nesse sentido, é preciso avaliar as necessidades de se tornar um profissional em W. As organizações procuram pessoas capacitadas e que possam assumir diferentes responsabilidades em diversos momentos, mas essas decisões precisam ser apropriadas e levar em consideração o benefício de toda a empresa.

Quais as vantagens para o profissional e para a empresa?

O interessante da carreira em W é que ela possibilita que você amplie seus conhecimentos e aproveite novas oportunidades. Se você adquirir competências técnicas ou habilidades de gestão, um novo leque de opções pode surgir.

Quando o profissional consegue aliar — e aprimorar — suas competências técnicas e comportamentais, ele se torna mais autoconfiante e satisfeito. Dessa forma, seu engajamento e rendimento no trabalho também melhoram.

As vantagens para as empresas também são diversas. Ao incentivar esse tipo de carreira, as organizações conseguem se destacar no mercado. Isso porque aumentam sua capacidade de atrair e reter profissionais talentosos e reduzem a rotatividade dos funcionários.

Quais as competências básicas desses profissionais?

Existem algumas habilidades básicas que você precisará desenvolver para trilhar uma carreira de sucesso. Listamos, a seguir, algumas delas:

Negociação

Todo bom gestor deve ter a capacidade de negociar com superiores, funcionários, colegas de trabalho e fornecedores. Não só a capacidade de negociação é relevante, como também a de saber controlar e resolver os conflitos do dia a dia. Para desenvolver essas habilidades, existem cursos de curta duração que você pode fazer. Se preferir investir um pouco mais, também é possível optar por uma pós-graduação ou um MBA em gestão de pessoas, por exemplo.

Comunicação

Saber se comunicar bem é uma habilidade muito importante e que deve ser sempre desenvolvida e aprimorada. Porém, alguns profissionais de áreas técnicas possuem mais dificuldade no relacionamento interpessoal. Se esse for o seu caso, exercite a sua comunicação! Para isso, existem cursos de oratória e de teatro, por exemplo. Procure o que você se sente mais confortável e vença o medo de falar em público e de se relacionar com os colegas e superiores!

Criatividade

Como uma última sugestão, seja criativo! O profissional que escolhe a carreira em W precisa inovar no ambiente de trabalho. Esteja sempre aberto a mudanças, pois você precisará atender a diversas demandas ao mesmo tempo. Por mais estressante que seja a função, ideias inusitadas podem ser bem-vindas e podem ajudar a solucionar os desafios do cotidiano empresarial.

Após aprender um pouco sobre a carreira em W, se você deseja se tornar esse profissional multidisciplinar, fique atento! Existem especializações, principalmente, nos âmbitos de comunicação e marketing, negócios e tecnologia — e pessoas de diversas áreas podem se inscrever. Dessa forma, você desenvolve aptidões que serão essenciais para se destacar no mercado de trabalho!

Para receber mais informações sobre carreira e mercado de trabalho, não deixe de curtir nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações!

Facebook Comments