Não há vida profissional sem desafios e, se você quer se destacar no mercado, esses desafios se tornam ainda mais expressivos diante da imensa competitividade que existe hoje no mundo. Nesse cenário, e assim como em tudo na vida, a saída é uma só: conhecimento.

Trata-se de poder. Afinal, o diretor de uma empresa não seria o diretor se não dispusesse de compreensão suficiente sobre o negócio, certo? Por isso, neste post trouxemos 5 razões pelas quais você deve investir em conhecimento, além de dicas de como fazer isso de forma eficiente. Preparado? Boa leitura!

1. Conhecimento é o único bem que ninguém pode tirar de você

O investimento em conhecimento não está suscetível à desvalorização comercial ou a perdas e roubos, como acontece com bens supérfluos. Pelo contrário, é o único investimento em que não há riscos de prejuízos e com o qual você só tem ganhos.

Há retorno não apenas em nível intelectual, como também no financeiro, afinal, quanto mais você sabe, melhores oportunidades de trabalho e salários você tem. Quer ver outra grande vantagem? Quem aprende nunca envelhece. O mundo é inesgotável e a curiosidade é o combustível que movimenta a roda do entusiasmo.

2. Você sempre estará preparado para recomeçar

Sabemos que a vida é feita de altos e baixos, e a única maneira de estarmos preparados para os desafios é com conhecimento. Se você precisar começar do zero ou até mesmo mudar os rumos da sua carreira, com estudo e sabedoria você encontra novos propósitos, novas perspectivas de trabalho e oportunidades.

3. Reconhecimento

Existe uma frase que diz “mais importante que se tornar conhecido é se tornar reconhecido”. 

Reconhecimento gera respeito e autoridade. Isso nos leva a outro ponto muito importante, que é a importância do conhecimento aprofundado. Procure saber sobre tudo e saber muito bem sobre um assunto específico.

4. Autoconfiança

A capacidade de tomada de decisão ganha força quando você sabe com quais cenários está lidando. Você consegue filtrar melhor as informações e ter mais discernimento sobre o que é certo e errado. Sem falar que essa é uma das principais características dos líderes.

Ainda, você tem mais autonomia até mesmo para se arriscar em novos empreendimentos. Isso porque a segurança que advém de estar bem informado coloca você em um novo patamar. Você supera sua própria zona de conforto e consegue visualizar oportunidades não observadas pela maioria das pessoas. 

5. Atualização profissional

A única constância na vida são suas inconstâncias, e a internet está aí para não nos deixar esquecer disso. A transformação digital veio para ficar e até mesmo quem ocupa cargos mais altos não está a salvo dessas mudanças.

Pesquisa publicada pelo Estadão revelou que apenas 22% de diretores executivos e presidentes de empresas têm conhecimento digital. E se pensarmos que a todo momento surgem novas tecnologias (para não dizer diariamente), quem não acompanhar as novidades certamente estará em desvantagem.

Dicas para investir em conhecimento de forma eficaz

O conhecimento por si só não é suficiente se não for colocado em prática (habilidade) e compartilhado (atitude). A combinação das três qualidades, conhecimento, habilidade e atitude, é o que define a competência de um profissional. E acredite: isso vale mais do que o capital financeiro.

Além disso, como seres humanos, somos indivíduos multipotenciais e, assim, transdisciplinares. Quanto mais pudermos integrar nossas experiências de vida e as diferentes ciências que envolvem o mundo às nossas atribuições, mais enriqueceremos a maneira como conduzimos e realizamos nossas tarefas.

Para os recrutadores, a ausência de profissionais que integram a tríade conhecimento, habilidade e atitude está se tornando o principal problema no mercado. Confira a seguir as dicas para conquistar seus conhecimentos de forma efetiva:

Leia e reflita sobre o que leu

Os grandes líderes fazem da leitura uma prática diária, mesmo em meio a uma rotina atribulada. Ao ler, refletem sobre o conteúdo, tentando contextualizar a informação com sua própria realidade. Essa prática de leitura e reflexão contribui para solidificar o aprendizado, além de melhorar a concentração e as habilidades sociais.

Estude a rotina de grandes mentes

Biografias são excelentes maneiras de entender que todos nós temos os mesmos desafios e as mesmas 24 horas no dia. O que nos diferencia é como aproveitamos nosso tempo. Ao conhecer a história de pessoas admiráveis, descobrimos seus hábitos de aprendizado e a maneira como lidaram com seus desafios para alcançar seus objetivos.

Seja expert em mais de uma especialidade

O empresário Marc Andreessen, em seu guia sobre planejamento de carreira, fala sobre a importância de se tornar uma Tripla Ameaça no mundo real.

Ele explica que se uma pessoa sabe fazer apenas uma coisa, é como s fosse para a batalha do mundo dos negócios com uma faca cega. Já quem que sabe fazer muito bem duas coisas, consegue ir mais preparado, enquanto aquele que é expert em três coisas tem muito mais chance de sobreviver e vencer, por ter à mão um arsenal completo.

O que isso quer dizer? Tão importante quanto se tornar um especialista em diferentes temas é dominar o assunto. Para isso, é importante que você tenha objetivos profissionais claros e executáveis. Dessa forma, você consegue direcionar seus esforços de forma otimizada. 

Investir em conhecimento nunca será um gasto por ser um bem indeclinável, que sempre permanecerá com você aconteça o que acontecer. É o único investimento capaz de mantê-lo atualizado na sua profissão, de agregar mais valor ao seu trabalho e torná-lo um profissional mais autoconfiante e respeitado.

Para isso, a leitura é um hábito que precisa ser alimentado com consistência, sem distrações. Conhecer histórias de personalidades que conquistaram grandes feitos também é importante para aprender com os erros e ganhar tempo em seus próprios esforços.

Por fim, saber profundamente sobre diferentes assuntos, fazendo cursos e estudando continuamente a sua área, é a melhor arma para encarar o disputado mundo dos negócios. 

Aqui vale uma dica: cursos de pós-graduação podem impactar seu currículo de forma valorosa e ser uma excelente forma de investir em conhecimento. Lembre-se: se você quer resultados diferentes, sua atitude precisa ser diferente.

Gostou do post? Então siga o conselho de Benjamin Franklin, uma das grandes mentes do século XVIII, e não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Confira já o nosso artigo sobre como a pós-graduação pode mudar sua carreira para melhor e continue se aprimorando!

 

Facebook Comments