A primeira grande decisão profissional é a escolha, após o Ensino Médio, de qual curso de graduação se matricular. Porém, mesmo após anos de faculdade e a conquista do diploma, outras escolhas aparecem e se tornam fundamentais para quem busca melhores oportunidades de empregabilidade no mercado de trabalho.

Seja para aprofundar os seus conhecimentos, melhorar o seu desempenho na rotina de trabalho, seja para almejar novas posições no emprego atual, a pós-graduação acaba se tornando uma excelente opção. Afinal, se especializar é uma maneira de investir na própria carreira, garantindo ganhos profissionais no futuro.

Que tal, então, saber mais sobre a relação entre um curso de pós-graduação e empregabilidade? Continue a leitura deste artigo para entender melhor o impacto positivo que essa escolha pode gerar para o sucesso da sua carreira profissional e, é claro, como escolher a instituição certa para se capacitar. Confira!

Qual a relação entre empregabilidade e a pós-graduação?

Com a transformação digital, globalização e avanços tecnológicos constantes, o consumidor se tornou ainda mais exigente em relação aos produtos e/ou serviços que compra. Consequentemente, as empresas precisam ser mais eficazes e produtivas, garantindo uma entrega que atenda às demandas e desejos do cliente final.

Para isso, o ambiente corporativo precisa se capacitar — e isso passa diretamente pela escolha dos profissionais. Portanto, a empregabilidade atualmente está cada vez mais relacionada à qualificação do indivíduo. A graduação já deixou de ser um grande diferencial e, assim, a pós-graduação se torna a opção mais lógica.

Ao se especializar, o profissional vai se capacitar, aprender novos termos, conceitos, técnicas e ferramentas, além de se atualizar sobre a sua área de atuação ou aprender sobre outro segmento. Os benefícios para a sua carreira, portanto, são muitos, como um desempenho melhor na execução das suas responsabilidades.

Além disso, você passa a imagem exata do que o mercado procura em um profissional atualmente: capacitação. A questão atualmente é justamente a capacidade de se reinventar e buscar constantemente por maneiras de tornar o trabalho em equipe mais produtivo, seja otimizando processos ou reduzindo custos e/ou etapas.

Portanto, realizar uma pós-graduação aumenta as suas chances de empregabilidade, mostrando para o mercado que você quer sempre tirar o máximo do seu trabalho. Se você está em busca, por exemplo, de um aumento salarial, crescimento na empresa ou mesmo uma vaga em outra organização, a especialização é, sem dúvidas, um diferencial.

A pós-graduação não impacta apenas na empregabilidade, mas também na sua valorização dentro do mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa da Catho Educação, um profissional com uma pós no currículo recebe, em média, 14,7% a mais em relação a quem tem apenas uma graduação em um cargo de analista.

A valorização financeira é ainda mais relevante quando falamos em cargos mais importantes de uma empresa. Para a vaga de diretor, por exemplo, uma pós-graduação garante, em média, 47,2% a mais na folha salarial. Enquanto que para um coordenador, o aumento chega à casa dos 53,7% em relação a quem só tem uma graduação.

Quais motivos tornam a pós-graduação um diferencial no mercado de trabalho?

As vantagens de uma pós-graduação são muitas, porém, quais são os motivos que tornam a especialização um diferencial? Para que você entenda melhor o impacto de uma pós na sua carreira profissional, listamos as principais razões que justificam uma valorização maior dentro do mercado de trabalho. Confira!

Aumento do conhecimento específico

Uma das principais vantagens em cursar uma pós-graduação é justamente a possibilidade de ampliar o seu conhecimento específico sobre determinada área ou assunto. Ou seja, se capacitar ainda mais profissionalmente para realizar um trabalho melhor, seja por descobrir novos conceitos ou aplicar novas técnicas.

Além disso, muitos assuntos importantes e relevantes para o dia a dia de trabalho acabam não sendo aprofundados em uma graduação. Quem se formou em Administração, por exemplo, pode realizar um MBA em Gestão Empresarial, se especializando ainda mais nas práticas mais modernas do segmento.

Ampliação das áreas de atuação

A pós-graduação também tem o efeito de ampliar as possibilidades de carreira dentro de uma área. Após se graduar e já entrar no mercado de trabalho, o profissional pode ter uma visão muito restrita das áreas de atuação. Com uma especialização, diferentes cargos podem se tornar disponíveis para ele, por exemplo.

Dessa forma, alguém formado em Engenharia de Produção pode, por exemplo, se especializar por meio de uma pós em Segurança e Qualidade de Alimentos. Um assunto, à primeira vista, distante, mas que pode abrir um leque de oportunidades no mercado para esse profissional.

Fortalecimento do seu currículo

Um currículo sem muitas especializações passa, para empresas e recrutadores, a ideia de que o profissional não está buscando por melhorias. Ou seja, alguém que está acomodado, o que vai na direção contrária ao que o mercado pensa. Assim, além de se capacitar, você aumenta as chances de se destacar.

Aumento da sua rede de networking

Principalmente se você busca mudar a sua área de atuação, o networking tem um papel fundamental. E essa é outra vantagem da pós-graduação: amplia a sua rede de contatos, faz com que você lide com profissionais de diferentes origens e abre oportunidades em outros setores.

Quais fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um curso?

Apesar de ser uma excelente escolha para aumentar as suas chances de destaque no mercado de trabalho, a pós-graduação não deve ser realizada sem algum objetivo ou propósito. Por isso, procure cursos que realmente possam acrescentar ao seu currículo, que gerem algum tipo de retorno profissional.

Além disso, é importante escolher uma instituição de ensino adequada para oferecer as ferramentas e conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento. Avaliar a qualidade do curso, outros alunos que passaram por ele, a grade curricular — se está de acordo com o que você busca — e mesmo o corpo docente.

Com um cenário de competitividade cada vez maior, se diferenciar da concorrência é fundamental para aumentar as suas chances de empregabilidade. Atualmente, as empresas buscam profissionais mais capacitados e que, constantemente, procuram melhorias, justamente o que a pós-graduação pode oferecer.

Agora que você já sabe quais são os impactos de uma pós-graduação quando o assunto é empregabilidade, que tal entender quais fatores devem ser levados em consideração na hora da escolha do curso? Então baixe o nosso e-book sobre o assunto e saiba como escolher um curso de pós-graduação!

 

Facebook Comments