Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Chega um momento na vida profissional que ou você dá um passo à frente ou você fica pra trás. Em outras palavras: ou você procura se profissionalizar mais e crescer na empresa ou é engolido pela concorrência ávida de um emprego. De qualquer forma, parado é que não dá para ficar, certo? É aí que entra a importância do MBA.

MBA é a sigla para Master of Business Administration (ou, em português, Mestre em Administração de Negócios). Embora conste a palavra mestre na nomenclatura, o MBA não é uma pós-graduação stricto sensu como o mestrado. Também não é exatamente como a modalidade lato sensu.

Ficou interessado e quer saber mais sobre esse modelo de ensino? Se você já trabalha e também quer um diferencial competitivo no mercado de trabalho, continue a leitura e descubra como um MBA pode ajudar você a crescer na empresa!

Prepara para cargos executivos

Enquanto as modalidades de pós-graduação lato e stricto sensu têm como objetivo aprofundar o conhecimento em determinada área de estudo, o foco do MBA está na formação de gestores e líderes. É uma especialização voltada para quem já trabalha e deseja conquistar posições de destaque na empresa, como cargos de responsabilidade.

Estar à frente de uma organização requer mais que do que conhecimento teórico e prático. É por isso que o programa envolve procedimentos relacionados ao sistema de gestão, além de capacitar o profissional para desafios e responsabilidades referentes ao dia a dia de cargos executivos.

Fortalece o networking

Uma das grandes vantagens de um MBA é seguramente a formação de um bom networking. Como é uma especialização voltada para a gestão de negócios, a possibilidade de conhecer profissionais de diferentes formações é enorme, o que amplia ainda mais suas chances de contato e trabalho.

Caso você não saiba, o termo networking significa rede de comunicação, o que na prática nada mais é do que a formação de contatos voltada para negócios. Essa é uma palavrinha mágica no mundo dos negócios e muitos profissionais acreditam que o networking é uma das principais estratégias para uma carreira de sucesso.

Mas aqui vale lembrar: assim como qualquer relacionamento, no networking deve haver a intenção mútua de troca informações, ajuda, recomendação e indicação de vagas. Seja útil e sincero com seus contatos. Ajude sem esperar nada em troca. Embora o networking tenha a finalidade de negócios, isso não significa que não possa ser natural.

Facilita para quem crescer na empresa ou mudar de carreira

Para se ter ideia do peso que um MBA tem em um currículo, muita gente decide pela especialização como uma segunda graduação. Primeiro porque o tempo é menor se comparado ao período regular de uma graduação, já que apresenta cerca de dois anos.

Depois, o foco em negócios, com alta aplicabilidade de conhecimento, funciona como um acelerador de carreira, já que garante ao profissional uma expertise que poderia levar anos para ser conquistada.

Desenvolve competências pessoais

Você já se perguntou por que alguns profissionais com excelente capacidade técnica parecem não crescer na empresa, enquanto outros, com habilidades limitadas, avançam no plano de carreira? Ou por que aquele colega da turma do fundão e que sempre tirou notas baixas é hoje um líder em sua empresa, enquanto outros que sempre foram bons alunos não alcançaram uma posição de destaque?

Isso tem muito a ver com as competências, que dizem respeito não apenas ao conhecimento teórico, como também à habilidade de colocar em prática esse conhecimento e também atitude, ou seja, comportamento.

O conjunto dessas competências é o que garantirá seu diferencial competitivo no mercado de trabalho. Afinal, crescer na empresa é um processo que diz muito não apenas sobre seu desempenho profissional, como também sobre seu desempenho em gestão e liderança.

Proatividade, capacidade de trabalho em equipe e resiliência são algumas das competências em comum entre profissionais que ocupam altos cargos de uma empresa. E vale lembrar que quanto mais alto o cargo, as competências comportamentais são mais demandadas do que as técnicas.

Um MBA contribui para desenvolver o pensamento crítico, o trabalho em equipe e as habilidades de comunicação. Entre outros desafios, você é estimulado a apresentar projetos e defender ideias, por exemplo.

No mais, você vai ter a oportunidade de melhorar sua performance, sua rotina de trabalho e de se profissionalizar ainda mais ao aprender procedimentos relacionados a sistemas de gestão.

Brilha os olhos de recrutadores

Um MBA pode ser o diferencial que você está buscando para se destacar em um processo seletivo. Como é um curso referencial e respeitado por grandes organizações no mundo inteiro, contar com esse título no currículo pode ser decisivo para avançar para a próxima etapa em uma entrevista de emprego.

Multinacionais, por exemplo, que oferecem salários melhores e maiores oportunidades de crescimento, valorizam qualidades específicas que são contempladas em um MBA. Você pode desenvolvê-las ao identificar seus pontos fortes e fracos para alavancar a carreira.

Contribui para uma carreira de sucesso

Se você quer crescer na empresa, com um diferencial competitivo no mercado de trabalho, esteja certo de que um MBA pode ser um divisor de águas na sua carreira, tanto no que diz respeito ao modo como você trabalha quanto na maneira como você se relaciona.

Isso porque, diferentemente de outros cursos de pós-graduação, o MBA tem como objetivo formar líderes e gestores em áreas específicas, e por isso se concentra no desenvolvimento de competências não apenas técnicas, como também pessoais.

Você viu também que uma das grandes vantagens de fazer um MBA é o networking. Graças o intercâmbio de profissionais de diferentes formações e segmentos, você pode criar uma boa rede de contatos, o que pode ser muito eficaz na conquista de recomendações e indicações, além de informações valiosas sobre o mercado e oportunidades de emprego.

É importante lembrar que, assim como em qualquer curso de pós-graduação, o MBA também faz exigência prévia de um curso superior, o pontapé para uma carreira bem-sucedida.

Se você quer crescer na empresa e deseja receber mais conteúdos que ajudem você a trilhar um caminho de muito sucesso, assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades. Até a próxima!

 

Facebook Comments