Para quem já terminou a faculdade, cursar especialização é agregar um diferencial competitivo ao currículo. Prosseguir estudos no nível superior, nesse caso, é ter mais chances de evoluir na carreira, alcançar salários mais altos e ocupar posições de liderança. No entanto, cursos de especialização demandam importante investimento de tempo e financeiro, o que pode representar dificuldades ao seu acesso. Nesse contexto, a pós-graduação a distância aparece como solução.

Mais flexível e menos cara, essa modalidade de curso proporciona formação de qualidade e certificação reconhecida. Com a finalidade de ajudar você a conhecer melhor as especificidades dessa pós, apresentamos seus prós e contras.

Acompanhe a leitura e descubra esses pontos!

O que é e como funciona a pós-graduação a distância?

A pós-graduação a distância tem a mesma base de toda a Educação a Distância (EaD), caracterizada como formação sem encontros regulares entre professor e aluno. Nessa modalidade de ensino, a aprendizagem ocorre com apoio das tecnologias de comunicação.

Para participar das aulas e acessar os conteúdos, é preciso ter um computador, tablet ou outro equipamento conectado à internet. Em relação às disciplinas, são ofertadas em forma de módulos e disponibilizadas em plataformas digitais.

Tais espaços, denominados ambientes virtuais de aprendizagem — os AVAs —, têm múltiplas funcionalidades. Planejados para promover máxima interação ao pós-graduando, disponibilizam recursos modernos e eficientes.

Quanto à carga horária, as pós-graduações EaD preveem mínimo de 360 horas/aula. Integrantes do segmento denominado lato sensu, os cursos assim estruturados tanto podem ser especializações como MBAs.

Esses últimos, cuja sigla, traduzida livremente, significa Mestre em Administração de Negócios, destinam-se à formação de líderes em determinadas áreas de atuação.

Quais são as vantagens da pós a distância?

Como todos os cursos da Educação a Distância, as pós-graduações EaD têm conquistado enorme espaço no cenário educacional brasileiro, pois proporcionam diversas vantagens, a exemplo de mais flexibilidade, custos acessíveis e desenvolvimento de relevantes competências.

Confira, a seguir, esses ganhos!

Flexibilidade

A grande vantagem de um curso EaD é possibilitar conciliar trabalho, estudos e demais compromissos cotidianos. Essa flexibilidade viabiliza encaixar os momentos de aprendizagem à agenda cotidiana, por mais apertada que ela seja.

Afinal, no ensino a distância quem escolhe quando acessar conteúdos e fazer exercícios é o próprio aluno. Desse modo, prosseguir estudos superiores na EaD é bastante conveniente a quem não dispõe de muito tempo livre.

Custo atrativo

O custo do curso é outro ponto que conta a favor da pós-graduação a distância. Como ela pouco depende de espaços físicos, já que a maioria das atividades acontece nos ambientes virtuais, demanda menor gasto com infraestrutura por parte da instituição.

Isso se reflete em mensalidades mais acessíveis, se comparadas às dos cursos presenciais. Há ainda a questão do tamanho das turmas, que na EaD podem ser maiores que as matriculadas no ensino tradicional.

Ambas as condições diferenciadas jogam a favor das mensalidades mais baixas percebidas nas especializações a distância. Nessa modalidade de ensino, o preço tende a ser bem menor do que o cobrado por um curso presencial.

Estímulo ao desenvolvimento de competências

Quem escolhe fazer pós-graduação a distância exercita várias habilidades no decorrer da formação. Entre essas competências se destaca a disciplina, pois dela depende o bom andamento do curso.

Isso porque o aluno está à frente da construção dos seus conhecimentos, portanto precisa ser capaz de criar uma rotina efetiva de estudos para concluir a pós.

Outro ganho desenvolvido é a proatividade, essencial para quem estuda remotamente. Claro que, nesse caso, é possível contar com professores e tutores para tirar dúvidas e ajudar na produção dos saberes.

Porém, a iniciativa de acessar conteúdos, aprofundar pesquisas e buscar suporte, quando necessário, deve partir do próprio aluno.

Mais uma dentre as capacidades potencializadas durante uma especialização EaD é o aumento na familiaridade com as tecnologias. Esse ganho tem origem no contato frequente com a plataforma de estudos, o AVA. Esse lidar cotidiano leva o aluno a ampliar seus domínios de utilização dos recursos digitais.

Quais são as desvantagens da pós a distância?

Como em praticamente todas as escolhas possíveis na vida, os cursos a distância reúnem aspectos que podem ser considerados desvantagens. Veja-os a seguir elencados!

Inadaptação ao EaD

A maior liberdade propiciada pela pós EaD, se para muitos é ganho, para alguns pode representar dificuldade. Isso se dá em razão dessa modalidade de ensino exigir que o aluno assuma as rédeas do seu processo de aprendizagem.

Essa responsabilidade, sem a obrigatoriedade de frequentar aulas e livre do cronograma rígido dos cursos presenciais, pode resultar em descompromisso. A partir daí, o aluno corre o risco de acumular matérias, perder o estímulo e até abandonar o curso.

Menos contato interpessoal

Os ambientes virtuais de aprendizagem não substituem a vivência que se tem no ambiente físico acadêmico. Em sala de aula as condições de fazer um produtivo networking são imensas. Elas incluem a convivência com os colegas, que geralmente compartilham interesses e vivências profissionais semelhantes.

A troca de ideias com professores também tende a ser enriquecedora, em uma experiência de pós-graduação presencial. Já em um curso a distância esses elementos não estão presentes.

Como se sair bem na pós-graduação EaD?

Para contornar as possíveis dificuldades mencionadas anteriormente e se sair bem na pós-graduação EaD, é preciso ter foco na meta de alavancar a carreira. Além disso, para facilitar ainda mais seu sucesso nos estudos, separamos as dicas abaixo.

Veja quais são!

Encaixe os estudos na rotina

A organização dos estudos de quem enfrenta o desafio de conciliar trabalho e pós-graduação depende de diversos fatores. Entre eles, a rotina em si, os horários de trabalho e limites — físicos e mentais — do estudante.

Para conciliar esses fatores aos estudos, aproveite as brechas ao longo da semana e acesse os conteúdos, pois será muito valioso evitar que se acumulem.

Construa uma rede de contatos

Se o contato presencial não tem lugar na EaD, a internet está pronta a suprir essa lacuna. A ideia, aqui, é partir do contato no AVA para adicionar colegas da pós-graduação nas redes sociais, principalmente naquelas com ênfase em mercado de trabalho, como o LinkedIn.

Outras ferramentas que abrem caminho para construir uma rede de contatos ampla e producente são o Skype e Hangouts, meios de realizar encontros e reuniões online. Desse modo, você coloca tecnologia a serviço do seu networking e não precisar abrir mão de valiosas interações.

Caminho mais garantido para aprofundar conhecimentos e alavancar de vez a carreira, a pós-graduação a distância concentra importantes vantagens, como as que você pôde ver aqui, ao longo do post. Diferencial competitivo de peso no curriculum, ela apresenta muito mais benefícios do que desvantagens. Quanto às dificuldades, podem ser contornadas, bastando colocar em ação organização e o próprio uso da tecnologia.

Agora que você já conhece mais sobre a educação a distância, entre em contato com a UCEFF e descubra o que a maior instituição privada de Ensino Superior do oeste catarinense tem a oferecer à sua formação!

 

Facebook Comments