Use sua nota do ENEM e ganhe 50% de desconto na matrícula.Powered by Rock Convert

Em um mercado cada vez mais exigente, o gestor deve manter o seu negócio atualizado para se destacar perante a concorrência. Para tanto, é essencial contar com melhores práticas de gestão empresarial.

Gestão empresarial significa a análise do empreendimento como um todo, envolvendo recursos financeiros, estruturais e humanos. O objetivo dessa prática é verificar possíveis gargalos para supri-los e, é claro, desenvolver ainda mais os pontos positivos encontrados. Bastante interessante, não acha?

Se você deseja alavancar a carreira, continue a leitura e veja as melhores práticas de gestão empresarial para conquistar o sucesso!

Conheça a sua empresa

Pode parecer óbvio, mas nem todo gestor conhece a empresa e os seus processos. Dessa questão, surgem dois problemas: como o responsável consegue cobrar resultados com eficiência se não sabe todo o caminho da produção? Como ele pode repassar o que deve ser feito sem conhecer a empresa a fundo?

Entender como funciona o próprio negócio é essencial para ter sucesso na organização empresarial, independentemente da área de atuação. Circule pelo local e faça questão de entender sobre todos os estágios de produção — apenas assim é possível trabalhar com segurança e gerar confiança entre os colaboradores. 

Escute o que os colaboradores têm a dizer

Os locais com mais chance de sucesso são aqueles que dão voz aos colaboradores, justamente para garantir um feedback do ambiente de trabalho, da maneira de produção e, é claro, como forma de incentivar novas sugestões. 

Isso significa que o sistema de trabalho mais antigo, em que o respeito ao superior era garantido pelo medo do chefe, deve ficar no passado. O ser humano tende a colaborar mais em locais em que se sente integrado, por isso estimule um ambiente leve e escute o que os colaboradores têm a dizer. Você pode se surpreender com ótimas ideias!

Seja transparente na comunicação

Atuar com pessoas também apresenta um lado negativo, considerando as próprias emoções humanas. Prepare-se para lidar com isso e atuar de maneira firme com questões iniciadas por colaboradores frustrados.

Uma forma de evitar problemas maiores é ser transparente na comunicação: agir e falar com sinceridade são atitudes esperadas de um bom gestor. Lembre-se que você está lidando com adultos e mantenha a transparência como requisito do seu trabalho.

Estabeleça um planejamento produtivo

Pode parecer uma atitude simples, mas estabelecer um planejamento produtivo é de grande importância para o andamento de uma empresa. Independentemente do tamanho do negócio, contar com um cronograma é essencial para gerar ainda mais frutos. 

Avalie as etapas de produção do empreendimento e implemente um bom planejamento. Separe pelas frentes de produção, confira o tempo demandado para cada estágio e documente todas as respostas encontradas.

Com esses dados em mãos, verifique o que pode ser melhorado a partir de um bom planejamento. Quando existe um objetivo a ser atingido, o trabalho tende a ser realizado com mais afinco: o bolso mais cheio no final do mês agradece!

Cumpra as promessas

Como já mencionado, agir com transparência é essencial para manter boas práticas de gestão empresarial. Nesse sentido, é preciso manter as promessas em dia. Caso você prometa certa bonificação para o trabalhador que alcançar uma das metas estabelecidas, esteja pronto para cumpri-la.

Um bom gestor é visto com seriedade e confiança pelos outros colegas, o que influencia no bom andamento da rotina de trabalho. Se você deseja ser respeitado, manter a palavra é um requisito essencial. Por isso, conte com um planejamento produtivo traçado e defina com atenção as promessas e bonificações.

Invista em tecnologia

Em um mundo cada vez mais conectado, o gestor deve contar com os benefícios digitais para manter a sua empresa no páreo. Manter arquivos físicos ou usar agenda de papel, por exemplo, são atitudes que devem ficar no passado caso a intenção seja crescer no mercado. 

É essencial modernizar o empreendimento a partir do investimento em tecnologia. Veja algumas atitudes simples e fáceis de serem implementadas:

  • digitalize os documentos importantes para iniciar um arquivo digital;

  • conte com uma agenda online e compartilhada entre as frentes de trabalho;

  • priorize a comunicação via e-mail corporativo, garantindo o registro de conversas importantes;

  • utilize o sistema de nuvem, possibilitando o acesso aos documentos de qualquer computador. 

Investir em tecnologia é muito importante para a gestão de uma empresa, considerando todas as demandas que esse tipo trabalho envolve. Facilite os processos a partir do bom uso do universo digital. 

Controle a qualidade

De nada adianta utilizar todo um processo de gestão de pessoas, recursos financeiros e procedimentos estruturais se, ao final, o produto não apresenta uma boa qualidade. Além disso, a qualidade deve estar presente durante todo esse ciclo de produção.

Realizar o controle da qualidade é requisito importante para um bom gestor. Para tanto, é necessário avaliar se o planejamento produtivo está sendo cumprido, se o nível de colaboração entre os trabalhadores é satisfatório e, é claro, se o cliente está feliz com o produto ou serviço que lhe é oferecido. 

Para efetivar um bom controle de qualidade, conte com duas etapas: a primeira delas é avaliar os processos de forma interna, com a própria rotina de produção. Em um segundo momento, esteja aberto a críticas e solicite o feedback dos clientes. Para tanto, conte com formulários e ofereça pequenos descontos para a clientela que colaborar — assim você cativa os clientes e consegue um maior número de avaliações. 

Não é uma tarefa complexa efetivar as melhores práticas de gestão empresarial, mas ela requer atenção e paciência. Se você deseja desenvolver o seu negócio, conheça a sua empresa, escute os colaboradores, seja transparente, trace um planejamento de produção, cumpra as promessas, invista em tecnologia e efetive um bom controle de qualidade. Com essas atitudes, esteja pronto para conseguir ainda mais clientes e destacar o nome do seu empreendimento no mercado. Bom trabalho!

Gostou de conhecer as melhores práticas de gestão empresarial e entendeu como isso pode ser aplicado ao seu negócio? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outros posts relacionados ao mundo de negócios. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Facebook Comments