Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Uma das oportunidades mais ricas que a graduação oferece é o estágio. Nele, os estudantes aliam a teoria com a prática, têm a primeira experiência formal no mercado e ainda recebem uma remuneração pelo trabalho. Não parece ótimo?

Conseguir um estágio é também um dos maiores desafios que o universitário enfrenta. Em um mercado competitivo, até mesmo essa experiência inicial requer diferenciais que coloquem você em uma posição de destaque nas seleções. Quer saber como se preparar e conquistar uma colocação com facilidade? Veja nossas dicas!

1. Construa seu networking

Algumas pessoas consideram que pedir indicação para oportunidades de trabalho é algo errado ou humilhante. Não poderiam estar mais erradas. Na verdade, construir um networking — ou seja, uma boa rede de contatos — é uma das principais estratégias de carreira atualmente.

Imagine que alguém perguntasse se você conhece um profissional para ocupar determinada vaga de emprego. Você indicaria alguém que não tem responsabilidade ou competência para a função? Com certeza, não! O mesmo vale para os outros. Se você demonstra conhecimento e compromisso na prática, as pessoas vão lembrar seu nome quando souberem de uma boa oportunidade.

Por isso, ter uma relação próxima com professores e colegas é uma ótima forma de conseguir boas vagas no futuro. Conversar com amigos que já estão estagiando também é positivo — você pode pegar dicas e pedir que eles compartilhem as oportunidades que surgirem por lá.

2. Faça cadastro em sites de divulgação de vagas

Hoje em dia, a maioria das empresas não trabalha mais com recrutamento por currículo impresso. A tecnologia facilita muito a rotina do setor de Recursos Humanos. Por isso, é preferível receber os documentos online. Muitas organizações contam com um sistema próprio para o recrutamento, enquanto outras utilizam o e-mail.

Assim, uma das melhores maneiras de pesquisar as vagas que estão abertas é pela internet. Além das páginas das empresas, as seleções de estágio também são divulgadas em sites especializados nesse tipo de anúncio. Em alguns, você pode se cadastrar para receber e-mails gratuitamente.

3. Participe de grupos de estágio nas redes sociais

Outro espaço em que as empresas costumam divulgar oportunidades é em grupos específicos nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, há comunidades focadas na divulgação de vagas. Qualquer pessoa pode anunciar: funcionários da empresa, jornalistas que trabalham na área, estudantes que acompanham outros sites etc.

Além de compartilhar os movimentos do mercado de trabalho, esses grupos também são usados para troca de experiências e conhecimentos. Você pode expandir o seu networking, conhecer empresas diversas e pegar dicas para montar um currículo e saber como se comportar nas entrevistas.

4. Fique de olho nos murais da faculdade

As faculdades também costumam ajudar os estudantes na árdua tarefa de conseguir estágio. Para não perder nenhuma oportunidade, acompanhe as publicações nas redes sociais da instituição e os cartazes afixados nos murais.

Geralmente, a faculdade tem contato com diversos empregadores e atualiza constantemente as oportunidades que estão abertas. Além disso, muitos professores são empreendedores ou atuam em empresas da área. Assim, eles podem compartilhar com os estudantes as vagas que surgirem.

5. Enriqueça o seu currículo

Mesmo que o estágio seja a primeira experiência formal de trabalho, é ilusão pensar que a vaga pode ser conquistada sem esforço. Os estudantes universitários têm cada vez mais oportunidades diferenciadas na graduação. Dessa forma, é possível construir um currículo de destaque mesmo antes da primeira seleção de estágio.

50% de desconto na matrícula utilizando a nota do ENEMPowered by Rock Convert

Fazer cursos e participar de seminários e encontros de estudantes são exemplos de ações que podem enriquecer o seu perfil. Um currículo que tenha somente os dados pessoais e as informações do curso não é o ideal para competir por uma vaga de estágio.

Por isso, compareça a palestras, matricule-se em cursos de curta duração e apresente trabalhos em eventos acadêmicos. Todas essas experiências aumentam a força do seu currículo. Se você tem conhecimentos em informática, softwares específicos ou línguas estrangeiras, não deixe de escrever essas informações.

Você sabia que é possível ter experiência profissional antes do primeiro emprego? Se você já realizou trabalhos voluntários, fez serviços como freelancer ou é um empreendedor, esses pontos devem constar no seu perfil profissional. Mesmo que não tenham exatamente a ver com a sua área de formação, as experiências demonstram que você é uma pessoa proativa.

Por fim, não se esqueça de que o currículo é o primeiro contato que a empresa vai ter com você. Ele precisa ser impecável, sem erros de português e com um design limpo — e deve estar sempre atualizado. Destaque o seu curso da graduação e o semestre que está cursando e organize os minicursos e as experiências profissionais em ordem cronológica.

6. Prepare-se para as entrevistas

Um currículo bem organizado vai abrir portas para que você seja chamado para processos seletivos. Quando chegar o momento, é preciso ir preparado. Além de aparecer sempre no horário correto e manter a tranquilidade, algumas dicas podem ajudar você a passar uma boa impressão.

Quando for convidado para uma entrevista, sempre pesquise informações sobre a empresa — é possível encontrar muitos dados na internet. Mostrar-se informado sobre o campo de atuação do empregador e sobre as funções da vaga é um diferencial positivo.

Além disso, atente para as competências comportamentais valorizadas pelos recrutadores. Desejo de aprender e flexibilidade, por exemplo, são habilidades muito buscadas pelas empresas hoje. Compromisso, boa comunicação e sabedoria para trabalhar em grupo são outros aspectos fundamentais.

Você também pode treinar respostas para possíveis perguntas. É comum que questionem sobre o seu interesse na vaga e perguntem como você lida com conflitos, além de pedir que você cite algumas qualidades e defeitos da sua personalidade.

7. Aproveite as oportunidades que a faculdade oferece

Se você cursa uma boa faculdade, pode contar com o apoio da instituição para conseguir uma vaga. Além dos estágios obrigatórios, que fazem parte da grade curricular do curso e não são remunerados, a instituição pode criar programas para facilitar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho.

Muitas faculdades consolidadas fecham importantes parcerias com organizações e oferecem oportunidades de estágio para seus estudantes. É uma iniciativa positiva para a faculdade e também para as empresas, que confiam na qualidade da formação superior.

Com essas dicas, você pode conseguir um estágio e iniciar a consolidação da sua carreira. Essa é uma oportunidade imperdível, pois você aprende novos conhecimentos com profissionais experientes e pode, inclusive, ser efetivado na empresa depois que se formar.

Quer ficar sempre atualizado com informações sobre graduação e carreira? Siga nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Linkedin.

Facebook Comments