Não é difícil adivinhar a rotina de um vestibulando: a maior parte do tempo disponível é dedicada aos estudos e muitas horas são usadas para constantes pesquisas sobre cursos e faculdades. Durante as buscas, você provavelmente já se perguntou o que faz um administrador de empresas.

Apesar de ser uma profissão bastante conhecida, muitas pessoas não têm informações precisas sobre a graduação e o mercado de trabalho. Para ajudar você a decidir se inclui ou não a administração na sua lista de cursos pretendidos, trouxemos informações sobre o cenário geral dessa área no Brasil. Aproveite nosso post!

Como é o curso de administração?

A graduação dura, em média, 4 anos e quem se forma recebe o título de bacharel em administração. Os profissionais precisam se vincular ao Conselho Regional de Administração (CRA) do seu estado — esse órgão regulamenta o exercício da profissão no país.

O curso de administração de empresas é muito atrativo para estudantes que têm gosto pelos estudos e desenvolvem interesses variados. Essa é uma área muito completa, na qual o aluno tem contato com matérias das ciências exatas, humanas e jurídicas.

Nos primeiros semestres são estudadas disciplinas básicas, como matemática financeira, contabilidade e economia. O aluno também começa a ter contato com conteúdos de marketing, empreendedorismo e administração financeira. Conheça outras disciplinas que são estudadas ao longo do curso:

  • legislação social e trabalhista;
  • comportamento humano nas organizações;
  • administração da produção;
  • gestão de sistemas da informação;
  • gestão pública;
  • estratégias de negociação;
  • marketing.

Como você pode perceber, esse é um curso bastante amplo e com muitas possibilidades de atuação. Além de abordar conhecimentos variados, a administração também é conhecida pela relação entre teoria e prática. Além da experiência do estágio, o estudante tem contato com atividades extracurriculares que possibilitam vivenciar o trabalho em situações simuladas ou reais (em empresas júnior da faculdade).

O que faz um administrador de empresas?

Com uma formação tão ampla, o profissional de administração é apto para realizar diferentes funções gerenciais em uma empresa. Assim, ele pode ocupar cargos de liderança em qualquer setor de uma companhia. O administrador também está capacitado para empreender e ser dono do próprio negócio.

Profissionais dessa área são absorvidos pelo mercado de trabalho tanto em instituições públicas quanto na iniciativa privada, além de poder oferecer seu serviço como autônomo. Entre as principais funções do administrador podemos citar o gerenciamento de equipes, a análise de dados e a gestão financeira.

Veja alguns diferenciais que o administrador pode oferecer às organizações:

  • assessoria na montagem do negócio.
  • aperfeiçoamento de processos administrativos;
  • organização de investimentos;
  • minimização dos custos e aumento da margem de lucro;
  • gestão de diversos setores (como folha de pagamento, marketing, estoque, orçamento etc);
  • planejamento estratégico.

Quais são os conhecimentos necessários para esse profissional?

Além de ter habilidade com números, o administrador precisa desenvolver uma série de competências para se destacar na profissão. Raciocínio lógico bem desenvolvido e visão ampla sobre o mundo corporativo, por exemplo, são habilidades essenciais para administrar uma empresa com excelência.

A capacidade de analisar o mercado é outro conhecimento indispensável para um bom administrador. Para isso, ele deve estar disposto a se atualizar constantemente, acompanhando as mudanças e inovações. Saber planejar ações e enfrentar desafios também são capacidades relevantes para o perfil do administrador. Sua função envolve calcular riscos e encontrar o melhor caminho para resolver as dificuldades.

Por fim, o perfil para trabalhar na administração também exige competências sociais: ser comunicativo, saber trabalhar em grupo e liderar colaboradores são conhecimentos que o profissional precisa ter. Principalmente quando ocupa funções na área de gestão de pessoas ou marketing.

Como é o mercado de trabalho?

O empreendedorismo é o setor responsável pelo crescimento de um país. Portanto, sempre há oportunidades de emprego em startups e novas empresas. Mesmo em épocas de crise econômica, esse mercado não perde a sua estabilidade. Na verdade, um bom administrador se torna ainda mais necessário em um cenário de risco, pois aumenta a procura por profissionais capacitados para dar segurança às empresas.

Durante a crise, os brasileiros começaram a empreender. Seja como alternativa ao desemprego ou como uma oportunidade de renda extra, muitas pessoas iniciaram pequenos negócios. Como a maioria não tem conhecimentos profundos sobre administração, esse é um nicho interessante para os profissionais que trabalham com consultoria para pequenas e médias empresas.

Além do serviço autônomo, os principais postos de trabalho do administrador estão em:

  • indústrias;
  • comércios;
  • instituições financeiras;
  • serviços de saúde.

A média salarial desses profissionais é de cinco salários-mínimos — podendo chegar ao dobro, no caso de administradores experientes que trabalham em grandes corporações.

Quais são as especializações disponíveis na área?

Depois dos quatro anos de estudo, o profissional está apto para exercer a profissão em todos os campos. Mas os cursos de pós-graduação são muito bem-vindos para o currículo, já que algumas funções no mercado de trabalho atual demandam conhecimentos aprofundados. Conheça algumas especializações para administradores:

Gestão de pessoas

As empresas estão se conscientizando quanto à posição estratégica dos recursos humanos. No curso de pós-graduação, o profissional desenvolverá conhecimentos sobre seleção de pessoal, gestão de benefícios para diminuição da rotatividade e motivação de colaboradores. Aliando isso com os saberes de gestão de materiais e outros recursos, o administrador se torna um profissional completo para as empresas.

Marketing

Essa é outra área na qual o administrador de empresas está se destacando. Na especialização, o profissional aprofunda seus conhecimentos e compreende melhor a relação do marketing com todo o funcionamento da empresa. Hoje em dia, ele é visto como uma importante estratégia para aumento do lucro e fortalecimento do negócio no mercado.

Lean manufacturing

Esse curso de especialização apresenta a teoria da produção enxuta (lean manufacturing), método desenvolvido pela Toyota. É uma novidade que está ganhando muito espaço nas empresas, pois estimula uma gestão mais eficiente dos custos, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade e a qualidade dos processos.

Neste post, trouxemos as principais informações sobre o curso e o mercado de trabalho na área de administração. Agora você já sabe o que faz um administrador de empresas e quais são as vantagens de seguir essa profissão!

E então, você vai incluir esse curso na sua lista? Quer acompanhar mais informações como essas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre faculdades e mercado de trabalho!

Facebook Comments